Dia da Consciência negra: novos artistas pretos ganham destaque ao gerar identificação com o público

Dia da Consciência negra: novos artistas pretos ganham destaque ao gerar identificação com o público

Dia 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, a data faz referência à morte…

Dia 20 de novembro, celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra, a data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência. Além disso, celebra e relembra a luta dos negros contra a opressão no Brasil.

A contribuição para a luta antirracista pode vir de diversos lugares, da politica, do âmbito social, legal e do campo da representatividade. Os negros, que sempre foram representados na grande mídia majoritariamente como inferiores ou de forma pejorativa, estão cada dia mais se recolocando nesse espaço em forma de grandes potências, gerando identificação para esse público.

Podemos dar o exemplo da Influenciadora e fashionista Josy Ramos. A jovem vem conquistando o público jovem feminino de mulheres pretas ao ser reconhecida como um novo ícone fashion da moda cheia de personalidade. Josy ocupa um lugar de representatividade importante ao ser referência para jovens negras no que diz respeito à beleza, moda e atitude. Com mais de 205 mil seguidores, está alcançando lugares internacionais e criando tendências com o penteado bobo hair e com a sua autêntica sobrancelha tingida de cor de rosa.

No campo da atuação e canto, um dos nomes mais conhecidos no meio dos musicais, o ator Gabriel Vicente é um super talento e inspiração para os jovens que desejam viver da arte. Atualmente, está em cartaz com o musical “A Pequena Sereia”, em que interpreta Eric, o primeiro príncipe negro de um musical da Disney. Fez recente uma participação no filme ‘Esposa de Aluguel”, da Netiflix e além das telas ele é cantor, tendo lançado o álbum “Amarela Kriptonita”, que está disponível nas principais plataformas musicais.

Ainda no âmbito musical, devemos destacar a dupla DueLibras, formada pelos jovens negros Bruno Oliveira e Lucas Brito. Eles que lançaram um projeto musical novo e único de inclusão, além de representarem muito bem a comunidade preta e lgbtqia+. Tem ganhado destaque ao gerar entretenimento para a comunidade surda brasileira, já que cantam e interpretam suas canções também na linguagem de sinais. A dupla já soma mais de 3 milhões de visualizações em suas performances e dão um show de empatia e representatividade.