CDCN realiza debate para conhecer propostas de candidatos negros nas eleições deste ano

A Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi), por meio do Conselho de Desenvolvimento da…

A Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi), por meio do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), realiza nesta quarta-feira (24) um debate com os candidatos negros que vão concorrer a um cargo na Assembleia Legislativa da Bahia, Câmara dos Deputados e Senado Federal nas eleições deste ano. O objetivo é ouvir as propostas deles relativas à comunidade negra nas áreas da educação, saúde, segurança, cultura, lazer, habitação, acesso à justiça e à terra, e poder econômico.

O evento será a partir das 15h, na sede do CDCN, localizada na Ladeira do Paço, no Centro Histórico de Salvador. O Conselho é composto por organizações da sociedade civil e órgãos governamentais e tem por finalidade estudar, propor e acompanhar medidas relativas à população negra, buscando resgatar o direito à plena cidadania e participação na sociedade.

Para isso, formula diretrizes e propõe medidas, mostrando a execução das ações do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial. Além disso, dá pareceres que venham assegurar e ampliar direitos da comunidade negra, promovendo o desenvolvimento cultural, social, político e econômico.

O organismo surgiu na Bahia como resultado da atuação entre diferentes frentes do movimento negro, acadêmicos, blocos afros, afoxés, mulheres negras, quilombolas, juventude negra, irmandade seculares, povo de santo, outros.