Cia Diversidança circula com o espetáculo “Tirem os sapatos e dancem conosco”

Cia Diversidança apresenta o espetáculo “Tirem os sapatos e dancem conosco” em SP

Agenda tem datas confirmadas em Perus, Jardim Casablanca, Butantã, Santo Amaro, Jardim São Luís e…

Agenda tem datas confirmadas em Perus, Jardim Casablanca, Butantã, Santo Amaro, Jardim São Luís e Penha

Após curta temporada de apresentações online, a Cia Diversidança leva o espetáculo presencial ‘Tirem os sapatos e DANCEM conosco’ para vários pontos da capital de São Paulo de 14 de junho a 29 de julho.

O espetáculo foi criado durante a pandemia, num momento em que a companhia explorava as possibilidades de interação com o público – mesmo que de forma virtual. Na ocasião, o espectador podia escolher as cenas que aconteceriam, o formato e os bailarinos que as fariam. O trabalho foi retomado recentemente em transmissão no YouTube e, agora, ganhará sua versão presencial, para a qual foi pensado desde o início. “Após a pandemia, tivemos a oportunidade de rever e poder criar um espetáculo que realmente pudesse contar com a interação das pessoas. Então a partir do processo de pesquisa do espetáculo virtual, pudemos buscar novos caminhos que fossem de encontro com a interatividade. Em ‘Tirem os sapatos e DANCEM conosco’, nossa proposta é convidar as pessoas para interagir de diferentes formas: seja por uma escolha, por um abraço, um cumprimento, dando um depoimento ou dançando conosco. Nessa perspectiva, podemos olhar as pessoas, tocá-las. Podemos, de fato, mostrar ao público um processo de pesquisa em dança que, em 2023, completa 10 anos de experimentações”, comenta Rodrigo Cândido, fundador da companhia.

A Cia Diversidança foi criada em 2006, pelo dançarino e coreógrafo Rodrigo Cândido, e está sediada na Zona Sul da cidade de São Paulo, território que influencia diretamente suas ações e o seu processo de pesquisa artística, caracterizada pelo trabalho autoral em criação e investigação colaborativa – traço geral das criações coreográficas contemporâneas. Desde 2013, vem desenvolvendo uma pesquisa que avança pela dramaturgia da memória e suas “contranarrativas”, que proporcionam a revisão de questões estruturadas pela hegemonia social, usando as próprias histórias, experiências e corpos, com intuito de criar uma dança que reflita sobre quem nós somos.

“Ainda vivemos uma nebulosa, ocasionada pela pandemia e o trabalho que a Cia Diversidança vem realizado, de oferecer ao espectador uma experiência simbólica, uma vez que, para o espetáculo seguir, o público precisa construir essa jornada com a gente. É um convite para celebrar o presente. Nossa proposta é transformar as obras, num ponto de conexão, entre artistas e público, de trazer novas perspectivas e situações quando alguém vai ver um espetáculo de dança. O que podemos dizer, é que cada dia de apresentação será único, pois as escolhas e interações darão uma dinâmica diferente aos espetáculos”.

As performances de junho serão destinadas exclusivamente para alunes dos espaços envolvidos, mas, no dia 20/06, a população terá oportunidade de assistir o espetáculo na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, às 19h30, com entrada gratuita. Em julho, todas as datas serão abertas ao público em geral.

Em agosto, a Cia apresenta a 3ª Edição do “Micro Danças” no Espaço Cultural CITA e, depois, todos os vídeos que compõem o trabalho será disponibilizados no Instagram e YouTube da Cia.

O projeto foi contemplado pela 32ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

Serviço:

CCSA/EDA SP – Escola de Dança de São Paulo no Centro Cultural Santo Amaro

[[ Apresentação fechada para alunes ]]

Datas: 14 e 16/06, quarta e sexta-feira.

Horário: 16h30

Endereço: Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP

Fábrica de Cultura Jardim São Luís

Data: 20/06, terça-feira.

Horários: 14h | A presentação fechada para alunes

e 19h30 | Apresentação aberta para a população em geral

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 – Jardim São Luís, São Paulo – SP.

CEU Casa Blanca Solon Borges dos Reis

[[ Apresentação fechada para alunes ]]

Data: 22/06, quinta-feira.

Horários: 10h30 e 15h.

Endereço: Rua João Damasceno, 85 – Jardim Casablanca, São Paulo – SP.

Centro Cultural da Penha

Data: 08/07, sábado.

Horários: 15h e 19h.

Endereço: Largo do Rosário, 20 – Penha de França, São Paulo – SP.

Teatro Paulo Eiró

Datas: 14, 15 e 16/07, sexta, sábado e domingo.

Horários: 21h, sexta e sábado; 19h, domingo.

Endereço: Avenida Adolfo Pinheiro, 765 – Santo Amaro, São Paulo – SP.

Casa de Cultura do Butantã

Data: 22/07, sábado.

Horários: 12h e 19h30.

Endereço: Avenida Junta Mizumoto, 13 – Jardim Peri Peri, São Paulo – SP.

Ocupação Artística Canhoba

Data: 28 e 29/07, sexta e sábado.

Horários: 15h, sexta; 19h, sábado.

Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, São Paulo – SP.

SOBRE A COMPANHIA

A Cia Diversidança foi criada em 2006, pelo dançarino e coreógrafo Rodrigo Cândido, sediada na Zona Sul da cidade de São Paulo, território que influencia diretamente as ações e o seu processo de pesquisa artística, caracterizando-se por intenso trabalho autoral na busca de uma criação e investigação colaborativa, características às criações coreográficas na contemporaneidade. Visa contribuir para o acesso, fomento, difusão e formação artística, possibilitando a prática de democratização e descentralização da produção de dança, dialogando com o circuito cultural da cidade de São Paulo, favorecendo para o fortalecimento de apreciadores para a linguagem. Desde 2013, vem desenvolvendo uma pesquisa de linguagem estética que permeia pela dramaturgia da memória, a estética relacional e na construção de contranarrativas, que permeiam a nossa hegemonia social, por meios de nossos corpos, origens e experiências, que fomentam danças que possam desvelar quem somos.