Brasilienses garantem vaga em decisão nacional do maior campeonato de Breaking individual do mundo

Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, foi o palco da seletiva regional do Red Bull…

Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, foi o palco da seletiva regional do Red Bull BC One neste sábado e selecionou 6 B-Boys e B-Girls para a grande final

Com duas décadas de tradição, o Red Bull BC One, maior competição individual de Breaking do planeta, passou por Brasília no último sábado (01) para a qualificatória regional, chamada de Cypher. O Espaço Cultural Renato Russo foi tomado pelo público vibrante em um dia cheio de batalhas e, subiram ao pódio os B-Boys Khaled, Iguin e Xandin e as B-Girls Ana, Nay e Paulinha. Tanto na categoria masculina quanto na feminina, os três primeiros colocados garantiram vagas para a decisão nacional, que acontece dia 22 de julho, em São Paulo. A Final Nacional – que está com venda dos ingressos abertas por meio do link www.redbull.com/bconebr – reunirá 32 dançarinos de diferentes cantos do Brasil para buscarem vagas para a etapa mundial, em Paris.

A B-Girl Maia, atual campeã nacional da competição, é brasiliense e esteve presente no evento nesse final de semana. Para Maia, é muito importante ter em Brasília um palco para esse torneio: “Brasília tem muita história com o breaking, temos muitos B-Boys, B-Girls e crews que são referências nacionais e internacionais. Muitos breakers locais estão fazendo história, ganhando visibilidade, realizando projetos culturais e sociais, conseguindo patrocínios e representando o Brasil em eventos muito importantes em outros países – e posso inclusive me colocar como uma dessas pessoas”, contou Maia.

Nesta Cypher, os breakers passaram pelo crivo de um júri de peso, composto pelo B-Boy Mixa, que é diretor artístico, coreógrafo e intérprete no cenário Hip-Hop há quase duas décadas, a B-Girl brasileira Thaisinha, comentarista de breaking e atuante na área educacional e social por meio da dança há mais de dez anos e William, pesquisador, atuante na dança breaking há 20 anos, produtor cultural e empreendedor da cultura Hip Hop.

Os jurados avaliaram fatores como criatividade, originalidade, dinâmica, combinações de movimentos e musicalidade. A competição funciona em formato 1×1, com duas a três entradas dos dançarinos em cada round. As apresentações levam de 30 segundos até 1 minuto, a depender da estratégia adotada pelo participante em cada um dos momentos. Após a passagem por Brasília (DF), o evento irá passar pelo Rio de Janeiro (RJ) e por São Paulo (SP) que, além da Cypher paulista, sediará também a decisão nacional, que reúne os melhores nomes que venceram em cada localidade.

Red Bull BC One Camp

Na semana que marca um ano para a estreia da modalidade em Paris, o evento ainda conta com um ‘mini festival’ de celebração da cultura hip hop. Em São Paulo, paralelamente à Cypher e Final Nacional, acontece também o Red Bull BC One Camp, entre os dias 20 e 22 de julho, no icônico Memorial da América Latina, importante espaço cultural para a capital paulista, que também sediou a etapa mundial do evento em 2006. Com três dias de programações especiais, o público poderá vivenciar uma imersão ao mundo do breaking por meio de workshops, apresentações, oficinas de danças e batalhas de exibição, com grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade.

Além da seletiva de São Paulo e da Final Nacional – que está com venda dos ingressos abertas por meio do link www.redbull.com/bconebr – a programação do Red Bull BC One Camp contará com workshops ministrados por relevantes nomes do Breaking internacional, como o marroquino Lil Zoo. Além disso, haverá batalhas ‘diferentonas’: a Batalha do Chinelo, criada pelo B-Boy Pelezinho, na qual os competidores dançam de chinelo, e não podem deixá-los sair do pé; a Batalha Footwork, que desafia os dançarinos a fazerem os passos com as mãos, sustentando o peso do corpo; e a Batalha de Crashfest, disputa entre todos da roda de dança, com movimentos ‘loucos’ e explosivos, na qual o público decide o vencedor.

SERVIÇO

Red Bull BC One – Final Nacional 2023

Data: 22 de julho

Horário: A partir das 19h (horário de Brasília)

Local: Auditório Simon Bolívar – Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001

Entrada: a partir de R$15

Link para a compra do Ingresso: www.redbull.com/bconebr

Conheça o Red Bull BC One:

O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre B-Boys e B-Girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores B-Boys e B-Girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em julho na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) disputam a Last Chance Cypher, antes de garantirem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 21 de outubro. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.