O Carimbó do Mestre Silvan Galvão - neste sábado

Espetáculo Gratuito no SESC Santo Amaro, dia 28 de janeiro

O cantor, compositor, percussionista, banjista e mestre de carimbó Silvan Galvão abre 2023 com o…

O cantor, compositor, percussionista, banjista e mestre de carimbó Silvan Galvão abre 2023 com o espetáculo gratuito Nos batuques do Carimbó no dia 28 de janeiro, às 16 horas, no SESC Santo Amaro. Com repertório autoral e de parceiros, o show explora o ritmo e dança de origem indígena e nortista, além de apresentar um panorama gêneros da cultura popular da Amazônia, tanto em formações instrumentais contemporâneas (com bateria, guitarra e baixo), quanto em formação “pau e corda” (banjo, percussão e sopro).

Canções cheias de significado serão apresentadas, como “Casa suja, chão sujo”, música que brinca com o costume de entrar em casa de pés descalços para não trazer a sujeira da rua, enquanto os tambozeiros acentuam o ritmo, as mulheres dançam fazendo menção ao varrer do terreiro de casa.

O Carimbó tem origem no estado amazônico do Pará. A dança traz referências das lendas dos seres encantados, com personagens como o homem-boto, que seduz com sua maneira de dançar. Já as mulheres giram com grandes saias que ondulam no ar. Ao som das flautas e toque do banjo, as letras das músicas falam sobre cotidiano dos povos indígenas, ribeirinhos e os personagens que vivem perto dos rios.

Silvan Galvão é um mestre de família indígena que tem firmado seu nome por pelo Brasil difundindo a cultura nortista e tradicional no Pará. Nascido em Santarém-PA, Silvan foi escolhido pela Associação de Mestres do Oeste do Pará para divulgar a cultura tradicional do carimbó no Sudeste e hoje lidera o movimento Amazônia de Pé que reúne diversos artistas nacionais para a preservação das florestas e culturas tradicionais do nosso Brasil.

Para conhecer: https://www.youtube.com/@SilvanGalvao

Serviço: “Nos Batuques do Carimbó”

Data e Horário: 28 de janeiro, às 16h

Local: SESC SANTO AMARO – R. Amador Bueno, 505 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Duração: 60 minutos

Indicação: livre

Espetáculo gratuito