Documentário sobre questões raciais no Brasil e EUA: Perspectivas brasileiras e norte-americanas

Documentário sobre questões raciais no Brasil e EUA: Perspectivas brasileiras e norte-americanas

Belong conta com a participação de Elisa Lucinda, Aline Menezes, Gabriel Martins e o ator…

Belong conta com a participação de Elisa Lucinda, Aline Menezes, Gabriel Martins e o ator Furly Mac, dentre outras celebridades e figuras não públicas

Cineastas brasileiros radicados em Los Angeles preparam novo documentário  que busca  tratar a questão racial sob diferentes perspectivas no Brasil e nos EUA. A obra intitulada Belong, que reúne pessoas comuns e alguns nomes conhecidos como das atrizes Elisa Lucinda (Vai na Fé) e Aline Menezes (Travessia), já começou a ser gravada e deverá ser exibida a partir do ano que vem em festivais internacionais com  direção de Bárbara Marques e produção de Mateus Hueb e Thailin Silva.

De acordo com Bárbara o filme analisa as diferentes perspectivas da comunidade negra em relação ao racismo por meio de diferentes pontos de vista. “Já começamos a entrevistar algumas pessoas, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. O filme busca responder a uma pergunta bastante complexa, que só é revelada apenas no momento da gravação, a fim de gerar reações genuínas, em relação às questões raciais em ambos os países”, explica Marques.

Para o produtor Mateus Hueb, o convite da diretora para integrar à equipe chegou como uma oportunidade de democratizar a discussão sobre o tema e reforçar a luta contra o racismo. “É uma honra produzir  essa obra que traz a questão racial de uma forma sensível, por meio do olhar de pessoas diferentes e com culturas diferentes. Nosso objetivo é provocar a audiência a refletir sobre as perspectivas trazidas pelos nossos entrevistados e, quem sabe, contribuir para uma mudança”, deseja Hueb, que também é produtor do Hollywood Brazilian Film Festival, membro crítico responsável por realizar a curadoria de filmes para festivais nos EUA,  como para o Filmatique, e que participou da equipe do diretor indicado ao Oscar, Pedro Kos, nos documentários Onde eu Moro Rebel Hearts.

 O documentário Belong também tem a participação de Gabriel Martins, diretor de Marte Um, filme brasileiro que disputou uma vaga no Oscar 2023 de melhor filme internacional e do ator norte-americano Furly Mac, que fez Christopher Scarver na série  Dahmer: Um Canibal Americano.