Arte Divulgação

Exposição e roda de conversa celebrando mulheres negras no Centro de Artes de Brasília

Programação especial reúne 12 artistas e promove reflexões sobre memória, identidade e pertencimento na Vila…

Programação especial reúne 12 artistas e promove reflexões sobre memória, identidade e pertencimento na Vila Telebrasília

Na próxima sexta-feira, 25, o Centro de Artes será um espaço de celebração com a abertura da exposição “Arte Negra Não Pede Licença” , com uma potente roda de conversa com artistas negros. Com entrada gratuita, o evento marca o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e acontece na Vila Telebrasília, a partir das 19h30.

A exposição reúne obras de artistas que traduzem, em núcleos, formas, texturas e símbolos, como memórias, afetos, dores e conquistas que compõem a experiência da mulher negra na sociedade brasileira. Mais do que uma mostra artística, é um convite ao reconhecimento, à conexão emocional e ao fortalecimento do pertencimento. Aberto ao público, o encontro tem como foco promover o diálogo, a escuta e a celebração da presença negra nas artes, oferecendo um ambiente de acolhimento, representatividade e inspiração.

Serão 12 expositores reunidos em uma noite emocionante com coquetel, roda de conversa e uma apresentação musical da cantora Luiza Marta. “A proposta é que cada visitante se sinta tocado pelas imagens, reconheça sua própria história ou de seus ancestrais, e sinta que esse espaço também lhe pertence. É sobre memória, pertencimento, visibilidade e potência”, destaca Lídia Henrique, coordenadora do evento.

Logo após a abertura, uma roda de conversa aprofundará temas essenciais como os caminhos percorridos por mulheres negras nas artes, os desafios de ocupação de espaços institucionais, a arte como forma de resistência e cura, além do papel da memória e da ancestralidade na construção identitária.

Serviço:

Evento: Exposição e Roda de Conversa “Presença Negra: Vozes, Imagens e Saberes”

Data: sexta-feira, 25 de julho

Horário: 19h30

Local: Galeria MD’Azevedo – Centro de Artes, Vila Telebrasília, Brasília-DF

Entrada: Grátis