
Em clima de Copa do Mundo, Lucca DL lança “O Jogo”
Com mais de 500 mil seguidores nas plataformas digitais, Lucca DL faz uma analogia entre…
Com mais de 500 mil seguidores nas plataformas digitais, Lucca DL faz uma analogia entre o sonho da grande maioria dos jovens brasileiros – de ser jogador de futebol – e a busca adulta por realização individual
Experiente na construção do improviso, o rapper Lucca DL uniu as raízes brasileiras da música, a experiência nas batalhas de rimas com o sonho universal de milhões de jovens em ser jogador de futebol para compor seu novo single.
Agora, focando na Copa do Mundo, Lucca estreia “O Jogo”, single produzido e mixado na Midas Music. Nela, o MC coloca influências nordestinas, tendo como direcionamento batidas com elementos do baião complementados por linhas de sanfona. Já nos versos iniciais, ele reflete essa paixão e o desejo de mudar a vida a partir de um contrato com um time.
“Essa é minha chance de sair desse lugar / Figurinha do Neymar que eu ponho na chuteira Ela me dá sorte / Entro na peneira / Boto o uniforme / O bicho vai pegar”.
O storytelling narra a história de um pai que queria ser jogador, mas não conseguiu alcançar o que queria. Por isso, viveu frustrado, algo que segundo DL é “uma das piores coisas da vida”. Isso reverbera no filho dele, que é persuadido a também abandonar o sonho de seguir carreira no futebol, porque a probabilidade de dar errado é alta, como aconteceu com o pai. Apesar da narrativa ser no contexto da alta competitividade do futebol, na verdade essa é uma reflexão sobre a busca de todos que lutam para realizar os seus sonhos, virando o jogo em situações adversas e, assim, conquistando a paz interior.
“Eu escrevi em fevereiro de 2022, mas já pensando nessa relação com a Copa. Queria trazer esse tema que está relacionado à paixão do esporte mais popular do Brasil e do mundo, usando elementos que representassem a cultura brasileira”, observa. “Vários de nós já tivemos o sentimento de não saber se arriscamos ou vamos pelo caminho mais seguro. E no final da música vemos que o filho do protagonista tem uma superação. Ele arrisca e consegue o que sempre sonhou. Tem um final feliz”.
Para ilustrar suas ideias, ele convidou a dupla Oberas & Seelvart (MC Sid, Rapadura, Alcateia Rap) para fazer um videoclipe animado com estética de cartoon. Essa foi a forma que ele encontrou para retratar visualmente a história. O objetivo é reafirmar a necessidade de sonhar, mesmo quando as pessoas ao redor dizem o contrário, por causa da possibilidade de fracassar ao longo da caminhada.
A jornada de Lucca DL no rap começou no ensino médio, quando participava de rodas de rimas na escola. Após gravar seus primeiros sons, ficou conhecido entre os universitários da NYU. Isso o ajudou a fazer os primeiros shows, e a se conectar com o público norte-americano e latino de fora da universidade. Com os vídeos publicados no TikTok, onde possui altos índices de engajamento, e mais de 600 mil streamings no Spotify, ele tem criado uma conexão mais próxima com o público do seu país natal.
Confira “O Jogo”:
Letra I O Jogo
(Lucca DL)
Introdução
Verso 1
Prazer
Minha cidade, vc nao deve conhecer
Mil habitantes, pelo que eu sei dizer
Chega a noite, tenho nada pra fazer
Deito e penso em tudo que eu quero ser
Nao vou pra escola
Não peço esmola
Brigo com meu pai
Porque eu quero é jogar bola
Poucos me entendem
Eu nunca dei bola
Tudo vai mudar
amanhã, na peneira eu vou jogar
Eu ouvi falar, que os olheiros vão estar
É melhor dormir, eu não quero me cansar
Essa é minha chance de sair desse lugar
Essa é minha chance de sair desse lugar
Figurinha do Neymar que eu ponho na chuteira
Ela me dá sorte
Entro na peneira
Boto o uniforme
O bicho vai pegar
Eu recebo a bola
A tabela rola
Driblo o primeiro, e o segunda vem na cola
Corto pra direita, levo outro, e caio fora
Esquecendo tudo, os amigos e a escola
Passa na cabeça toda a minha vida nova
Eu e o goleiro
É a chance, é agora
Eu bati no canto
É a chance, é agora
A bola sai pra fora…
(Refrão)
O tempo passa
Procura e acha
O que te faz
Acordar cedo, lutar sem medo
Tentar ser mais
O sonho sempre era seu
A esperança morreu
E é difícil deitar na cama e dormir em paz
Verso 2:
Deixo no passado…
Nada disso me afeta
Chego no trabalho
Faço o necessário
Mas um pensamento não aquieta
E se aquela bola tivesse entrado
Não viveria essa vida frustrado
E que caminho eu teria encontrado
Carro e uma casa pra mim, tudo pago
Não dava mais
Era só uma perda de tempo
Pai tava certo, isso não era emprego
Eu desisti, eu parei, tive senso
Faz 20 anos e eu não esqueço
Faz 20 anos e eu não esqueço
Só penso e repenso
Mas sempre é assim
Eu era bobo
E agora eu cresci
Volto pra casa, preciso dormir
Mas antes de ir
Paro no quarto do filho
Ele diz “Pai, amanhã tem peneira”
Vc vai lá comigo?
“Não seja bobo e busque carreira Pedrinho
Escuta o que eu digo”
Pedro põe uma figurinha na chuteira
“Pai eu vou lá sozinho”
*Pedro fazendo gol narração
(Refrão)
O tempo passa
Procuro e acho
O que me faz
Acordar cedo, lutar sem medo
Tentar ser mais
O sonho sempre era meu
A esperança viveu
Não é difícil deitar na cama e dormir em paz
Saiba mais sobre Lucca DL:
Jovem artista multimídia, Lucca DL mudou-se para os EUA com 18 anos, tendo como objetivo estudar na universidade e fazer carreira na música e entretenimento. Com raps interpretados em três línguas, e videoclipes de alta qualidade, ele conquistou uma audiência mundial. Um dos seus intuitos é representar a cultura do Brasil e dar uma voz aos brasileiros na mídia norte-americana e latina, promovendo inclusão e diversidade.
Formado na NYU e New York Film Academy, um dos seus grandes diferenciais é a habilidade em contar histórias instigantes para acompanhar músicas através de conteúdo curto (TikTok/ Reels/ Shorts) e longo (YouTube/Spotify). Em outras palavras, Lucca sabe como criar o momento “viral” e alto engajamento que tantos artistas procuram. Uma das principais estratégias dele, para ascender cada vez mais, é o relacionamento direto com os fãs através das plataformas e redes sociais.