Celso Athayde, fundador da Cufa, e uma das maiores lideranças do ativismo social no Brasil, no 3º episódio do Trip Transformadores na TV Cultura

Celso Athayde no 3º episódio do Trip Transformadores na TV Cultura

Fundador da Cufa, e uma das maiores lideranças do ativismo social no Brasil, no 3º…

Fundador da Cufa, e uma das maiores lideranças do ativismo social no Brasil, no 3º episódio do Trip Transformadores na TV Cultura

A análise faz parte do terceiro episódio da série de programas Trip Transformadores, neste sábado, 05, às 22h, na TV Cultura.

“Ninguém vende droga porque prefere vender droga. As pessoas vendem droga se isso der dinheiro para garantir o sustento delas”, dispara Celso Athayde

Celso, um dos 10 homenageados desta 14ª temporada, atuou, junto com a Cufa, em diversas frentes para diminuir os impactos da covid na população mais pobre do país. “A gente alcançou 180 milhões de pessoas no ano passado e 19 mil toneladas de alimentos”, conta no episódio em que conversa com o cantor, compositor e apresentador Leo Jaime.

O ativista faz análises contundentes sobre a discriminação da população preta (“Nós moramos num país onde o racismo era um regime oficial”; “Por mais que na favela e nas periferias, eventualmente, as pessoas tenham a mesma situação econômica, uma coisa determina a diferença entre elas: a cor da sua pele”) e joga luz sobre um tema raramente percebido pela sociedade. “A droga que transforma aquele espaço e faz muita gente morrer é a mesma droga que mata a fome de muita gente. Muitos moleques saem de uma boca de fumo de manhã cedo e vão para uma farmácia comprar remédio para o pai. Essa foto a gente não consegue ver e não estou dizendo que isso é bom”, explica.

Também homenageada pelo Trip Transformadores 2021, Luiza Batista, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, traz outros recortes sociais para o terceiro episódio da série. Em conversa com o estilista, diretor criativo e comunicador de moda Dudu Bertholini, ela comenta o que tem faltado ao país em relação aos direitos e às conquistas dessas mulheres: “consciência política para os empregadores, consciência política para as trabalhadoras e a lei ser cumprida de forma mais rígida”.

Luiza, que liderou o movimento de reivindicação pela quarentena remunerada para as trabalhadoras domésticas, toca na dura simbologia da primeira vítima fatal da covid-19 no país. “O fato dessa primeira morte no Brasil ter sido de uma trabalhadora doméstica ao menos serviu para chamar a atenção da sociedade para o descaso com que nós somos tratadas”.

Apresentado por Lázaro Ramos, a série de programas Trip Transformadores estreou no dia 22 de maio e terá cinco episódios, ao todo (o último vai ao ar em 19 de junho). A direção é de Tadeu Jungle.

Todos os anos o projeto multiplataforma da TRIP homenageia dez brasileiros das mais distintas origens, extratos sociais e campos de atuação que – por seu trabalho, ideias e iniciativas de grande impacto ou originalidade – ajudam a promover o avanço do senso de coletivo e a diminuir o sofrimento do outro.

Os perfis completos dos dez homenageados deste ano estão em https://revistatrip.uol.com.br/trip-transformadores.