Cultura Negra: playlists especiais e podcasts destacam o trabalho de artistas e criadores de conteúdo pretos no Brasil e no mundo

Cultura Negra: playlists especiais e podcasts destacam o trabalho de artistas

São centenas de conteúdos que ajudam a mergulhar na busca por equidade, respeito e representatividade…

São centenas de conteúdos que ajudam a mergulhar na busca por equidade, respeito e representatividade da comunidade negra

“A Carne mais barata do mercado é a carne Negra”, nessa estrofe de “A Carne”, Elza Soares nos apresenta os dilemas de ser preto no Brasil, gritando uma denúncia contra o racismo. Estudos do IBGE apontam que 54% da população brasileira é negra e, dados do Institute for Cultural Diplomacy, apontam que o Brasil tem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta. Por outro lado, são tratados como minoria e sentem diariamente o peso do racismo e a falta de representação no mercado de trabalho, na educação e no ambiente social.

Em um país marcado pelo racismo estrutural, o que nós, cidadãos, podemos fazer em busca dessa transformação, rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, onde a cor da pele não seja um fator para exclusão?

Para dar força a esses debates, a Deezer reformulou, desde o começo de novembro, o seu canal de Cultura Negra e adicionou diversos novos podcasts com conteúdos que vão desde esportes, até sociedade, arte e cultura. Artistas pretos, referências na música e em seus posicionamentos sociais, nomes como Ludmilla, IZA, Mumu, Léo Santana, também apresentam as músicas que fazem parte de suas playlists pessoais e que servem de inspiração para suas vidas e seus trabalhos.

A ideia é que os conteúdos impulsionem as celebrações do Dia da Consciência Negra, comemorado no domingo (20). A data em questão remete à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, que até o fim de sua vida, lutou pela liberdade de seu povo.

“Com o Canal de Cultura Negra queremos aumentar e difundir as conversas sobre o tema, dando mais visibilidade tanto a podcasts que discutem o racismo estrutural quanto a programas de temas diversos comandados por apresentadores pretos”, diz Laura Capanema, Gerente de Podcasts e Audiobooks da Deezer no Brasil. “Além de garantirmos presença de artistas negros em todos os projetos especiais e nas capas dos mais diversos gêneros musicais, ter um canal fixo na nossa plataforma inteiro dedicado à Cultura Negra é também uma forma de colocar em destaque arte e vozes tão poderosas para a nossa cultura”, completa Eduardo Ribas, editor de música da Deezer.

Para quem quer se aprofundar e entender mais sobre essas questões tão importantes, Laura selecionou 5 podcasts essenciais por onde começar:

Projeto Querino – A série mostra como a História explica o Brasil de hoje. Uma história que talvez você ainda não tenha ouvido, lido ou visto. Idealizado e apresentado pelo jornalista Tiago Rogero, o podcast é uma produção da Rádio Novelo. O projeto Querino é apoiado pelo Instituto Ibirapitanga

Raízes – Toda família tem história para contar. Histórias que podem fazer você rir ou até chorar, mas nunca te deixam indiferente. Cada temporada uma nova árvore genealógica cheia de causos de família.

Ubuntu Esporte Clube – Ubuntu Esporte Clube, um podcast no qual Rafaelle Seraphim, Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno e Thales Ramos trazem uma visão afrocentrada sobre o esporte, cultura, política e demais assuntos.

Angu de Grilo – Angu de Grilo é o podcast de Flávia Oliveira (@flaviaol) e Isabela Reis (@belareis). Duas mulheres, duas gerações, duas cariocas, duas jornalistas. A leveza, o bom humor, a informalidade, a intimidade dão o tom dessa conversa entre mãe e filha que dão pitacos sobre tudo. Instagram: @angudegrilo

Cores e Valores – Podcast Inspirado na obra dos Racionais, que aborda de maneira profunda as experiências de diversas personalidades negras com a área financeira. Apresentado pela economista e fundadora da NoFront, Gabriela Mendes, e o cofundador e planejador financeiro, Rodrigo Dias, os episódios propõem a discussão da condição econômica, de forma multidisciplinar, da comunidade negra, trazendo temas a partir de várias perspectivas, tais como: maternidade, longevidade, comunidade LGBTQIA+, masculinidades negras, produção independente, empreendedorismo, entre outros.

O racismo, preconceito e a discriminação agridem tanto psicologicamente e fisicamente homens, mulheres e os jovens negros no Brasil e no mundo. É preciso se conscientizar — o que só acontece quando se busca conhecimento. Vem expandir seus horizontes com o Canal de Cultura Negra da Deezer.