
Daniel Toys leva cor, criatividade e inspiração a estudantes da Ceilândia e Estrutural
A partir de maio, os alunos da rede pública de ensino de Ceilândia e Estrutural…
A partir de maio, os alunos da rede pública de ensino de Ceilândia e Estrutural terão acesso a oficinas gratuitas de grafite e culinária no contraturno escolar. Sob iniciativa do Instituto IECAP, com Termo de Fomento junto ao Ministério da Cultura e Governo Federal, as atividades do projeto Casa de Criatividade e têm como objetivos promover o amplo acesso à cultura, despertar talentos artísticos e incentivar a economia criativa.
No comando da oficina de grafite, assume o renomado artista de street art Daniel Toys, juntamente com sua equipe. Com uma irreverência singular de criatividade, rebeldia e núcleos, suas obras se destacam nas ruas de Brasília e no mundo afora, em países como Alemanha, França, Argentina e Reino Unido. Para ele, o incentivo aos jovens vai além da arte.
De Brasília para o mundo. Nascido em 1991, Daniel Toys teve sua infância agitada, porém sempre brincando de desenhar e criar personagens. Foi aos 13 anos que começou a desenhar nos muros da cidade, fazendo alguns grafites para deixar a sua marca. Com o tempo, entendi a importância de conquistar seus espaços na cidade e foi mudar seu posicionamento. O artista começou um curso de Publicidade e Propaganda, apaixonou-se pela comunicação, estagiou e trabalhou em agências de publicidade onde conquistou uma grande bagagem profissional, e foi aí que a sua perspectiva mudou. A Toys acredita que “Tudo começa no sonho” e sua principal motivação é que o amor e a cor podem mudar o mundo, conectar pessoas e transformar vidas.
“Eu não consigo me lembrar do tempo em que eu não pintava, porque comecei cedo, tendo o incentivo de um tio, que sempre me apoiou a seguir essa carreira. Hoje, poder levar para crianças um pouco da metodologia que eu aprendi, que me permitiu viver do meu sonho é muito gratificante e por isso é tão mágico e transformador. Isso pode mudar completamente a vida dos jovens e não somente por conta da arte, mas por conta de tudo o que a arte representa na vida de todas as pessoas que conseguem conhecê-la”, afirma Toys.
Para além da jornada cultural, o projeto Casa de Criatividade e Inovação busca também incentivar o empreendedorismo nos escritórios, fazendo com que os jovens compreendam o potencial de geração de renda e independência socioeconômica que o grafite e a gastronomia podem oferecer em suas comunidades.
“Temos no DF uma juventude carente de oportunidades, e o projeto vem abrir portas para que os jovens possam enxergar suas comunidades como possibilidades pulsantes da arte e da cultura local”, comenta Renata Oliveira, presidente do Instituto IECAP.
Para o grande encerramento do projeto, a Casa de Criatividade e Inovação promoverá a exposição das obras de arte produzidas pelos jovens na Vila dos Sertões, em Goiânia, durante o evento que celebra o início da competição do Rally dos Sertões 2025, garantindo aos artistas a oportunidade de incentivo e de visibilidade de seus trabalhos no cenário nacional.
Ao todo, 150 estudantes do Centro Educacional 15 de Ceilândia e do Centro Educacional 01 da Estrutural serão beneficiados com diversas atividades gratuitas, incluindo aulas teóricas e práticas, workshop e aprendizado de aprendizado com profissionais de renome nas áreas.
O Projeto
Em sua primeira edição, realizada em 2019, a Casa de Criatividade e Inovação impactou 300 jovens em oficinas de doces, grafite, vídeo de bolso e papel machê, além de oficinas, bate-papo e intercâmbio com empreendedores, blogueiros e agentes renomados da cultura, entre eles o designer estilista Ronaldo Fraga. Soma-se às realizações do projeto a criação do Coletivo Mistura Criativa, idealizado para proporcionar aos jovens a experiência do empreendedorismo social e da economia criativa por meio da venda de peças artesanais produzidas durante o projeto – cachepôs de papel machê, camisetas, caixas, bandejas de azulejos grafitados em homenagem a Athos Bulcão e doces artesanais.
Instituto IECAP
O Instituto de Educação, Esportes, Cultura e Artes Populares atua há mais de 24 anos na execução de projetos sociais e contribuição para políticas públicas, alcançando mais de 200 mil vidas impactadas em diversas regiões pelo Brasil. Sob a direção de Renata Oliveira, presidente e execução social, a missão do IECAP é promover ações de educação, empreendedorismo, cultura e inovação que proporcionem uma melhor e maior inclusão social de comunidades que enfrentam situação de vulnerabilidade.
Foto Créditos: Celso Junior