Dia Mundial da Dança: Conheça os finalistas de competição mundial inédita em São Paulo

Competição mundial de danças urbanas acontece pela primeira vez em São Paulo, dia 11 de…

Competição mundial de danças urbanas acontece pela primeira vez em São Paulo, dia 11 de maio, e tem retirada de ingressos gratuita pro público

Comemorando o Dia Mundial da Dança (29 de abril), chegou a hora de conhecer todos os dançarinos que estarão presentes na final brasileira de um dos principais eventos de danças urbanas do mundo! No dia 11 de maio, às 13h, o Red Bull Dance Your Style acontecerá pela primeira vez em São Paulo e reunirá os melhores dançarinos em busca do título nacional e a chance de representar o Brasil na final mundial, na Índia. Com músicas icônicas e sob conceito inovador, em que a plateia decide quem avança a cada batalha, o evento disponibiliza gratuitamente ingressos para retirada no link redbull.com/danceyourstylebr.

Passando por São Paulo, Salvador e Belo Horizonte com seletivas regionais, a competição selecionou participantes ao redor do país para compor a grande final. Além dos primeiros e segundos colocados de cada local, também estarão presentes na Final Nacional 10 convidados wildcards – convites feitos a grandes nomes da cena para aquecer ainda mais as batalhas e trazer mais diversidade e pluralidade de origens e estilos.

Conheça abaixo todos os finalistas e seus respectivos estilos de danças:

André DB e Dudu Sorriso, do Passinho

Em uma competição de danças no Brasil não pode faltar Passinho, não é mesmo? O primeiro a garantir uma vaga direto na final foi André DB, campeão do Red Bull Dance Your Style 2023 e especialista no estilo. Dançarino, coreógrafo e professor de dança, o carioca já ministrou aulas e workshops de Passinho em países como Portugal, França, Noruega, Alemanha e Irlanda e já dançou com cantoras como Anitta e Ludmilla. Também representando esse estilo, o mineiro

Dudu Sorriso

, que é integrante do ballet do artista Djonga e já participou de espetáculos artísticos em países como Reino Unido e França, estará na competição em busca do título nacional.

Ji Sambati, Maddhulk e Valkyrie aka Gurl Pitbull, do Krump

Krump é um estilo que surgiu na década de 1990 nos Estados Unidos e é baseado em movimentos intensos, expressivos e energéticos com uma forte conexão emocional e será representado na Final Nacional do Red Bull Dance Your Style pelos dançarinos Ji SambatiMaddhulk e Valkyrie aka Gurl Pitbull. Diretamente do Capão Redondo, Valkyrie aka Gurl Pitbull garantiu sua vaga na grande decisão ao conquistar o voto majoritário da plateia e vencer a seletiva de São Paulo. Com mais de 18 anos de experiência, a dançarina Ji Sambati carrega consigo um amplo domínio das modalidades de Jazz, Contemporâneo, Ballet, Sapateado, Hip Hop e, atualmente, está inserida na cena do Krump no Brasil. Bruno Duarte, também conhecido como Maddhulk, tem uma carreira internacional de mais de 15 anos e já viajou por 26 países participando de batalhas e ministrando aulas de Krump.

André Calton, Ryan Fúria Jr e Silvia Kamyla, do Hip-Hop

O Hip-Hop é uma modalidade que abrange muitas formas de expressão artística – desde a música até a arte gráfica (como os grafites) e também as diversas formas de performance no palco. O movimento cultural Hip-Hop engloba vários estilos de danças como Breaking, Locking, Popping e o próprio Hip-Hop, que é um mix de todas essas danças e tem como elementos principais os movimentos vibrantes, o freestyle e a conexão com a música do gênero homônimo. André Calton, campeão da seletiva de Belo Horizonte, e Ryan Fúria Jr, vice campeão da seletiva de São Paulo, estarão na Final Nacional junto com a paraense Silvia Kamyla representando o estilo.

Corinto e Creu, do Popping

Você provavelmente já viu alguma apresentação de Popping mesmo que não soubesse que é o nome dado a este tipo de dança. Os dançarinos desta modalidade se baseiam no ritmo da música para coordenar a contração e o relaxamento rápido dos músculos, muitas vezes para criar passos que remetem ao ilusionismo – como o caso do famoso moonwalk imortalizado por Michael Jackson e da “dança do robô” que constantemente vemos alguém improvisando. Esta é a especialidade de Corinto e Creu, dançarinos que ficaram na segunda colocação nas seletivas de Belo Horizonte e Salvador, respectivamente.

Mayí, do House

Mayí é multiartista e no âmbito da dança pesquisa o House Dance – estilo de dança que acompanha o gênero House Music e que tem fortes influências afro-americanas e latinas (como salsa, merengue, samba e capoeira). No House Dance, o elemento principal é a liberdade do dançarino em criar seus passos seguindo características marcantes, como: movimentos mais rápidos e complexos com os pés e movimentos mais suaves com os membros superiores – neste estilo, Mayí é referência nacional e já subiu ao palco com grandes artistas como Ludmilla, BaianaSystem, Djonga e Karol Conká.

Israel Alves do Dancehall

Assim como o caso da cultura Hip-Hop, o Dancehall abrange variadas manifestações artísticas, sendo a dança uma delas. Também criada no final da década de 1970, este estilo surgiu na Jamaica e traz a ancestralidade da cultura negra e da música reggae. O mineiro Israel Alves, que é dançarino e professor e faz parte do ballet de artistas como Gloria Groove e Gaby Amarantos, foi convidado para representar o estilo na decisão nacional da competição.

Brisa Òkun e Jess Nascimentto, do Waacking

O Waacking surgiu por volta da década de 1970 em clubes LGBTQIA+ de Los Angeles e tem como marca principal os movimentos rotacionais dos braços, as poses marcantes e a ênfase na expressividade. Dentro deste universo, a vencedora da seletiva de Salvador Brisa Òkun e a vice campeã nacional do Red Bull Dance Your Style 2023 Jess Nascimentto entrarão na pista para mostrar a potência de seus movimentos.

Jujuliete, do Voguing

Também originário da comunidade LGBTQIA+, o Voguing é uma dança que traz uma grande quantidade de elementos estilizados e caracterizados por poses icônicas e ‘carões’ – tendo como inspiração principal as grandes modelos que estampavam capas de revistas e seus movimentos corporais nas sessões de fotos. Da cena clubber ballroom ao baile de favela carioca, a multiartista Jujuliete irá levar para o palco da grande final sua personalidade autêntica, sexy e criativa como forma de representar o Voguing.

Fran Menezes, do Locking

Por fim, um dos mais antigos estilos de dança de rua continua, até os dias de hoje, se reinventando e mostrando sua versatilidade. O Locking é uma dança que se baseia em movimentos rápidos e com pausas bem marcadas para transmitir o efeito de travar/congelar em uma pose e, após um curto intervalo, voltar a velocidade acelerada anterior. Os dançarinos desta modalidade – como o wildcard Fran Menezes – trabalham usando mais os membros superiores como braços, mãos e quadris e fazem passos mais extravagantes e coordenados com o ritmo da música.

Como funciona o evento?

A pista de dança do Red Bull Dance Your Style é embalada pela trilha sonora de sucessos imprevisíveis e as habilidades de freestyle e musicalidade dos participantes são testadas através deste elemento surpresa. Nas batalhas, os participantes competem no formato 1×1, sem saber qual música irá tocar – por isso, a capacidade de improviso do dançarino é um elemento-chave para se destacar. É preciso mostrar muita personalidade, originalidade e qualidade técnica – e vence quem der o melhor show, mostrar o seu estilo e conquistar o voto majoritário da plateia. Outra novidade desta edição é que todos os eventos contarão com a Philips como parceira oficial.