Cooperativismo é tema de projeto cultural que circulará por 32 cidades brasileiras a partir de julho

Cooperativismo é tema de projeto cultural que circulará por 32 cidades brasileiras

Com livro e curta-metragem, Caminhos do Brasil quer mostrar a importância da união e como…

Com livro e curta-metragem, Caminhos do Brasil quer mostrar a importância da união e como a cooperação transforma vidas

A partir do dia 1 de julho, a caravana do projeto “Caminhos do Brasil” começa sua turnê por 32 cidades pelo país. A viagem faz parte da terceira etapa do projeto que mostra a importância do cooperativismo, de como a união de pessoas em busca de um objetivo em comum pode ser realmente transformadora.

O projeto vai apresentar aos moradores desses diferentes locais o livro “Te encontro em qual conto?”, escrito por Angela Carneiro a partir de relatos de brasileiros de várias regiões, e o curta-metragem “Graviola – O Encontro”, tudo idealizado pela Graviola Produções com apoio do Instituto Sicoob por meio da lei de incentivo à cultura.

No livro, as pessoas encontram diferentes contos que inspiram ao mostrar situações do cotidiano em que o cooperativismo esteve presente. A obra também apresenta ilustrações belíssimas, com cores e formas bem brasileiras, tudo feito por Isadora Gonzaga.

Já no curta-metragem, quem assistir vai poder acompanhar a história de uma mulher que tem o sonho de  espalhar cultura pelo país, e quer transformá-lo em realidade com seus projetos de empreendedorismo. Mesmo com muitas adversidades e desafios, ela conhece o cooperativismo, que gera impactos positivos em sua vida e na das pessoas que estão ao seu redor.

“O Projeto Caminhos do Brasil apresenta histórias do cotidiano, onde relatos sobre o cooperativismo se tornaram contos e filme, e agora são disseminadas por meio da caravana nos municípios brasileiros, a fim de fortalecer o vínculo comunitário por meio do acesso à cultura e ao conhecimento sobre cooperação”, comenta Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Centro Cooperativo Sicoob (CCS).

Ambos materiais, além da própria roda de conversa da caravana, vão servir de instrumento para envolver e engajar também quem está um pouco mais distante das atividades culturais. “O cooperativismo é um convite para olhar para o outro e o que buscamos é mostrar que isso acontece em todos os lugares, ainda que as pessoas não saibam, mas elas vivem isso de alguma forma, inclusive nos lugares mais distantes. Muitas pessoas vão se reconhecer, pois fazem isso e nem imaginam.”, explica Graziela Domingues, diretora do projeto.

A turnê começa agora no dia 1 de julho e vai até 9 de de dezembro e vai passar por cidades como Cachoeiras de Macacu (RJ), Guaçuí (ES), Pintadas (BA), São José do Cerrito (SC) e Capelinha (MG). A programação com detalhes do encontro e a lista completa de cidades está no site oficial do projeto: www.projetocaminhosdobrasil.com.br.

Caminhos do Brasil
Conheça mais sobre o projeto: 

https://www.youtube.com/watch?v=LU2YcTJz5X0
https://www.instagram.com/projetocaminhosdobrasil/