Foto Crédito: Marcello Candido

Festival “Brinque, Dance e Cante – É o Nordeste Itinerante” mostra as verdadeiras raízes nordestinas dentro do DF

Jardins Mangueiral, Paranoá e São Sebastião recebem espetáculos gratuitos de forró, repente, teatro de mamulengo…

Jardins Mangueiral, Paranoá e São Sebastião recebem espetáculos gratuitos de forró, repente, teatro de mamulengo e apresentações de quadrilhas juninas

Baseado na celebração da cultura popular brasileira, a segunda edição do projeto “Brinque, Dance e Cante – É o Nordeste Itinerante” desembarca em diversas regiões administrativas do Distrito Federal  realizará espetáculos culturais gratuitos, em espaços públicos para divertir todas as idades. Para este ano, além de programação repleta de Forró, Teatro de Bonecos, Repente e Coco de Embolada, a ação recebe apresentações de quadrilhas juninas com coreografias premiadas dentro e fora do Brasil, exclusivamente para as escolas públicas. O festival, que começou dia 5  de abril na Escola São José – São Sebastião, desembarca em outras escolas de São Sebastião, Jardins Mangueiral e Paranoá e vai até o fim de maio.

Com recursos do Fundo de Apoio a Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, Secec-DF, a iniciativa tem como objetivo promover o encontro, a integração e a interação dos músicos e artistas da cultura nordestina com a população do Distrito Federal. Reconhecida como a capital dos candangos, Brasília foi erguida por vários nordestinos, que trouxeram e mantiveram suas tradições vivas, passando de geração em geração.

À frente da ação vem a experiência cultural de produção e gestão de projetos que o idealizador Francisco de Assis (Neném) possui. Além de poeta repentista e cordelista, Neném é reconhecido por ser um produtor de ações culturais que envolvem o máximo de segmentos culturais, bem como as que possuem a maior distribuição de renda possível. De acordo com Neném, o Brinque, Cante e Dance visa promover o encontro, a integração e a interação de músicos e artistas fomentadores da cultura nordestina com a população

“Estes encontros artísticos e culturais têm em suas ações a capacidade de promover nas pessoas o interesse e o gosto pela nossa cultura popular e de raiz que sempre fizeram parte do contexto das periferias de todas as Regiões do Brasil e em especial na região nordestina. Mais do que isso, este festival proporciona aos artistas envolvidos o reconhecimento dos seus feitos artísticos e musicais pelo público que se fará presente aos eventos”, destaca o produtor cultural.

O DF vai virar sertão
O grupo cênico de Teatro de Bonecos Mamulengo Fuzuê fará a alegria das crianças com a peça “Benedito, abençoado e Bendizido”, que ganhou prêmios e já se apresentou na Europa. Além disso, quatro escolas vão receber o espetáculo da quadrilha Formiga da Roça.

Serviço: Brinque, Dance e Cante: É O Nordeste Itinerante

Quando: abril e maio de 2024

Onde: Jardim Mangueiral, Paranoá e São Sebastião

Foto Crédito: Marcello Candido