Ceilândia recebe Festival de forró on-line Os maiores nomes do forró da capital se apresentam on-line neste fim de semana

Ceilândia recebe Festival de forró on-line

Os maiores nomes do forró da capital se apresentam on-line neste fim de semana Celeiro…

Os maiores nomes do forró da capital se apresentam on-line neste fim de semana

Celeiro da cultura nordestina do Distrito Federal, a cidade de Ceilândia celebra a conquista de Patrimônio Cultural imaterial do Brasil. Com uma programação que envolve diversas vertentes do ritmo regional, o “1º Festival Online de Forró do Distrito Federal na Cidade de Ceilândia”. Um dos maiores festivais gratuitos do gênero é transmitido pelo YouTube da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal (ASFORRÓ-DF). Para este fim de semana, (21 e 22 de janeiro) diversos trios consagrados da cidade se apresentam em um grande show.

Até 19 de fevereiro de 2022, o público apaixonado por forró poderá curtir os melhores trios da cultura regional, no conforto e segurança do lar. Totalmente gratuito, inclusivo e descentralizado, o festival visa fortalecer uma das culturas mais ricas do Brasil, direto da capital nordestina do DF, Ceilândia.

A primeira edição do Festival de Forró do Distrito Federal da Cidade de Ceilândia é uma realização da Associação dos Forrozeiros do Distrito Federal, com o fomento do Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial de Cultura / Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural, do Governo Federal.

Com o objetivo de proteger e valorizar os conhecimentos e expressões das culturas populares tradicionais, o projeto também gera oportunidade, em tempos de pandemia de geração de emprego e renda para agentes culturais, artistas e técnicos. Além disso, pessoas de todas as idades e classes sociais terão acesso a um festival gratuito, transmitido pela Internet.

A partir do som, de muito forró, xaxado, xote e o baião, a festa conta com a presença de artistas que cultuam o gênero e preservam as raízes nordestinas, em uma das Regiões Administrativas que possui a maior pujança pelas tradições que puxam as festividades de São João de todo o país, Ceilândia. Neste time, artistas, grupos artísticos, mestres, praticantes, brincantes, grupos culturais populares, urbanos e rurais celebram juntos a força do forró tradicional e contam com o carinho do público on-line.

Idealizador do projeto, Marques Célio, presidente da Associação dos Forrozeiros do DF (ASFORRÓ), faz coro aos colegas de trabalho. Para ele, o festival chega em boa hora para quem faz cultura no Distrito Federal. O Festival trouxe a esperança para que esses grupos possam se apresentar de forma segura, garantindo também a chance de continuar a tradição popular tão cultuada no país”, destacou.

Nomes consagrados do forró do DF chamam seu público fiel para curtirem juntos, a alegria do festival. Confira quem estará presente e programe-se: Trio Jamelo e os Cobras do Baião, Trio Primavera, Trio Pernambuco, Trio Sacode Brasil, Trio Guaraciaba,Trio os Brasas do Nordeste e Chicão do Forró, Trio K Entre Nós, Trio Forrozão Ferro de Ouro e Almirante Aboiador, Trio os Forrozeiros do Nordeste, Os Três Mosqueteiros, Forró Legal, Nando Cantador e Trio, Trio Fortaleza, Cara Nova, Rei do Som, Xilique, Bené do Acordeon e Trio M Som, Anastácio Oliveira e Trio Forró pra Nóis, Trio Siridó, Trio os Três do Forró, Janduy da Sanfona e Trio Rei, Trio do Nordeste, Asa Branca, Malucos do Forró, Cabras do Nordeste, Asa Norte, Xamego bom e Paulinho do Forró, Nilson Freire só Pé de Serra, Trio Cariri, Trio Farol da Barca, Trio Balançado, Trio Xodó, Trio Sanfona Nova, Gonzaga e o Balanço do Forró, Forró BjÚ, Luizão do Forró, Raimundo do Forró e Trio Mangabeira.

Serviço: 1º FESTIVAL DE FORRÓ DO DISTRITO FEDERAL DA CIDADE DE CEILÂNDIA

Quando? 07 de janeiro a 19 de fevereiro

Onde? Youtube ASSFORRÓ-DF – Link:

https://www.youtube.com/watch?v=wB07_fGtgDo&t=12113s

Ingresso: GRATUITO.

Confira programação completa:

21/01/2022

SEXTA-FEIRA

BENE DO ACORDEON E TRIO M SOM 3

ANASTÁCIO OLIVEIRA E TRIO FORRÓ PRA NÓIS

TTRIO SIRIDÓ

TRIO OS TRÊS DO FORRÓ

20:00 H

21:00 H

22:00 H

23:00 H

22/01/2022

SÁBADO

JANDUY DA SANFONA E TRIO REI

TRIO DO NORDESTE

TRIO ASA BRANCA

TRIO MALUCOS POR FORRÓ E

20:00 H

21:00 H

22:00 H

23:00 H

04/02/2022

SEXTA-FEIRA

TTRIO OS CABRAS DO NORDESTE

TRIO ASA NORTE

TRIO XAMEGO BOM E PAULINHO DO FORRÓ

NILSON FREIRE SÓ PÉ DE SERRA

20:00 H

21:00 H

22:00 H

23:00 H

05/02/2022

SÁBADO

TRIO CARIRI

TRIO FAROL DA BARCA

TRIO BALANÇADO

TRIO XODDÓ

TRIO SANFONA NOVA

19:00 H

20:00 H

21:00 H

22:00 H

23:00 H

19/02/2022

SÁBADO

GONZAGA O BALANÇO DO FORRÓ

TRIO FORRÓ BjÚ

TRIO LUIZÃO DO FORRÓ

TRIO RAIMUNFO DO FORRÓ

TRIO MANGABEIRA

19:00 H

20:00 H

21:00 H

22:00 H

23:00 H