Dia da Consciência Negra terá programação especial na CNN Brasil

Dia da Consciência Negra terá programação especial na CNN Brasil

Durante todo este sábado, boletins do ‘CNN No Plural’ vão apresentar entrevistas, vídeos e pílulas…

Durante todo este sábado, boletins do ‘CNN No Plural’ vão apresentar entrevistas, vídeos e pílulas para uma reflexão sobre a questão racial no Brasil 

A programação da CNN Brasil será especial neste sábado, 20 de novembro, e dedicada ao Dia da Consciência Negra. Ao longo do dia, os entrevistados do CNN No Plural, uma iniciativa do canal multiplataforma para promover a diversidade e a inclusão, discutirão os pilares da luta pela equiparação racial, as conquistas alcançadas e, principalmente, as questões em aberto e os desafios que ainda devem ser enfrentados por toda a sociedade.

A apresentação do CNN Sábado Manhã, telejornal que vai ao ar das 09h às 12h, será de Luciana Barreto e Jairo Nascimento, que conduzirão o espectador pelos 133 anos decorridos após a Abolição da Escravatura e a desigualdade racial que ainda se mantém no país.

“Passo 365 dias, na própria CNN Brasil, falando sobre pautas antirracistas. Denuncio o ano inteiro o racismo estrutural, as prisões por engano, as desigualdades no mercado de trabalho, a falta de equidade no acesso a direitos, o machismo que se alia ao racismo para fazer vítimas mulheres negras”, desabafa Luciana, escolhida recentemente pela ONU como uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo. “Acho importante que o canal marque a data com uma programação mais incisiva, indicando que precisa estar contribuindo com um Brasil que não tolera o racismo, com um país que respeita sua diversidade e seus cidadãos”, destaca.

Da mesma forma, o apresentador Jairo Nascimento acredita que a cobertura especial no Dia da Consciência Negra é necessária, pois todos os índices do país ainda apontam para uma sociedade desigual do ponto de vista racial. “Trata-se de uma condição estrutural de racismo que acaba negando direitos básicos a grande parte da população brasileira. Mostrar os problemas, ouvir especialistas, debater ideias e trazer soluções é papel do jornalimo”, afirma Jairo. “Para mim é muito especial esta cobertura. Eu estava quase desistindo do jornalismo e na CNN sinto que meu trabalho é respeitado. Aqui na emissora posso ser quem sou”, complementa.

Os pilares da Educação, Mercado de Trabalho, Empreendedorismo e Representatividade estarão no centro das discussões. Em formato de pílulas e entrevistas sobre esses temas, vários personagens contarão suas trajetórias e toda a luta para superar as resistências e preconceitos.

Entre os participantes, estarão presentes: Letícia Vidica, jornalista, gerente de conteúdo da CNN Brasil, idealizadora e apresentadora do CNN NO PLURAL; Rachel Maia, Conselheira Administrativa da VALE, Banco do Brasil, CVC, Grupo Soma e UNICEF; Nina Silva, executiva de TI, e uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo; José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade Zumbi dos Palmares; Vera Eunice de Jesus, filha da escritora Carolina Maria de Jesus; e Lilia Schwarcz, historiadora e antropóloga brasileira.

“Já se passaram 133 anos desde a abolição da escravatura e a pergunta provocativa que devemos fazer é ‘Quantos anos mais serão necessários para equiparar a sociedade brasileira?’, indaga a gerente de conteúdo da CNN Brasil, Letícia Vidica. “Em busca desta resposta, que sabemos que é bem complexa, ajustamos uma programação especial na CNN Brasil, para o Dia da Consciência Negra, com a total consciência de que é um dia importante e que temos todos os outros para lutar contra a desigualdade. Todos nós, negros e brancos, temos que lutar em busca desta igualdade”, finaliza.