Crianças do Breaking são destaque no Rio de Janeiro

Crianças do Breaking são destaque na Praia do Arpoador e em evento no Morro do…

Crianças do Breaking são destaque na Praia do Arpoador e em evento no Morro do Cantagalo, no Rio de Janeiro

Aconteceu na última semana, no Rio de Janeiro, o “Tropical Battle”, competição de Breaking que reuniu durante dois dias dançarinos de todo o país na cidade do Rio de Janeiro.

O evento, organizado pelo Manifesto B-Girls, começou no dia 1º de fevereiro pela manhã, com workshops e palestras para dançarinos no Morro do Cantagalo, no final da tarde em uma grande roda de Breaking na Praia do Arpoador, b-boys e b-girls agitaram a orla carioca, onde muitos banhistas, na maioria turistas e também moradores de Ipanema, pararam para admirar e conhecer um pouco mais sobre o Breaking, que é um dos elementos da Cultura Hip Hop e que hoje está próximo de se tornar um Esporte Olímpico. Entre os adultos, crianças que fazem parte da nova geração desses dançarinos roubaram a cena, na verdade no meio da roda aconteceu uma “batalha show” entre Cypher Kids, de Duque de Caxias do Rio de Janeiro e Dream Kids Brazil, do Bosque da Saúde, em São Paulo. Pequenos no tamanho mas grandes no talento e nas técnicas, essas crianças mostraram que a nova geração, apesar da idade, não chegou para brincar. Com muita dança e com movimentos que incluíam acrobacias de tirar o fôlego de quem assistia, as crianças conquistaram admiradores. São de Marcela (34), gaúcha, professora de dança contemporânea que estava de férias no Rio, as palavras: “Foi impressionante ver crianças tão pequenas dançarem com tanta confiança, técnica e musicalidade no meio da praia. O chão da calçada não ajuda, mesmo tendo o tapete por cima, mesmo assim, eles que já são acostumados a dançar nas ruas deram um show entre os adultos, realizando movimentos difíceis, girando corpo e cabeça no chão, presenteando a todos com suas danças e energia! É muito bom ver crianças envolvidas com cultura e com coisas saudáveis, fiz vários vídeos que pretendo mostrar aos meus alunos, são exemplos que servem de incentivo. Achei muito bonito que depois da competição eles se cumprimentam e se abraçam”, conclui.

No segundo dia, o Tropical Battle realizou as batalhas 1vs1 e 2vs2. Era possível ver dançarinos de boné subindo o morro com suas mochilas, de várias partes do país e até do mundo, para o evento. Durante a competição, apenas duas crianças competiram entre os adultos, ambos da Cidade de São Paulo, B-Boy Eagle (12) e B-Girl Angel (9), da Dream Kids Brazil, incentivados e aplaudidos pela grande maioria dos presentes, eles abrilhantaram o evento. Já acostumados a competir no Brasil e fora do país, eles mostraram a força da nova geração. São de B-Boy Eagle, que em 2019 foi premiado no B. de Dança, em Braga, Portugal, as palavras: “Minha mãe é carioca, meus avós também e competir no Rio junto com minha irmã Angel foi especial! Alguns dias antes tive a chance de também participar de treinos com B-Boys da Flow 021 e foi muito bom! Na roda na praia, tivemos a chance de conhecer melhor as crianças da Cypher Kids do Rio de Janeiro, principalmente a B-Girl Vick, batalhamos juntos e no dia seguinte ainda treinamos, agora são nossos novos amigos! Durante as batalhas, participei do individual e do de dupla com a minha irmã junto aos adultos, foi bom! Começamos cedo, estamos crescendo, aprendendo, evoluindo e os bons resultados estão vindo em muitos eventos que participamos! Sabemos que em alguns eventos existem jurados que têm preconceito na hora de optar por uma criança, não julgam a dança mas a pessoa, a idade, a experiência dela e não o que ela apresentou na hora da dança, é uma pena, mas isso não será sempre assim, não estamos parados no tempo, ganhar e perder é normal, todo b-boy e b-girl passa por isso e quando chegar a nossa vez lembraremos de como era quando éramos crianças, então faremos diferente (rs).”

O Tropical Battle se encerrou no domingo. As crianças da Dream Kids Brazil retornaram para São Paulo e já se preparam junto com toda a crew, direcionados pelo coach B-Boy Dunda, para mais uma temporada na Europa, dessa vez o primeiro evento é na Espanha. O treino não pára pois a vida que escolheram exige disciplina, dedicação, persistência, superação e foco, o sucesso é consequência de tudo isso! Não se pode perder tempo pois o futuro tem pressa de chegar!