Coletivo ofereceu danças angolanas online no último domingo

Coletivo ofereceu danças angolanas online no último domingo

O projeto “Intercâmbio Cultural Brasil & Angola” do coletivo Kizomba Yetu teve o intuito de promover e divulgar a cultura angolana no Brasil

No mundo atual, são necessárias iniciativas que tragam experiências culturais de outros países, criando oportunidades para que as pessoas tenham acesso a outras culturas, em busca de uma maior diversidade. Pensando nisso, no domingo, dia 17, às 15h, o coletivo Kizomba Yetu, incentivado pela Secretaria Municipal da Cultura, realizou um workshop gratuito com danças angolanas, incluindo Kizomba, Semba, Kuduro, Danças Folclóricas e Afro House, com duração de 1 hora. Depois disso, o evento contou com a participação de um DJ tocando músicas tradicionais africanas por duas horas.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, pesquisadora das danças africanas desde 2016, Vanessa Dias, o evento foi uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre a cultura angolana de uma forma divertida e segura – pensando no momento em que estamos vivendo. “Tivemos 26 inscrições, com alunos de São Paulo, do interior e até de Portugal. Esse projeto já foi realizado anteriormente, de forma presencial e online pela Secretaria Municipal de Cultura e agora foi realizado novamente pela SMC, pelo edital prêmio Aldir Blanc do Governo Federal, em que vários coletivos foram contemplados para executarem projetos sócio culturais na cidade de São Paulo”, explica.

O evento foi realizado de forma online, seguindo todas as regras de restrições necessárias da pandemia. “Tudo foi completamente gratuito. Para os participantes que tiveram uma permanência mínima de 45 minutos na aula, disponibilizamos um certificado de participação, assinado por mim, junto com a Associação Angolana de São Paulo “Palanca Negra”, que será representada pelo presidente Carlos Francisco João. Os participantes que ficaram até o final do workshop puderam participar do sorteio de duas aulas particulares, uma de Kizomba e uma de Afro House, além do sorteio de chaveiros”, conta Vanessa.

O projeto do coletivo Kizomba Yetu terá duração de seis meses, com a realização de quatro workshops e dois Caldo do Semba. A primeira edição do Caldo do Semba “Online” acontecerá no dia 14/02, um tradicional evento angolano que une música, dança e gastronomia. O evento contará com show ao vivo dos cantores angolanos Paulo Matomina e Jéssica Areias, e percussão de Cauê Silva. Além disso, terá apresentações de dança com o Coletivo Kizomba Yetu, brindes e sorteios de pratos típicos africanos. “Os eventos serão transmitidos através da Casa de Cultura Chico Science. As informações completas podem ser encontradas na nossa página do Facebook”, finaliza Vanessa.

Sobre o Kizomba Yetu

O coletivo “KIZOMBA YETU” termo que vem de uma das línguas nacionais angolanas – o  “Kimbundu” que pode ser traduzido como “A Nossa Festa”, – realiza manifestações socioculturais, na capital de São Paulo. O principal objetivo é promover a cultura e as danças angolanas através de aulas de  Kizomba, Semba, Kuduro, entre outras. O coletivo existe desde agosto de 2018. É formado por brasileiros,  angolanos, guineense e francesa, residentes em São Paulo, onde realiza-se atividades de intercâmbio cultural.  Em 2019, o coletivo foi contemplado pela Secretaria Municipal de Cultura no programa VAI 1  (Valorização de Iniciativas Culturais) para realização do projeto denominado “Intercâmbio Cultural Brasil  & Angola”. Foram realizados vários Workshops de Danças Angolanas, nas Casas de Cultura e Centros  Culturais de São Paulo, com entrada gratuita. Desde a inauguração do KIZOMBA YETU já foram realizadas uma média de 60 eventos e neles passaram mais de 2.000 alunos, atuamos em diversas regiões de São Paulo, como: Sé, Brás, República, Bela Vista, Jabaquara, Freguesia do Ó, Jardim Peri Alto, Sacomã/Ipiranga e na Avenida Paulista, além de participação em outros eventos culturais.