Dia Mundial do Rock: a história dos artistas mais icônicos através de seus objetos mais valiosos

Dia Mundial do Rock: a história dos artistas mais icônicos através de seus objetos mais valiosos

O rock comemora seu dia mundial neste 13 de julho. Por que é comemorado neste…

O rock comemora seu dia mundial neste 13 de julho. Por que é comemorado neste dia e quais são as bandas que marcaram a história?

Esta quinta-feira, 13 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Rock em homenagem ao mega show beneficente “Live Aid”, realizado no mesmo dia em 1985, no qual se apresentaram as maiores e mais emblemáticas bandas de rock do momento.

Led Zeppelin, The Who, Queen e Sting, entre muitos outros, participaram da grande apresentação com o objetivo de arrecadar fundos para beneficiar a Somália e a Etiópia, dois países que passavam por uma grave crise de fome.

O concerto sem dúvida ficou para a história, assim como muitas das bandas que dele participaram. De uma forma ou de outra, a data também celebra as bandas que se tornaram míticas com o passar do tempo.

Quais são as míticas bandas de rock e seus objetos mais icônicos?

Dos ternos de gola alta do magnético Elvis Presley aos óculos redondos de John Lennon, que se tornou um ícone de seu estilo, o mundo do rock está repleto de histórias e objetos icônicos.

Fanáticos e curiosos podem encontrar muitas dessas preciosidades nos hotéis da rede Hard Rock, que possui o maior acervo de memorabilia de rock do mundo, com mais de 83 mil peças em resorts all inclusive no México e no Caribe, que vão desde rodízios nos diferentes Hard Rock do mundo.

A seguir, um passeio pela história dos artistas mais icônicos através de seus objetos mais valiosos.

The Who

Esta emblemática banda britânica formada em 1962 entrou no Rock Hall of Fame em 1990 com o título de ‘a maior banda do rock mundial’. Eles são responsáveis por clássicos do gênero como ‘Baba O’Riley’, ‘Who Are You’, ‘Pinball Wizard’ e ‘Tommy’.

De fato, nas memorabilia do Hard Rock Hotel Riviera Maya você pode encontrar um dos vestidos usados em ‘Tommy’, uma adaptação cinematográfica da ópera rock de The Who com o mesmo nome, dirigida pelo diretor inglês Ken Russell em 1975. É a mesma roupa que é vista na cena em que Eric Clapton toca com The Who ‘Eyesight to the Blind’.

Elvis Presley

O americano Elvis Presley, apelidado de ‘o rei do rock and roll’, é considerado um dos ícones culturais mais populares do século XX. No hotel é possível ver um de seus violões premiados: um Giannini Craviola made in Brazil, com o qual deu seus primeiros passos em Graceland até dar de presente ao amigo Gary Pepper na década de 1970.

Led Zeppelin

Esta mítica banda britânica foi fundada pelo guitarrista Jimmy Page (que tinha pertencido aos The Yardbirds), com John Paul Jones como baixista e tecladista, o vocalista Robert Plant e John Bonham na bateria.

Um de seus objetos mais valiosos é um roupão roxo, criado exclusivamente para a banda em sua turnê mundial de 1980 para apresentar o álbum ‘In Through the Out Door’. Infelizmente, a turnê foi interrompida em 25 de setembro, quando Bonham faleceu.

Paul McCartney

Outra joia que pode ser encontrada na memorabilia do Hard Rock é uma guitarra autografada pelo cantor e compositor britânico, membro dos Beatles, Paul McCartney. A estrela assinou nos bastidores de sua apresentação em 2009 no show anual de rock dos Ambassadors no Hyde Park de Londres.

Kiss

Fundado em Nova York em janeiro de 1973 pelo baixista Gene Simmons, o guitarrista Paul Stanley e o baterista Peter Criss (mais tarde acompanhado pelo guitarrista Ace Frehley), o Kiss , já vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo.

Famosos por sua maquiagem facial em preto e branco e figurinos extravagantes, o Kiss alcançou a fama em meados da década de 1970 graças a seus recitais característicos, que incluíam de tudo, desde pirotecnia e sinalizadores até bateria e guitarras esfumaçadas.

Um deles pode ser encontrado no Hard Rock. É o baixo que Gene Simmons tocou ‘Punisher’ no palco em Toronto em 13 de setembro de 2012.

Guns And Roses

Autores de uma das canções mais ouvidas do mundo (Sweet Child O’ Mine), Guns N’ Roses é uma banda de rock americana nascida em Hollywood, Los Angeles, na região de Sunset Strip, em 1985.

Fundada pelo vocalista Axl Rose e pelo guitarrista Izzy Strad, eles são uma das bandas de rock de maior sucesso de todos os tempos. Uma das joias encontradas nos hotéis Hard Rock é uma Paisley Fender Telecaster exclusiva, que Strad usou antes de deixar o grupo em 1991.

Com ela, Izzy Strad escreveu algumas das canções mais representativas da banda, como ‘Patience’ e ‘Paradise City’.

Elton John

Com mais de 60 anos de carreira, o britânico é um dos artistas musicais de maior sucesso da história. Além de sua música, seu estilo de roupa também o tornou um ícone. Um dos cocares extravagantes que ela usou no palco em um de seus shows pode ser encontrado no hotel.

No Dia Mundial do Rock, é celebrada a grandeza de bandas icônicas e suas memorabilias icônicas. Essas bandas deixaram uma marca indelével na história da música, conectando-se com o público em todo o mundo e transcendendo barreiras. O rock continua a inspirar e cativar as novas gerações, lembrando-nos da importância da música como força unificadora e estimulante.

O Hard Rock Hotels abriga uma coleção impressionante de objetos que representam momentos importantes da história do rock. De guitarras assinadas por lendas a trajes e acessórios icônicos, esses objetos transportam emocionalmente os visitantes e permitem que eles apreciem o talento e o legado duradouro dessas bandas. Como parte do Dia Mundial do Rock, seu impacto é homenageado e a influência eterna desse gênero musical revolucionário é celebrada.