Brasilienses garantem vaga em decisão nacional do maior campeonato de Breaking individual do mundo

Brasilienses garantem vaga em decisão nacional do maior campeonato de Breaking individual do mundo

Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, foi o palco da seletiva regional do Red Bull…

Espaço Cultural Renato Russo, em Brasília, foi o palco da seletiva regional do Red Bull BC One neste sábado e selecionou 6 B-Boys e B-Girls para a grande final

Com duas décadas de tradição, o Red Bull BC One, maior competição individual de Breaking do planeta, passou por Brasília no último sábado (01) para a qualificatória regional, chamada de Cypher. O Espaço Cultural Renato Russo foi tomado pelo público vibrante em um dia cheio de batalhas e, subiram ao pódio os B-Boys Khaled, Iguin e Xandin e as B-Girls Ana, Nay e Paulinha. Tanto na categoria masculina quanto na feminina, os três primeiros colocados garantiram vagas para a decisão nacional, que acontece dia 22 de julho, em São Paulo. A Final Nacional – que está com venda dos ingressos abertas por meio do link www.redbull.com/bconebr – reunirá 32 dançarinos de diferentes cantos do Brasil para buscarem vagas para a etapa mundial, em Paris.

A B-Girl Maia, atual campeã nacional da competição, é brasiliense e esteve presente no evento nesse final de semana. Para Maia, é muito importante ter em Brasília um palco para esse torneio: “Brasília tem muita história com o breaking, temos muitos B-Boys, B-Girls e crews que são referências nacionais e internacionais. Muitos breakers locais estão fazendo história, ganhando visibilidade, realizando projetos culturais e sociais, conseguindo patrocínios e representando o Brasil em eventos muito importantes em outros países – e posso inclusive me colocar como uma dessas pessoas”, contou Maia.

Nesta Cypher, os breakers passaram pelo crivo de um júri de peso, composto pelo B-Boy Mixa, que é diretor artístico, coreógrafo e intérprete no cenário Hip-Hop há quase duas décadas, a B-Girl brasileira Thaisinha, comentarista de breaking e atuante na área educacional e social por meio da dança há mais de dez anos e William, pesquisador, atuante na dança breaking há 20 anos, produtor cultural e empreendedor da cultura Hip Hop.

Os jurados avaliaram fatores como criatividade, originalidade, dinâmica, combinações de movimentos e musicalidade. A competição funciona em formato 1×1, com duas a três entradas dos dançarinos em cada round. As apresentações levam de 30 segundos até 1 minuto, a depender da estratégia adotada pelo participante em cada um dos momentos. Após a passagem por Brasília (DF), o evento irá passar pelo Rio de Janeiro (RJ) e por São Paulo (SP) que, além da Cypher paulista, sediará também a decisão nacional, que reúne os melhores nomes que venceram em cada localidade.

Red Bull BC One Camp

Na semana que marca um ano para a estreia da modalidade em Paris, o evento ainda conta com um ‘mini festival’ de celebração da cultura hip hop. Em São Paulo, paralelamente à Cypher e Final Nacional, acontece também o Red Bull BC One Camp, entre os dias 20 e 22 de julho, no icônico Memorial da América Latina, importante espaço cultural para a capital paulista, que também sediou a etapa mundial do evento em 2006. Com três dias de programações especiais, o público poderá vivenciar uma imersão ao mundo do breaking por meio de workshops, apresentações, oficinas de danças e batalhas de exibição, com grandes nomes nacionais e internacionais da modalidade.

Além da seletiva de São Paulo e da Final Nacional – que está com venda dos ingressos abertas por meio do link www.redbull.com/bconebr – a programação do Red Bull BC One Camp contará com workshops ministrados por relevantes nomes do Breaking internacional, como o marroquino Lil Zoo. Além disso, haverá batalhas ‘diferentonas’: a Batalha do Chinelo, criada pelo B-Boy Pelezinho, na qual os competidores dançam de chinelo, e não podem deixá-los sair do pé; a Batalha Footwork, que desafia os dançarinos a fazerem os passos com as mãos, sustentando o peso do corpo; e a Batalha de Crashfest, disputa entre todos da roda de dança, com movimentos ‘loucos’ e explosivos, na qual o público decide o vencedor.

SERVIÇO

Red Bull BC One – Final Nacional 2023

Data: 22 de julho

Horário: A partir das 19h (horário de Brasília)

Local: Auditório Simon Bolívar – Memorial da América Latina – Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001

Entrada: a partir de R$15

Link para a compra do Ingresso: www.redbull.com/bconebr

Conheça o Red Bull BC One:

O Red Bull BC One é a maior competição individual do mundo entre B-Boys e B-Girls. Criado em 2004, o evento de breaking é realizado em diversos países, onde a cada ano milhares de dançarinos competem em batalhas regionais, as chamadas Cyphers. Após essa primeira fase, os melhores B-Boys e B-Girls se enfrentam na final nacional do evento que, neste ano, ocorre em julho na cidade de São Paulo. Os vencedores dessa etapa (um de cada categoria) disputam a Last Chance Cypher, antes de garantirem uma vaga na final mundial, que acontece no dia 21 de outubro. A grande decisão funciona no formato mata-mata, no qual os participantes dançam em frente a um painel formado por cinco jurados e têm suas habilidades avaliadas. Vale tudo para impressionar: técnica, criatividade e simpatia. Quem for melhor em todos os requisitos e conquistar os juízes, vence.