Banda Veja Luz - “Enquanto a Cidade Dorme”

Banda Veja Luz lança clipe de “Enquanto a Cidade Dorme”

Em tempos de pandemia, a empatia e compreensão com os que estão na linha de frente dão o tom neste novo trabalho do grupo

A banda Veja Luz foi às ruas, na noite paulistana, para gravar as cenas do vídeo clipe da música “Enquanto a Cidade Dorme”.

A ideia principal foi contextualizar a cidade e seus personagens em tempos de pandemia, mostrar quem são essas pessoas que estão na ativa para que tantas outras possam permanecer em suas casas. Trabalhadores das mais diversas áreas são retratados de forma orgânica e natural, sem script e sem roteiro. Junto a esse contexto, membros da banda surgem em momentos descontraídos, fazendo um som em pontos específicos, numa atmosfera “artistas de rua” e, em outra ocasião, dando rolê de carro pela cidade, observando e contando toda a história que se desenrola.

O single/vídeo clipe, que será lançado no dia 18 de setembro, é o segundo trabalho do EP Enquanto a Cidade Dorme, que tem lançamento previsto ainda para este ano de 2020. A direção é do cineasta Duane Cartaxo, que assina também a direção de fotografia e a foto de capa do single. O vídeo é um registro do processo cotidiano das grandes metrópoles e, sobretudo, um olhar mais humanizado sobre questões sensíveis de natureza social, que nos permitem mergulhar em cenários controversos, típicos dos grandes centros, tanto pela beleza estética de monumentos e construções imponentes quanto em situações de pobreza, violência e caos.

“É preciso provocar reflexões em todos os momentos para tenhamos uma sociedade mais atenta com o próximo e disposta a se doar um mínimo que seja para melhorar o cotidiano de alguém, sobretudo em um momento como o que estamos vivendo, onde somente o afeto pode nos tirar do obscurantismo e nos trazer à luminosidade”, aponta a banda Veja Luz.

Neste trabalho, em especial, a banda priorizou por uma sonoridade digital com beats, samples e elementos eletrônicos, misturados a guitarras orgânicas ritmadas , com o devido cuidado para que o resultado fosse tanto fiel a musicalidade da banda (reggae ‘n’ soul) quanto ao formato clássico dos reggaes digitais que marcaram época. Para isso, foi feita a escolha de mixar com o produtor Leandro Kintê (Kintê House Produções – SP), que também assina a co-produção do EP e masterizar com o engenheiro de som Rafael Paz (Unidade 76) de Brasília-DF.

Assista “Enquanto a Cidade Dorme”:

Saiba mais sobre a Banda Veja Luz:

Percorrendo as sonoridades e territórios das noites paulistanas, cinco amantes de música se juntam e encontram no reggae suas maiores afinidades. No entremeio da troca de experiências, acordes e composições, formou-se, em 2009, em Taboão da Serra (SP), a banda

Veja Luz. O projeto, que completa 12 anos em 2020, apresenta uma proposta musical orgânica, que dialoga com diversas linguagens e estéticas.

Influenciada pelo reggae jamaicano e inglês, pelos ritmos afrodescendentes como a Soul Music, Jazz, Blues, R&B, Hip Hop, e uma boa dose de brasilidade, a banda Veja Luz contribui para uma nova fase e musicalidade para o reggae brasileiro. Oferecendo como resultado de

seu trabalho um reggae contemporâneo, autêntico e universal.

O primeiro álbum saiu em 2012. O homônimo Veja Luz conta com as participações de Dada Yute, Gerson da Conceição, Buguinha Dub, Funk Buia e Leandro Kintê. O lançamento ocorreu no antigo Studio SP, na rua Augusta, em São Paulo, com superlotação da casa, tornando-se um sucesso de público e crítica, o que rendeu a indicação do show de lançamento da Veja Luz entre os 100 melhores shows do ano na cidade, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

Com o primeiro álbum a banda percorreu diversos festivais de música e casas de shows pelo Brasil, em mais de 3 anos ininterruptos, sendo uma das primeiras bandas de reggae a romper paradigmas em alguns desses circuitos que, até então, priorizavam artistas de outros segmentos.

Veja Luz já dividiu o palco com nomes importantes da música brasileira e internacional como: Leci Brandão, Racionais MC’s, Criolo, Gaby Amarantos, Black Alien, Yza, Rael, Mato Seco, Edson Gomes, Ponto de Equilíbrio, Planta e Raiz, RAPadura, Thaíde, Aláfia, GOG, Z’África Brasil, Siba, Dead Fish, Tiê, BNegão, Banda Black Rio, Black Uhuru (Jamaica), Midinite (Ilhas Canárias), The Congos (Jamaica), Mighty Diamonds

(Jamaica), Rockin Squat (França), David Hubbard (Guiana Inglesa), Ras Soto (Moçambique), Al Griffiths (The Gladiators-Jamaica), Victor Rice (EUA), entre outros.

Em 2017 a banda lançou o álbum Escolhas contendo 12 faixas, dentre elas uma regravação de Chico Buarque e uma intervenção recitada pelo poeta Sérgio Vaz. O álbum conta com as participações especiais de Black Alien e do cantor jamaicano Al Griffiths (vocalista da banda The Gladiators).

No ano de 2019 a banda se destaca nacionalmente pelo lançamento do single / clipe “Dona da Minha Cabeça” em parceria com o cantor Geraldo Azevedo, que teve ótima repercussão na imprensa e nas redes sociais, além de uma tour comemorativa de 10 anos, o que consolidou a Veja Luz como um dos nomes emergentes da nova música brasileira.

2020 é um ano atípico para todo o mundo devido a pandemia do novo coronavírus, mas ainda assim, neste cenário, a classe artística se reinventa e produz. Caso da Veja Luz, que prepara um novo trabalho em estúdio, o EP Enquanto a Cidade Dorme, que será lançado no segundo semestre.