Foto Créditos: @rafacostakent(2)

“Efeito Borboleta”: Dressa lança 1º álbum solo da carreira, marcando virada definitiva em sua trajetória artística

Disco conta com participações de peso como MC Tuto, MC GP, Azzy, Cynthia Luz, ZAM,…

Disco conta com participações de peso como MC Tuto, MC GP, Azzy, Cynthia Luz, ZAM, Pedro Lotto, CZ, Ralph The Kid, entre outros

Trazendo movimento, transformação e expansão para seu universo artístico, a cantora Dressa lança, nesta sexta-feira (5/12), o álbum “Efeito Borboleta”. Primeiro disco solo da carreira, o projeto, composto por 15 faixas, mostra maturidade estética, sonora e posiciona a artista como uma das vozes femininas mais fortes, versáteis e influentes da música urbana brasileira.

“Efeito Borboleta” é dividido em duas narrativas que se complementam para revelar camadas diferentes de Dressa. A primeira retrata a sobrevivência e reconstrução, trazendo uma parte crua e intensa, onde o trap e o funk constroem atmosferas de rua, profundidade emocional e conflito. A sequência apresenta uma parte mais sensível, íntima e consciente, com elementos do R&B e texturas melódicas que destacam a transformação da cantora.

“Esse álbum é sobre transformação. Cada faixa mostra um lado meu que existia, mas ainda não tinha voz. ‘Efeito Borboleta’ é o início de tudo que quero construir daqui pra frente”, reforça Dressa.

Com realização pela Capital Entertainment e direção criativa assinada por C.Z, disco conta com um time de produtores musicais de peso: Pedro Lotto, Portugal no Beat, Caio Passos, Wey, Gustah, C.Z, Duani e RalphTheKid colaboram no projeto para ressaltar uma paleta sonora que combina potência e sensibilidade, sem perder a essência da rua.

Já as participações foram escolhidas à dedo para reforçar a versatilidade de Dressa, transitando por vários universos. Assim, o disco conta com versos de nomes consolidados na cena como MC Tuto, MC GP, Azzy e Cynthia Luz juntamente com talentos emergentes como Franco The Sir, DU’L e ZAM.

Dressa marcou uma geração com o Hyperanhas. No duo, deu vida a hits como “Gelo no Copo”, “Xeque Mate” e “Set do DJ Br da Tijuca 2″. Com as milhões de plays acumuladas, recebeu ainda uma certificação de “Disco de Platina” e cinco “Discos de Ouro”, além de shows em alguns dos maiores palcos do país, como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock.

Agora, a artista retoma o protagonismo e ressignifica a sua história com autonomia criativa, domínio vocal e visão estética própria. O novo momento de carreira tem sido acompanhado de perto pela Capital Entertainment. A artista foi a primeira contratada da gravadora paulista especializada em gêneros urbanos, criada pelos sócios da ObraDigital Cláudio Zebral (C.Z) e Ionathan Palatnik, juntamente com MC PH e o executivo Marcelo Salvioni.

“Agora eu não estou procurando aprovação, estou mostrando a minha essência. Não é sobre voltar para a cena — é sobre ocupar o espaço que sempre foi meu. Minha música e minha imagem finalmente falam a mesma língua: liberdade”, afirma a artista.

Tracklist:

  1. Efeito Borboleta (Intro)

  2. Ouro

  3. Noites & Noites feat MC Tuto, Pedro Lotto, WEY

  4. Roleta feat ZAM, Pedro Lotto, Caio Passos / Second: C.Z

  5. Vida Rasa feat  Duani, C.Z

  6. Sensação de Poder feat Azzy, Cynthia Luz, C.Z / Second: WEY, Gustah

  7. Criminal feat C.Z, RalphTheKid

  8. Eu Quis Mudar (Efeito) feat  Franco, The Sir!

  9. Se Deixa Levar

  10. Amor & Outras Drogas feat MC GP, Du’L, Portugal no Beat / Second: DUNDUM NTS

  11. So Hard To Give Up feat Khalil

  12. Goodbye

  13. Flutuar feat Becks

  14. Nossa Viagem

  15. Frequência (Bônus Track) feat Wall Hein

Saiba mais sobre Dressa:

Natural de São Carlos, no interior de São Paulo, Dressa é uma das grandes representantes do rap feminino no Brasil. Apaixonada por música desde a infância, a artista começou a cantar com apenas nove anos de idade, inspirada pelo sucesso de Justin Bieber. Aos 19 anos, se mudou para São Paulo e, em pouco mais de seis meses na capital paulista, explodiu como “Andressinha”, do “Hyperanhas”, sendo empresariada por MC Kevin e apadrinhada por MC Hariel. No duo, deu vida a hits como “Gelo no Copo”, “Xeque Mate” e “Set do DJ Br da Tijuca 2″. Juntamente com as milhões de plays acumulados, recebeu ainda uma certificação de “Disco de Platina” e cinco “Discos de Ouro”, além de shows em alguns dos maiores palcos do país, como Rock in Rio, Lollapalooza e João Rock. Em 2025, deu início a carreira solo sob o nome “Dressa” e se prepara para retomar o protagonismo dentro da música urbana brasileira, apostando em uma sonoridade mais madura e híbrida, misturando trap, funk e influências globais, ao lado de um projeto visual cinematográfico e autoral. Acompanhada pelo selo Capital Entertainment, Dressa já lançou os singles “Lembraças” e “Nós Dois (222)”, feat com MC PH, e acaba de divulgar o álbum “Efeito Borboleta”.