NIKE E CBF APRESENTAM A NOVA COLEÇÃO DA SELEÇÃO EM HOMENAGEM À ONÇA-PINTADA E À GARRA DA NAÇÃO

CBF apresenta nova coleção de camisas, com Djonga e MC Hariel

Uniformes serão usados pelos craques da Seleção Brasileira de Futebol na busca pela sexta estrela…

Uniformes serão usados pelos craques da Seleção Brasileira de Futebol na busca pela sexta estrela no Catar em 2022.

Garra, substantivo: definido como a “firmeza da mente ou do espírito – coragem inabalável diante de dificuldades ou perigos”. A palavra Garra tem um significado adicional: define “a unha comprida, recurva e pontiaguda” de alguns animais, como a onça-pintada, um dos principais símbolos nacionais. Dentro de campo, Garra é driblar, pedalar, rabiscar, lutar e seguir em frente. Acima de tudo, a onça-pintada também representa o estilo de jogo do Brasil: tão feroz quanto artístico. Inspirada na garra, espírito e resiliência da nação, a Nike e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentam a nova coleção simbolizando a “Garra Brasileira”.

“Para a Nike, valorizar o futebol significa homenagear os atletas, a juventude e as comunidades que o definiram”, diz Aaron Barnett, Diretor de Produto Sênior da Nike Global para vestuário de futebol. “A nova coleção da Seleção Brasileira celebra a coragem e a criatividade de uma equipe que nunca desiste – uma equipe que reflete o melhor da própria cultura de inovação da Nike”, completa.

Para desenvolver a nova identidade para a Seleção Brasileira, o time de design da Nike se manteve fiel à história da Seleção, ao mesmo tempo em que uniu tradição e criatividade, tecnologia e sustentabilidade. O resultado é um design exclusivo que estabelece um equilíbrio entre a exibição do orgulho nacional, a cultura jovem do país e a inovação para performance.

As primeiras peças da coleção da Seleção Brasileira 2022 estarão disponíveis exclusivamente para os Membros Nike em nike.com.br/seleçao no dia 8 de agosto. Já no dia 12 de agosto, as peças chegam em todo o mercado brasileiro.

CREATIVE RETOUCHING

CAMPANHA VESTE A GARRA

Para representar a Garra brasileira, a Nike apresenta a campanha intitulada “Veste a Garra”, trazendo lendas do esporte, ícones da cultura brasileira e atletas da nova geração que espelham o orgulho nacional. Estrelam a campanha nomes como o do goleiro Alisson Becker, os jogadores Richarlison, Rodrygo, Philippe Coutinho, Marquinhos, Matheus Cunha e Adriana, o atleta olímpico Paulo André, o ex-jogador Ronaldo, o rapper Djonga, o funkeiro MC Hariel, os streamers Gaules e Babi, a judoca Rafaela Silva e Raphael Martins, líder do coletivo Meninos Bons de Bola.

PRODUTO DE ALTA PERFORMANCE IMPULSIONADO POR DADOS E INSIGHTS

O desenvolvimento para a nova coleção combina a ciência esportiva da Nike – incluindo a coleta rigorosa de dados e insights – com um projeto computacional abrangente para criar um uniforme leve e de última geração. Os novos uniformes utilizam a tecnologia Dri-FIT ADV, a mais avançada plataforma da Nike para peças de roupa.

Os mapas de suor e calor corporal dos atletas foram fundamentais para projetar e estruturar o Dri-FIT ADV nos uniformes. Utilizando os mapas de calor dos atletas e a tecnologia desenvolvida, os designers foram capazes de projetar o material pixel a pixel para fornecer um reforço preciso e ventilado para esfriar nos pontos exatos do corpo do atleta onde são mais necessárias.

Exclusiva da Seleção Brasileira, a Nike criou estampas computadorizadas inspiradas na onça-pintada. Mais do que uma referência visual, na camisa amarela, esse icônico padrão de impressão de onça ajuda na respirabilidade da peça – que proporciona um ajuste sem costura e adaptável que absorve o suor e reduz a distração para o atleta.

ESTÉTICA TOTALMENTE NOVA, INSPIRADA NO CORPO EM MOVIMENTO

A Amarelinha cria a releitura vibrante da cor introduzindo o Amarelo Dinâmico, que dá vida às pintas (rosetas) da onça-pintada espalhadas por toda a peça. Pela primeira vez, o segundo uniforme apresenta o Azul Paramount na barra das mangas e na gola, criando uma combinação que faz referência às três cores da bandeira nacional brasileira – o amarelo, o verde e o azul. Os shorts são azuis com a numeração em amarelo, enquanto as meias brancas exibem detalhes em verde e azul que completam o visual do uniforme.

Assim como o primeiro uniforme traz tons e estampas vibrantes, o segundo também carrega as três cores da bandeira brasileira e o padrão da onça-pintada. Aqui, a estampa com as pintas da onça aparece em um design moderno nas mangas da camisa Azul Supremo. O calção branco traz a numeração em verde, e o meião azul com detalhes em verde e amarelo completa o uniforme.

Nas duas camisas, do lado esquerdo do peito, o escudo da CBF, que ganhou tratamento exclusivo, aparece logo abaixo das cinco estrelas que simbolizam o pentacampeonato mundial. Na parte interna da camisa, na altura da nuca, há um grafismo especial em homenagem à “Garra Brasileira”, em uma referência tanto às garras da onça-pintada, quanto ao espírito determinado e resiliente das brasileiras e dos brasileiros. Já a parte interna frontal da camisa amarela traz o detalhe da bandeira do Brasil.

“Vestir a camisa amarela é a maior honra que eu e meus companheiros da Seleção Brasileira poderíamos imaginar. Nós queremos jogar com muita garra e conquistar a vitória pelo nosso país”, diz o atacante Richarlison da Seleção Brasileira. “Representando o Brasil e a Nike, temos uma chance de jogar por algo maior – para contribuir com o futuro do esporte”, completa.

DESIGN SUSTENTÁVEL EM TODA A COLEÇÃO DE FUTEBOL

Além de trazer o melhor em termos de design, performance e inovação, os uniformes também são feitos 100% de poliéster reciclado de garrafas plásticas recicladas, reduzindo o desperdício e o impacto sem comprometer o desempenho das peças. O uso de poliéster reciclado reduz as emissões de carbono em até 30%, em comparação com o poliéster virgem, e ajuda a desviar anualmente uma média de 1 bilhão de garrafas plásticas dos aterros sanitários e cursos d’água.

A equipe da Nike Football levou a criação dos uniformes de 2022 a um passo além: usaram protótipos digitais para reduzir a geração de resíduos. Graças às máquinas mais modernas e avançadas para criação de produtos, o número de amostras criadas para fins de prototipagem foi reduzido em cerca de 75%, em comparação com os processos de 2018.

Esse design, que considera a sustentabilidade desde o início, se estende aos uniformes de treino, às camisas pré-jogo, às jaquetas para o momento da execução do hino e às coleções para torcedores. Pela primeira vez, mais de 75% de toda a linha de vestuário de futebol da Nike é feita com poliéster 100% reciclado. Essa ênfase cada vez maior no uso de métodos sustentáveis de produção para toda a coleção confere uma escala e uma amplitude inéditas para o design ecológico nunca vista antes em toda a linha de futebol da Nike.

AÇÕES NO BRASIL PARA AJUDAR O FUTURO DO PLANETA E DO ESPORTE

O compromisso da Nike para ajudar a proteger o futuro do planeta – e, portanto, o futuro do esporte – vai além dos produtos: este objetivo também guia a abordagem da marca em relação a outras ações para um impacto ainda maior. No Brasil, a Nike (por meio da FISIA, distribuidora oficial Nike no Brasil), possui parceria com a Associação Onçafari, organização criada há 11 anos para preservar a biodiversidade brasileira, com ênfase na pesquisa, monitoramento e proteção de onças-pintadas. O compromisso irá viabilizar iniciativas que buscam proteger a onça-pintada por meio da intensificação de pesquisas e do monitoramento da espécie em quatro diferentes biomas, em especial na Amazônia, pelos próximos três anos.

A Nike também tem parcerias estabelecidas com a SOS Amazônia e o Instituto Esporte e Educação, visando fortalecer a agenda da sustentabilidade e o fomento do desenvolvimento comunitário por meio do esporte, a partir de iniciativas realizadas na Amazônia.

“A Seleção Brasileira e sua camisa amarela são uma representação do nosso país e do nosso povo. Este ano, ao honrar um dos animais símbolos da nossa fauna, a onça-pintada, os uniformes são ainda mais especiais: nos lembram que podemos agir para criar um mundo melhor, ajudando a proteger o futuro do planeta e o esporte”, diz Gustavo Viana, Diretor de Marketing da FISIA, distribuidora oficial Nike no Brasil.

A parceria com atletas, clubes e federações, como a CBF, a ampliação de inovações voltadas para a sustentabilidade e o investimento nas comunidades fazem parte dos esforços contínuos da Nike para ajudar o crescimento do esporte, agora e no futuro.