
Flamengo manifesta apoio a Vini Jr. após denúncia de racismo na Champions League: “Você não está sozinho”
O Flamengo saiu em defesa de Vini Jr. após o atacante do Real Madrid denunciar…
O Flamengo saiu em defesa de Vini Jr. após o atacante do Real Madrid denunciar um caso de racismo na última terça-feira, em jogo válido pela Champions League. Em publicação nas redes sociais, o clube carioca demonstrou apoio ao brasileiro, formado nas categorias de base do Ninho do Urubu.
“Vini, você não está sozinho. A gente sente, a gente apoia, a gente está com você. Racismo não é parte do jogo. Machuca. E não pode ser normalizado”, postou o Flamengo.
O caso no Estádio da Luz
A denúncia de racismo ocorreu durante o duelo entre Benfica e Real Madrid, em Lisboa. Logo após marcar um golaço e abrir o placar para o time espanhol no segundo tempo, Vini Jr. celebrou diante da bandeirinha de escanteio, o que gerou reclamações dos jogadores do time luso e iniciou uma confusão no gramado. O árbitro François Letexier chegou a punir o brasileiro com um cartão amarelo.
Após os ânimos se acalmarem, Vini Jr. se indignou com manifestações vindas da lateral do campo e formalizou a denúncia de racismo ao juiz, apontando o argentino Gianluca Prestianni como autor da ofensa. Segundo o atacante, ele teria sido chamado de “macaco”.
Protocolo da UEFA e paralisação
O árbitro acionou imediatamente o protocolo antirracismo previsto pela UEFA, paralisando a partida por cerca de dez minutos. Durante a interrupção, Vini foi amparado por companheiros como Mbappé e Tchouaméni, enquanto as comissões técnicas discutiam em campo. O técnico do Benfica, José Mourinho, também conversou com o brasileiro.
A partida foi retomada normalmente após o intervalo técnico, mas Vini Jr. e Mbappé passaram a ser intensamente vaiados pela torcida do Benfica a cada toque na bola. O relato oficial do incidente constará na súmula da partida para futuras medidas disciplinares.