Foto crédito: Hudson de Assis

Bloco Afro Magia Negra realiza ensaio aberto, neste sábado, dia 10 de fevereiro

Criado em 2013, o Bloco Afro Magia Negra reúne pessoas comprometidas com o enfrentamento ao…

Criado em 2013, o Bloco Afro Magia Negra reúne pessoas comprometidas com o enfrentamento ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo negro

Foliões que estão curtindo o Pré-Carnaval de Belo Horizonte, não podem perder o Pré-Arrastão Màrìwò, que o Bloco Afro Magia Negra realizará neste sábado, dia 10 de fevereiro.  A concentração começa às 14h, na Tendinha Baticum, localizada na Rua Itararé, 566, no bairro Concórdia. O local foi escolhido por ser um espaço sagrado no território que é compreendido como parte da “Pequena África” da capital mineira.

“Vai rolar um aquecimento no afrormigueiro. Será como uma preparação das sensações e delícias que terá no cortejo oficial”, explica Camilo Gan, fundador do Magia Negra. A festa vai rolar a tarde inteira e a programação será intensa. Às 15h, haverá um esquenta com a bateria e o corpo de dança. O mini arrastão sairá às 16h e seguirá até a rua Jacuí, e volta para o Baticum. Em seguida, haverá um pocket show  com a banda completa do Bloco Magia Negra.

A programação oficial de eventos do Bloco Magia Negra transcende a agenda oficial do Carnaval de Belo Horizonte. As atividades desenvolvidas pelo Bloco Afro começaram no início de janeiro e vão até o final de fevereiro.

Bloco Afro Magia Negra- Criado em 2013 pelo artista plural Camilo Gan, o Bloco Afro Magia Negra reúne pessoas comprometidas com o enfrentamento ao preconceito étnico-racial relacionado ao povo negro. O principal objetivo do bloco é promover a afrobetização por meio da arte e cultura negra, com o intuito de desfazer feitiços racistas. O bloco tem como mascote e inspiração a formiga, um dos seres que possuem o mais alto grau de organização social do mundo animal, e que tem consciência de que sozinhas não são nada, mas, embora muito pequenas, junto com sua comunidade podem exercer força poderosíssima.

Atualmente a banda de rua do Bloco é composta por 100 membros divididos entre músicos dos tambores, instrumentistas de sopros, dançarinas e dançarinos. Ela se manifesta por meio de um ritual designer, trazendo elementos característicos do segmento de blocos afros. Que vem envolvendo e arrastando o público em cortejos, por meio de toques de tambores ancestrais, clarins, dança, água de cheiro (aromas) e banho de pipoca (saúde e sabores).

A banda de palco foi criada em 2015 e apresenta uma feijoada sonora, trazendo um repertório autoral, e de outros artistas negros consagrados no passado, e no presente da cena atual. O estilo musical da banda de palco do magia, é batizada e denominada por Camilo Gan de Aiyê Vision, que tem como característica misturar diversos gêneros da música Negra Mundial, primando por uma construção performática, fundamentada em produzir chaves sonoras, timbres e frequências direcionadas em efervescer a química para a ativação da melanina. A poética é composta de letras de combate ao racismo, que simultaneamente exaltam as tecnologias dimensionais e arquétipos dos deuses africanos e encantados do Brasil.

Serviço:

O que é : Pré-Arrastão Mariwo – Ensaio geral

Quando: Sábado, dia 10 de fevereiro, a partir das 14h

Onde: Rua Itararé, 566, no bairro Concórdia

Entrada gratuita

Foto crédito: Hudson de Assis