Conexidade iluminou a Praça XV com skate, música e muita interação

A primeira edição do Conexidade na Praça XV encheu o espaço de pessoas de todos…

A primeira edição do Conexidade na Praça XV encheu o espaço de pessoas de todos os cantos do Rio.

As atividades surpreendiam quem chegava:

“Tem muita coisa para ver. Eu não esperava que fosse assim, tão eclético”, disse Andreia Navarro, de 18 anos, que veio de Copacabana.

Ao lado dela, o casal Beto e Luciana do Rosário saíram de Madureira para prestigiar a programação da turma da Roda de Danças Populares Companhia de Aruanda e amaram o encontro:

“parece que tem um pedacinho de cada parte da cidade aqui. Vamos ficar até o final”, contou Beto.

No sábado, a programação começou às 16:00. A cada atividade, o público ia crescendo em número e em participação.

O Coletivo XV comandou o show de skate que aconteceu em torno do novo mobiliário criado por eles, e que ficará na Praça XV como legado. Os artistas residentes do Transmedia Lab, sob a coordenação de Batman Zavareze, também criaram uma experiência de luz e imagens com o CUBO – Escultura Digital Urbana instalado entre os dois palcos. Quando ele acendeu pela primeira vez, o público aplaudiu.

Bob Burnquist também levou a galera ao delírio quando pegou o microfone para pedir: “dá para virar a Kombi para eu saltar por cima dela ao comprido?”. Era a Kombi da festa Reggae na Kombi, que rola em Madureira. Ela estava encaixada numa rampa e a programação previa que Bob saltasse por cima dela. Mas ele achou que estava muito fácil. E pediu para mudar a posição da kombi para o salto ficar mais longo. E, claro, saltou!

Os shows se alternaram entre o Palco Novos Olhares e o Palco Oi. Foram atrações de vários pontos do país. O show Conexidade, criado especialmente para a ocupação por Pretinho da Serrinha, reuniu Almério, Maria Gadu, Zélia Duncan e Larissa Luz.

No domingo, o público se dividiu entre os dois palcos que alternaram os shows de artistas consagrados como Rincon Sapiência e Lucy Alves e novos nomes da cena musical como Jéssica Ellen e Xenia França.

Na área de gastronomia, as pataniscas do copacabanense Pavão Azul competia em atenção com o Pastel de 30 cm de Marechal.

[confira as fotos do evento]