Foto: divulgação

Darumas nova banda latina composta por trio feminino, é aposta da Sony Music Latin em parceria com a Som Livre

O grupo mescla funk latino-americano ao pop em suas composições e tem tudo para conquistar a…

O grupo mescla funk latino-americano ao pop em suas composições e tem tudo para conquistar a geração-Z

A data de lançamento do primeiro álbum das DARUMAS (lê-se DARUMÁS, com acento agudo) já está marcada: 17 de maio de 2024. O grupo, formado por um trio de mulheres de diversas partes do continente, canta, compõe e investe na combinação da guitarra e do baixo para criar um som original na cena pop. Nova grande aposta da Sony Music Latin, baseada em Miami, em parceria com a Som Livre, gravadora brasileira que se juntou à label global em 2022, já tem o primeiro single lançado. “Daruma”, assim no singular mesmo, já está disponível nas plataformas digitais, com direito a canal e clipe no YouTube. A música é uma espécie de fusão entre o funk latino-americano, bem diferente do brasileiro, e do pop, um gênero que fala todos os idiomas, apesar do grupo focar, neste momento, no espanhol.

Formado pelo trio de artistas Aldana Aguirre (Argentina), Ceci Leon (Cuba/Estados Unidos) e Vedala Vilmond (Haiti/Chile), a banda dá seus primeiros passos na indústria musical com a forte bagagem sonora trazida por suas integrantes de seus países de origem, de onde começaram a chamar a atenção da Sony Music Latin, até o encontro do trio. Nas palavras das jovens artistas em vídeos de bastidores pelas redes sociais, elas dizem que parece que já se conheciam há mais tempo.

A primeira música de trabalho, escrita e gravada no 5020 Studios, em Miami, é um amálgama de emoções e desejos juvenis e do público YA (young adults ou “jovens adultos”, em livre tradução”), que dominam a atual geração-z. O single, e seu plural, por trás do nome da banda, representa o boneco japonês visto pelo país asiático como amuleto da sorte e símbolo de perseverança para a realização de desejos. Fiel ao seu nome, DARUMAS pretende imbuir suas canções (e seu público) com o mesmo espírito de resiliência e positividade que o amuleto incorpora.

“Estamos muito felizes de sermos a gravadora das Darumas para a audiência brasileira. Sabemos bem o quanto o público jovem e adolescente do nosso País gosta de ouvir e cantar músicas em espanhol, considerando os sucessos de bandas como RBD e de artistas que vão desde Thalia, Shakira e Jennifer Lopez, a Rosalía, Maluma e tantos outros,” diz Júlia Braga, diretora comercial e de marketing da Som Livre.

Mais sobre as Darumas:

Darumas é formada por Aldana Aguirre, baixista argentina que já dividiu o palco com artistas como Karol G, Luis Fonsi e Fonseca. Ceci Leon é uma cantora de Miami com raízes cubanas e que aponta seu som para o R&B e também cativa o público com suas habilidades na guitarra, com misturas de melodias e riffs ardentes. Já Vedala Vilmond, a voz central do grupo, nasceu no Haiti e mora no Chile. O mosaico de influências culturais e estilos musicais envolvidos na banda promete uma experiência musical criativa e envolvente.

Para a gravação do single e do primeiro álbum, a banda assinou contrato com a Sony Music Latin, com a Walter Kolm Entertainment para gerenciamento de carreira, com a TBA Agency para turnês e com a FRAZES CREATIVE para publicidade.