Brasil reconhece Cultura Hip-Hop como Valorização e Fomento da Cultura Hip-Hop em decreto presidencial

No dia 20 de novembro de 2023, o Brasil se tornará o primeiro país do…

No dia 20 de novembro de 2023, o Brasil se tornará o primeiro país do mundo a reconhecer oficialmente a Cultura Hip-Hop como valorização e fomento da cultura Hip-Hop. O decreto será assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Comemorando 50 anos de existência, o movimento Hip-Hop está prestes a alcançar mais um marco histórico em sua trajetória. A valorização e fomento da cultura Hip-Hop como expressão artística é um passo significativo para preservar e valorizar essa manifestação que vem influenciando gerações de brasileiros.

Foto Divulgação

Foto Divulgação – Construção Nacional Hip Hop

 

O Hip-Hop engloba diferentes elementos, como a música, dança, grafite e o estilo de vida característico. Originado nos Estados Unidos, o movimento ganhou destaque no Brasil na década de 1980, principalmente nas periferias das grandes cidades. Desde então, tornou-se uma forma de expressão poderosa, abordando questões sociais, raciais e políticas.

A valorização e fomento da cultura Hip-Hop traz consigo a responsabilidade de preservar e promover a diversidade cultural presente nesse movimento. Além disso, fortalece a identidade e o orgulho das comunidades que se identificam com essa manifestação artística.

Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido como Lula, foi escolhido para assinar o decreto devido ao seu histórico de apoio e valorização das manifestações culturais populares. Sua presença na assinatura do decreto reforça o compromisso do governo brasileiro em reconhecer e valorizar a diversidade cultural do país.
A notícia da valorização e fomento da cultura Hip-Hop gerou grande repercussão nas redes sociais. Muitos internautas celebraram o acontecimento como um legítimo e elegante marco histórico. Alguns ressaltaram a importância de preservar e valorizar as raízes culturais do Hip-Hop, enquanto outros destacaram a influência positiva desse movimento na vida de milhares de jovens.

Por: Laiz Cecília, Jornalista/Redator

Foto créditos: Cláudia Maciel