Foto Créditos: Angelo Defante

Consciência Negra e Cinema: Digão Ribeiro Encerra Filmagens de ‘Um Rio de Janeiro’ e Destaca Representatividade na Tela Nacional

Nascido e criado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, o ator Digão Ribeiro…

Nascido e criado na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, o ator Digão Ribeiro acaba de finalizar a filmagem de ‘Um Rio de Janeiro’, dirigido por Angelo Defanti, responsável pelo premiado O Clube dos Anjos, e produzido pela Sobretudo Produção, no qual protagoniza, ao interpretar o personagem Gabriel. A obra é baseada no romance Vento Sudoeste, de Luiz Alfredo Garcia-Roza.

As gravações ocorreram entre Copacabana e Bangu, mesmos cenários que moldam a trajetória do protagonista vivido por Digão. O elenco, que reúne nomes como Humberto Carrão, Regina Casé, Drica Moraes, Enrique Diaz e Pedro Ottoni, compõe um retrato múltiplo e afetivo do Rio contemporâneo.

Refletindo sobre sua caminhada profissional neste Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, Digão Ribeiro fala sobre os desafios e a potência da representatividade no audiovisual brasileiro, destacando seu papel na produção: “Fazer parte do novo longa do Defanti com a Sobretudo foi um presente para mim, enquanto fazedor e entusiasta do cinema nacional. Dar vida ao Gabriel, meu primeiro protagonista, automaticamente me concede o título de “Menino do Rio”. Me permiti olhar para isso de forma poética, com a consciência de tudo que precisei lutar para manter vivo o sonho de fazer cinema com histórias que fizessem sentido para mim, e para os meus. Para quem vem do mesmo lugar que eu.”

Ele também relembra momentos marcantes de sua trajetória: “É fruto de uma construção de carreira pensada com responsabilidade, mesmo em meio a todos os percalços. Conseguir se manter no mercado audiovisual e protagonizar um filme chamado “Um Rio de Janeiro” representa uma vitória profunda. Uma história com camadas e possibilidades de fazer o que mais amo: contar boas histórias!”, comenta Digão.

A força dessa conquista se sintetiza em sua última declaração:

“Cria da Cidade de Deus. Negro retinto. Não-binarie. Continuo sonhando e sigo realizando.”

SINOPSE “UM RIO DE JANEIRO”

Gabriel (Digão Ribeiro tenta se entregar à polícia. Há um dado curioso, porém: nenhum crime lhe cabe. Ao menos, ainda. Um vidente previu que mataria alguém em seis meses. Atormentado pelo presságio e sem saber quem, como ou por quê, ele se vê a cinco dias do prazo da profecia.