Foto Créditos: Caricatte

Criador do hit “Vai Malandra”, de Anitta, se apresenta na Banda Mole de BH

Pré-Carnaval mais tradicional da capital mineira apresenta um trio elétrico dedicado à música produzida na…

Pré-Carnaval mais tradicional da capital mineira apresenta um trio elétrico dedicado à música produzida na periferia e valoriza artistas do funk e hip hop; com entrada gratuita, evento acontece neste sábado, 03/02, das 13h às 22h na Avenida Afonso Pena

A Banda Mole de Belo Horizonte busca valorizar a diversidade cultural e musical brasileira ao realizar a curadoria de artistas para o pré-Carnaval mais tradicional da cidade. Em seu 49º ano, o evento acontece neste sábado, 03 de fevereiro, das 13h às 22h, na Avenida Afonso Pena, entre as ruas da Bahia e Guajajaras, com dois trios elétricos e um palco, que receberão uma programação variada. E pela primeira vez, um trio será dedicado à música da periferia, que receberá uma programação animada para quem curte funk e hip hop.

Para o produtor Totove Ladeira, esta é uma oportunidade de abrir espaço para artistas que estão batalhando para mostrar o seu trabalho e valorizar a música que é produzida na periferia. “Primamos pela diversidade musical e cultural e desta vez dedicamos um trio elétrico especificamente para essa turma talentosa e que merece ser vista. Temos o nosso megabloco Funk You, que entrou para a história ao trazer o ritmo carioca para o Carnaval de BH, temos o Roger Dee e o Rogger Moore convidando o Vhoor e o Tropkilazz, que tem entre seus sucessos o hit Vai Malandra, que explodiu na voz da Anitta, além do Baile do Kin e DJ Black Josie para agitar a avenida das 13h às 22h, sem parar”, diz.

Em prol do meio-ambiente

Este ano, o Banda Mole não apenas celebrará a diversidade musical e a alegria da folia, mas também levantará a bandeira da preservação ambiental. Em um esforço para aumentar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da proteção dos recursos naturais, a tradicional festa carnavalesca destaca a temática a favor da natureza.

Para dar ainda mais destaque à causa ambiental, dois renomados defensores da natureza serão homenageados com a representação de seus rostos nos tradicionais bonecões que desfilarão pela avenida. André Trigueiro, jornalista especializado em questões ambientais, e Fernando Gabeira, político e ambientalista.

André Trigueiro, conhecido por seu trabalho dedicado a informar e conscientizar sobre questões ambientais, é autor de diversos livros e referência na cobertura jornalística voltada para a sustentabilidade. Já Fernando Gabeira, com sua trajetória política e ativismo, tem sido uma voz ativa na defesa do meio ambiente e da preservação dos recursos naturais.

Folia na Afonso Pena

A Banda Mole vai levar dois potentes trios elétricos para a Avenida Afonso Pena, além de um palco montado na entrada do Parque Municipal. O produtor Totove Ladeira, filho do Jacaré (presidente e um dos fundadores da Banda Mole), está animado. “A nossa curadoria levou em consideração a pluralidade e a diversidade, trazendo representantes de vertentes musicais variadas, que contempla o tradicional e as inovações que artistas periféricos podem trazer, além de nomes nacionais, como o Alexandre Nero, que é convidado pelo Baianas Ozadas, o Chrigor, que faz parte da história do pagode, e outros que ajudaram a agitar esta edição histórica”, diz.

A produtora de eventos Polly Paixão, da Lá e Cá Produções, que é a empresa responsável pela organização da Banda Mole 2024, diz que o evento contará com equipe de segurança especializada. “Como todos os anos, vamos ter o importante apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal de BH em pontos estratégicos na avenida, além de brigadistas, posto médico e UTI’s móveis de prontidão para casos de emergência. Tudo isso para que o folião possa se divertir com tranquilidade”, comenta.

49 anos de festa

A história da Banda Mole começa em 1975, quando o bloco carnavalesco “Leões da Lagoinha” chegou ao fim. Os foliões do bloco extinto se juntaram com os filhos e netos das tradicionais famílias do bairro Lagoinha e fundaram a Banda Mole. Com homens travestidos de mulher e vice-versa, o bloco abrigou por muitos anos o posteriormente viria a ser um evento independente do movimento LGBTQ+. O ponto forte da Banda Mole sempre foi um estado permanente de liberdade e de valorização da diversidade com muita animação, críticas políticas feitas com muita irreverência, música de primeira qualidade, tudo regado a muita cerveja gelada.

Confira a programação completa:

Palco (Samba e Pagode):

13h – DJ Pablo Catão
14h20 – Zé da Guiomar
15h10 – DJ Pablo Catão
15h30 – Bloquinho Banda Mole convida Júlia Rocha
16h20 – DJ Pablo Catão
16h30 – Esquenta Charanga do Bororó
17h10 – DJ Pablo Catão
17h45 – Axtral
19h45 – DJ Pablo Catão
20h – Chrigor
22h – Fim do evento

Trio Axé:

13h – DJ Vini Brown
15h – Rubens Aredes (ex-Então,Brilha!)
16h45 – DJ Vini Brown
17h30 – Baianas Ozadas convida Alexandre Nero
19h30 – DJ Vini Brown
20h – Samba do B (Pagodão Baiano)

Trio Hip hop Funk:

13h – DJ Black Josie
15h – Roger Dee + Rogger Moore convidam Tropkilazz + Vhoor
16h45 – DJ Black Josie
17h30 – Funk You
19h30 – DJ Black Josie
20h – Baile do Kin

Serviço:

Banda Mole

Data: 03 de fevereiro, sábado

Horário: 13h às 22h

Local: Avenida Afonso Pena, entre as Ruas Bahia e Guajajaras

Entrada: gratuita para todos os públicos

Atrações: Funk You, Baianas Ozadas, Zé da Guiomar, DJ Pablo Catão, Bloquinho Banda Mole, Júlia Rocha, Esquenta Charanga do Bororó, Axtral, DJ Vini Brown, Rubens Arendes, Samba do B (Pagodão Baiano), DJ Black Josie, Roger Dee + Rogger Moore, Tropklazz + Vhoor e Baile do Kin.