Babu lança música

Biografia de Babu Santana é a atração da semana no Wikipod

Comandado por Felipe Solari, o podcast conta a história de superação do ‘Paizão’ que conquistou…

Comandado por Felipe Solari, o podcast conta a história de superação do ‘Paizão’ que conquistou o país na 20ª edição do Big Brother Brasil, que está na reta final

Com o fim da 20ª edição do Big Brother Brasil no horizonte, o Wikipod aproveita o momento para contar a história de Babu Santana, um dos mais emblemáticos e queridos participantes da história do reality show da TV Globo. Apresentado por Felipe Solari, o podcast abordará a trajetória do ator desde a sua infância, em uma comunidade carioca, até os lares de todo o Brasil. A história da Babu no Wikipod vai ao ar na tarde desta quinta-feira, 23.

Nascido no Morro do Vidigal, favela da Zona Sul do Rio de Janeiro situada entre os luxuosos bairros de Leblon e São Conrado, o interesse de Babu pelas artes começou ainda na infância, quando acompanhava o pai em sua jornada de trabalho no Teatro Fênix, locação de algumas produções da Rede Globo. Ali, pegou o gosto pela dramaturgia e descobriu o talento para o ofício, mesmo trabalhando como atendente em barraca de praia, faxineiro, pedreiro, eletricista e até aderecista de escola de samba.

Em suas horas vagas, participou do projeto Nós do Morro, iniciativa de inclusão cultural que projetou vários artistas de diversas favelas cariocas aos palcos e telas brasileiros. Com o tempo, a dramaturgia foi ganhando espaço em sua vida e isso gerou trabalhos em obras emblemáticas da cinematografia nacional. Babu ganhou notoriedade com sua participação no filme Cidade de Deus, que teve aclamação da crítica nacional e internacional. Em 2007, ao interpretar o personagem Buijú em outro filme, Estômago, arrematou seus primeiros prêmios importantes, dentre os quais o Grande Otelo, maior honraria do cinema nacional, como ator coadjuvante. Em 2014, com sua brilhante atuação como Tim Maia na cinebiografia do cantor, Babu cristalizou seu nome como um dos atores de maior talento de sua geração, conquistando novamente o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, desta vez na categoria de ator principal.

Profundamente marcado pela origem humilde e pelos desafios e obstáculos que artistas negros e periféricos enfrentam na busca por seu espaço no cenário artístico brasileiro, Babu é uma voz ativa na defesa dos movimentos negros e nas iniciativas de inclusão social por meio da arte. Com mais de 30 filmes, séries e novelas no currículo, ele continua morando no Morro do Vidigal com sua família, mostrando que o sucesso e o reconhecimento não o afastou de suas origens.

Apresentado por Felipe Solari e produzido pela Pod360, o Wikipod vai ao ar todas as quintas-feiras. Para acompanhar esses e futuros episódios, basta acessar qualquer plataforma de streaming de áudio.

Babu Santana é um dos semifinalistas do BBB 20 ao lado de Rafa Kalimann, Manu Gavassi e Thelma Assis. A próxima eliminação no programa será neste sábado, 24, e a grande final acontece na segunda-feira, 27.