CINEMATO - Foto Divulgação

Filmes do Distrito Federal na programação do 22ª CINEMATO, um dos principais festivais da região Centro-Oeste

A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO, um dos…

A 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de CuiabáCINEMATO, um dos principais festivais da região Centro-Oeste e um dos mais antigos do Brasil, celebra o cinema amazônico e nacional com uma programação potente. A programação Gratuita traz 62 filmes de 19 estados do Brasil .

Do Distrito Federal , os filmes selecionados foram Descamar , de Nicolau; e A Primeira Dança do Resto de Nossas Vidas , de Ana Laryssa Gomes.

Com o tema “Decolonizando a Amazônia” e uma homenagem ao cineasta Silvino Santos (1886–1970), reconhecido como o “cineasta da selva”, o evento abre com uma sessão especial do documentário restaurado “Amazonas, o Maior Rio do Mundo” – que contará com uma trilha sonora ao vivo realizada pelos musicistas Henrique Santian e Jhon Stuart. Já no encerramento, D ira Paes estará presente para entrega do prêmio que leva seu nome para uma personagem feminina de destaque no audiovisual e em causas socioambientais.

Neste ano, 21 filmes – 6 longas e 15 curtas nacionais – foram selecionados para concorrer ao Troféu Coxiponé. Os longas da Mostra Competitiva são ” Mawé”, de Jimmy Christian (AM), ficção que narra o conflito de um jovem indígena entre os rituais de sua aldeia e a vida urbana ; “Pedra Vermelha”, de Cassemiro Vitorino e Ilka Goldschmidt (SC), documentário que acompanha comunidades impactadas por megaprojetos no Sul do país ; “Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta”, de Marco Altberg e Tainá de Luccas (RJ), que mergulha no pensamento cosmológico yanomami ; “O Silêncio das Ostras”, de Marcos Pimentel (MG), um ensaio sensorial sobre luto e meio ambiente ; “Concerto de Quintal”, de Juraci Júnior (RO), que transforma a música em instrumento de resistência e pertencimento; “Serra das Almas”, de Lírio Ferreira (PE), que revisita a poética sertaneja em uma obra de ficção.