Foto: Divulgação

Em ritmo de carnaval: agenda CCBB educativo – Arte e Cultura em fevereiro

Entre os destaques, Carnaval do Educativo e formação em contação de histórias voltada para professores…

Entre os destaques, Carnaval do Educativo e formação em contação de histórias voltada para professores

O CCBB Educativo – Arte e Cultura, ligado ao CCBB São Paulo, anuncia as atrações de fevereiro, com destaque especial para a comemoração de Carnaval e o Encontro para Professores: “O professor que conta histórias”. Também acontecem as atividades relacionadas à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, que se estendem ao longo do mês.

Para a comemoração de Carnaval, marcada para a sexta-feira, dia 09, a partir das 13h30, a atividade Som em Cena, com o espetáculo “Afrossentidos”, inspirado na exposição, será continuada com composições musicais carnavalescas do Educativo, que distribuirá maquiagens e adereços para o público. Em seguida, convidamos para uma visita mediada à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira.

No dia 17 de fevereiro, a partir das 10h, o Encontro com Professores, intitulado “O professor que conta histórias”, será conduzido pela convidada Ana Lívia Castro. Com um repertório de histórias da tradição oral, o encontro promove reflexões sobre a importância da contação de histórias na formação do imaginário de crianças, jovens e adultos, e seu impacto positivo na saúde e desenvolvimento escolar. Visando a democratização de acesso, haverá o sorteio de vagas em 2 ônibus para facilitar o transporte escolar até o CCBB-SP, possibilitando visitas educativas às exposições.

Ainda, o “Sensorial Estúdio–Encruzilhar-se”, atividade interativa e inclusiva, busca proporcionar uma experiência reflexiva à exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, com reproduções de obras e elementos sensoriais. A “Oficina Integrada – Reparar o Imaginário” desafia os participantes a reinterpretar histórias através da colagem, inspirada na obra de Elidayana Alexandrino.

A atividade “Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes” convida as crianças até 3 anos a participar de brincadeiras musicadas da tradição afro-brasileira; na “Oficininha–Autorretratos” os pequenos a partir de 4 anos poderão criar seus próprios autorretratos para levar para casa; “Que Livro é Esse?”, mediação de leitura; “Conto um Conto”, contação de histórias; e ações poético-performativas que surgem do envolvimento de cada educador com as obras no “InsPiraAção” também continuam na programação do CCBB Educativo – Arte e Cultura, convidando adultos e crianças a desenvolverem novos olhares e perspectivas para a exposição Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira.

As visitas mediadas, em português e Libras, seguem disponíveis para as exposições BIENALSUR – Signos na Paisagem(até 19/fev) e Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira, em português e Libras.

Confira a programação completa em:www.bb.com.br/cultura

Sobre CCBB educativo – Arte e Cultura
O projeto CCBB educativo – Arte e Cultura, parte integrante do CCBB São Paulo, tem como missão proporcionar uma experiência inclusiva e diversificada aos públicos visitantes, conectando-os de maneira mais profunda com as exposições e a programação cultural oferecida. Ele visa expandir o conhecimento, fomentar o pertencimento, estimular a interação e compartilhamento em arte e cultura, além de formar um público engajado por meio da apreciação e reflexão artística. Através de mediação, a criação de ações autorais, debates sociais, e a adaptação às necessidades e vivências do público, o projeto busca promover um ambiente acolhedor e representativo, estimulando a criatividade e expressão pessoal por meio de oficinas de arte e atividades interativas.

Ana Lívia Castroé Educadora e Comunicadora Formada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Estudos Literários pela mesma instituição, Contadora de Histórias, Psicanalista em Formação, Pesquisadora das Artes da Fala e da Palavra como fenômeno humano. Atua em espaços de educação formal e não formal criando pontes e diálogos na interface arte, educação e saúde. Entende a escuta e a criação de textos como experiência estética. Atua desde 2010 na supervisão e orientação de projetos pedagógicos, podendo citar espaços como Centro Cultural Banco do Brasil, Sesc, Senac, Funarte, Fundação Bienal, Fundação Casa, Salas de Leitura de Redes de Ensino Público e Privado. Também atua na produção e revisão de textos e materiais educativos.

Encruzilhadasda Arte Afro-Brasileira
A exposição “Encruzilhadas da arte afro-brasileira”, com curadoria de Deri Andrade, abordará a presença negra na historiografia da arte no Brasil a partir do mapeamento do Projeto Afro, plataforma de mapeamento de artistas negros/as/es, que fomenta a pesquisa e realiza programação pública desde 2018. Com cerca de 60 artistas, dos mais de 300 mapeados, a mostra busca recontar outra história da arte brasileira a partir da produção de artistas negros/as/es, com foco na produção contemporânea. A exposição, assim, elencará 5 artistas fundamentais para se pensar a história da arte no Brasil, Arthur Timótheo da Costa, Lita Cerqueira, Maria Auxiliadora, Mestre Didi, Rubem Valentim, relacionando-se com artistas contemporâneos, todos do mapeamento. Além de cinco artistas comissionados, como Lidia Lisboa, Elidayana Alexandrino, Gustavo Nazareno, Helô Sanvoy e Rafael Bqueer.

BIENALSUR – Signos na Paisagem
A exposição BIENALSUR – Signos na Paisagem é uma mostra que busca promover reflexões sobre a maneira como habitamos o mundo e como essa forma de habitar está modificando o planeta. A mostra apresenta artistas de diversas partes do globo criando formas de interagir artisticamente com um cenário natural que resiste, luta e renasce. Esta Bienal é organizada pela Universidade Pública da Argentina – UNTREF, e tem como um de seus propósitos contribuir, a partir de uma curadoria artística sul-americana, para a criação de uma nova cidadania cultural. A BIENALSUR – Signos na Paisagem reúne vídeos, fotografias em série, colagens digitais, instalações, pinturas sobre tela, entre outras linguagens.

Programação gratuita do CCBB Educativo – Arte e Cultura

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo

  1. Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01012-000

Sensorial Estúdio – Encruzilhar-se
Todos os dias, exceto terças-feiras, as 10h às 18h. 1º andar do Prédio Histórico. Classificação: Livre

Oficina Integrada – Reparar o imaginário

Todos os dias, exceto terças-feiras. Horário: das 10h às 18h. 1º andar do Prédio Histórico. A partir de 5 anos

Som em Cena – Afrossentidos
Quinta à Segunda, das 13h30 às 14h. Rotunda do Prédio Histórico. Classificação: Livre

Primeiro Brincar – Tecnologias Brincantes
Sábados e domingos, das 15h às 16h. Mezanino do Prédio Histórico. Até 15 pessoas.Famílias com crianças de 0 a 3 anos.

Oficininha – Autorretratos
Sábados e domingos,das 16h às 16h40. Mezanino do prédio histórico. Até 15 pessoas. Famílias com crianças de 4 a 7 anos.

Contação de histórias Conto um Conto
Segundas, sextas, sábados e domingos, das 14h às 15h. Mezanino do Prédio Histórico.Classificação: Livre.

Mediação de leitura “Que Livro é esse?”
Sábados e domingos, das 11h às 12h, Mezanino do Prédio Histórico. Classificação: Livre.

Mediação Poética “InsPiraAção”
Quintas, 14h30 às 14h45. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. Classificação: Livre.

Visitas educativas – Agendadas
Segunda a sexta-feira (exceto terças e feriados), das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. Até 45 pessoas por sessão.Classificação: A partir de 7 anos.

Visitas educativas – Espontâneas
Segunda a sexta-feira (exceto terças-feiras),das 12h às 13h e das 17h às 18h e sábadose domingos, das 17h às 18h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo.Até 15 pessoas por sessão.
Classificação: A partir de 7 anos.

Visitas educativas em Libras
Sextas-feiras das 17h às 18h e domingos das 12h às 13h. Espaços expositivos do CCBB, Prédio Histórico e Prédio Anexo. Até 15 pessoas por sessão. A partir de 7 anos

Serviço:

Local:Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Endereço:Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

Funcionamento:Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.

Informações:(11) 4297-0600

Estacionamento:O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público:O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.

Táxi ou Aplicativo:Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van:Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.