Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência

Entre 25 e 28 de agosto de 2022, nas cidades mineiras de São João del…

Entre 25 e 28 de agosto de 2022, nas cidades mineiras de São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa, uma série de masterclasses e concertos reúne músicos locais e a USP Filarmônica, tendo como inspiração os 200 anos da Independência do Brasil. Evento integra as iniciativas do Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, pareceria da Funarte com a UFRJ.

Entre os dias 25 e 28 de agosto, as cidades mineiras de São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa recebem o Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência, evento composto por uma série de masterclasses e concertos que contarão com a participação de músicos locais e com a USP Filarmônica. Promovido em parceria pela orquestra com o Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música da USP (NAP-CIPEM) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), o evento terá como fio condutor o contexto dos 200 anos de independência do Brasil, com um repertório dos séculos XVIII, XIX e XX, de diversos autores. O Sinos é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

As atividades do festival se iniciam no dia 25/08, com um grande ensaio, para coro e orquestra e que reunirá todos os músicos participantes, no Conservatório José Maria Xavier, de São João del Rei. O programa – que será apresentado nos dias seguintes em Prados (dia 26), Resende Costa (27), Tiradentes (27) e São João del Rei (28), é fruto das pesquisas e do trabalho editorial do NAP-CIPEM, coordenado pelo maestro Rubens Russomanno Ricciardi, em parceria com o projeto Sinos. A iniciativa, que inclui a edição e disponibilização das partituras através do Repertório Sinos, visa ampliar o repertório didático a ser apresentado pelas orquestras de projetos sociais no Brasil.

Quase todo o repertório gira em torno dos séculos XVIII, XIX e de canções folclóricas do início do século XX, no contexto do Bicentenário da Independência; de autores anônimos e de dois maiores nomes da música mineira do século XVIII, Manuel Dias de Oliveira e José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. A exceção são os europeus Mozart e Boccherini – que terão apresentadas obras específicas, que assinalam sua aproximação com seus contemporâneos brasileiros.

O evento se destaca pela inserção dos músicos locais de São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa, que não apenas participarão ativamente das masterclasses, mas também atuarão nos concertos como músicos instrumentistas e cantores com a USP Filarmônica.

A programação completa

25 de agosto, quinta-feira

19h – Ensaio com todos (coro e orquestra) em São João d’El Rey (Conservatório José Maria Xavier de São João d’El Rey)

26 de agosto, sexta-feira

16h – Masterclasses na Lira Ceciliana em Prados

20h – Concerto na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Prados

27 de agosto, sábado

10h –Concerto na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, em Resende Costa.

11h – Masterclasses em Resende Costa

17h – Masterclasses na Orquestra e Banda Ramalho em Tiradentes

19h – Concerto na Igreja de São João Evangelista em Tiradentes

28 de agosto, domingo

11h – Concerto na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em São João d’El Rey

Repertório coral sinfônico a ser apresentado, regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi

Anônimo brasileiro (primeiro quartel do século XIX)

Lundum (pesquisa no Brasil entre 1817-1820 por von Martius e edição por Theodor Lachner em Munique, ca. 1825)

Anônimo carioca (segundo quartel do século XIX)

Lundum – dança popular brasileira (editado no Rio de Janeiro, pelos irmãos Laemert, ca. 1835), com arranjo, orquestração e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi

Luigi Rodolfo Boccherini (Lucca, 1743 – Madri, 1805)

Fandango (Madrid, 1799)

Anônimo carioca (século XIX)

Moreninha – modinha imperial, com introdução, arranjo e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi

Anônimo baiano (século XVIII)

Recitativo e Ária (Bahia, 2 de julho de 1759)

Anônimo de Prados (primeira metade do século XIX)

Duas modinhas pradenses (ca.1820), com introdução, arranjo, orquestração e harmonização de Rubens Russomanno Ricciardi

Anônimos brasileiros (primeira metade do século XX)

Três canções populares, com arranjo e harmonização de Heitor Villa-Lobos e orquestração de Olivier Toni

I) Rosa Amarela

II) O bastão

III) Estrela é lua nova

Manuel Dias de Oliveira (?, 1734/35 – Vila de São José, hoje Tiradentes, 1813)

Miserere – moteto em Ré maior (Vila de São José, provavelmente final do século XVIII)

Wolfgang Amadeus Mozart (Salzburgo, 1756 – Viena, 1791)

Ave verum corpus – moteto em Ré maior (Baden junto a Viena, 1791)

José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (?, 17?? – Rio de Janeiro, 1805)

Salve Regina (Arraial do Tejuco, 1787)

Tercio (Arraial do Tejuco, 1783)

A USP Filarmônica

Fundada em fevereiro de 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes bolsistas da universidade. Com ensaios na Sala de Concertos da Tulha, a USP Filarmônica mantém agenda artística de concertos sinfônicos e récitas de óperas em Ribeirão Preto e São Carlos, além de apresentações especiais em outras cidades. Rubens Russomanno Ricciardi (diretor de orquestra e maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na direção artística desde a sua fundação. Mais informações sobre a orquestra em https://sites.ffclrp.usp.br/uspfilarmonica/

Os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos estão em sua terceira temporada e todas as apresentações gravadas da série até aqui estão disponíveis tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.

O projeto Sinos

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, aos poucos, se estendem a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

Serviço:

Concertos Sinos – Festival de Música Brasileira no Bicentenário da Independência com a USP Filarmônica

Quando: de 26 a 28 de agosto de 2022

Onde: São João del Rei, Prados, Tiradentes e Resende Costa (todas em MG)

Parcerias locais:

Centro de Referência Musicológica José Maria Neves em São João del Rei

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Lira Ceciliana em Prados

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França em Resende Costa

Igreja de São João Evangelista e Orquestra e Banda Ramalho em Tiradentes

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em São João del Rei

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte www.funarte.gov.br