Estudante de Ceilândia (DF) conquistou bolsa na Escola do Teatro Bolshoi Brasil

Estudante de Ceilândia (DF) conquistou bolsa na Escola do Teatro Bolshoi Brasil

Audições para novos alunos acontecem em setembro no DF Em 2019, com 13 anos, Pedro…

Audições para novos alunos acontecem em setembro no DF

Em 2019, com 13 anos, Pedro Henrique Magalhães teve seu primeiro contato com o balé durante as aulas de uma escola particular, em Taguatinga (DF). Morador de Ceilândia (DF), cidade próxima, ele conquistou uma bolsa na escola e começou a praticar com regularidade ao final de 2020. Este ano, aos 17 anos, estava na idade limite para ingressar na tão sonhada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, localizada em Joinville (SC), e é referência internacional na área da dança. Dos 18 meninos de todo Brasil que concorreram, Pedro foi o único aprovado. A rotina de estudante do terceiro ano do ensino médio será ir ao colégio pela manhã e aulas das 14h às 18h na Escola Bolshoi.

“É uma oportunidade única. O balé promove disciplina, é uma rotina corrida, mas é o que eu quero, é o que me deixa feliz”, diz.

Quando terminar o curso, o sonho do jovem é seguir atuando com a dança profissionalmente, quem sabe até em outros países.

Oportunidades para bailarinos do Distrito Federal

No dia 2 de setembro, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza uma pré-seleção para novos alunos em Brazlândia (DF). Os aprovados terão a oportunidade de participar da Seleção Nacional e concorrer a uma bolsa de estudos 100% gratuita, para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, localizada em Joinville/SC.

As inscrições para a pré-seleção podem ser efetuadas até o dia 28 de agosto no site https://www.escolabolshoi.com.br/audicoes com taxa de R$ 30,00 (trinta reais). O edital completo também está disponível no site.

Quem pode participar

Participam dos testes meninas e meninos nascidos entre 2006 e 2012, que já tenham conhecimento em dança, e meninas e meninos nascidos de 2012 a 2014, para ingresso no 1٥ Ano de Dança Clássica, em que não é necessário ter conhecimento em dança.

Escola Bolshoi benefícios

A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Portuários, Celesc, Nidec, Texpa, União Quimica, Unicred, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.

Empregabilidade

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade.

A Escola já formou 432 bailarinos e 70% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 26 países e em 5 continentes.

Foto: Divulgação/Alceu Bett