Esta Noite se Improvisa! e Sarau das Pretas são destaques na programação da Praça das Artes e do Municipal

Esta Noite se Improvisa! e Sarau das Pretas na Praça das Artes

Batalha de rap e movimento artístico-literário buscam atrair um público diversificado ao centro histórico de…

Batalha de rap e movimento artístico-literário buscam atrair um público diversificado ao centro histórico de São Paulo

No mês de julho, o Complexo do Theatro Municipal promove mais uma vez os eventos Esta Noite se Improvisa! e o Sarau das Pretas. Localizado no centro histórico de São Paulo, o Complexo do Theatro Municipal recebe diversas apresentações de música, dança e de artes, tornando-se um espaço que abriga todos os corpos artísticos do Theatro Municipal de São Paulo e da Praça das Artes.

No dia 20, às 20h, pela primeira vez, o Salão Nobre do Theatro Municipal irá receber o Sarau das Pretas, movimento artístico-literário protagonizado por jovens mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo. O espetáculo acontece por meio da palavra falada, cantada, declamada, dos tambores e de seus corpos em constante movimento e é protagonizado por Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas e Taissol Ziggy que propõe reflexões sobre o feminino, a cultura e a ancestralidade.

Já no dia 6, às 20h, a Praça das Artes será palco de mais uma edição do evento Esta Noite se Improvisa!. Neste dia, o palco será aberto para a participação daqueles que queiram exibir várias linguagens como dança, teatro, poesia e discotecagem, despertando assim o conceito de improviso em que o artista que transita pela cidade encontra uma estrutura para mostrar o seu talento. MC Max BO, ex-apresentador do programa Manos e Minas, e uma das maiores referências em freestyle do Brasil, irá interagir com os artistas presentes, convidando-os à arte do improviso. Já estão confirmados para a apresentação o DJ Marco, a cantora Neide Gará-Pé, o acordeonista Cicinho Silva e o poeta Costa Senna.
Para mais informações sobre os espetáculos confira a programação completa abaixo ou acesse Link

Esta Noite se Improvisa!

Praça das Artes

06/07/2022 • 20h
[ Praça das Artes — Vão ]
Esta Noite se Improvisa!

Max B.O., mestre de cerimônia

Marco, DJ

Neide Gara-Pé, cantora

Cicinho Silva, acordeonista

Costa Senna, poeta

Para artistas que desejam se apresentar inscrições abertas até 3/7 (INSCREVA-SE AQUI)

Classificação livre

Duração total 90 minutos

Ingressos gratuitos (entrada livre)

Sarau das Pretas

Theatro Municipal

20/07/2022 • 20h

[ Theatro Municipal — Salão Nobre ]

Sarau das Pretas

Duração aproximadamente 90 minutos

Classificação livre

Entrada livre e gratuita

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil.

O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.