Foto Créditos: David Auster

BAGUM estreia álbum Coração; Batalha; Celebração e consolida sua força na cena alternativa brasileira

Participações especiais de Boogarins, VANDAL, Fiteck, Jorge Dubman (Ifá) e Paulo DK (Deekapz) aproximam o…

Participações especiais de Boogarins, VANDAL, Fiteck, Jorge Dubman (Ifá) e Paulo DK (Deekapz) aproximam o grupo instrumental de diferentes estilos que se encontram em uma sonoridade particular.

A BAGUM, banda instrumental alternativa, acabou de lançar seu primeiro disco, “Coração; Batalha; Celebração”, marcando um novo momento na trajetória do quarteto soteropolitano. O trabalho conta com 10 faixas, entre composições instrumentais e colaborações com vozes convidadas .O álbum reforça a força e a originalidade da música alternativa produzida em Salvador e no Brasil, em diálogo com artistas de diferentes estados.

Sonoramente as faixas do disco combinam elementos de funk, soul, afrobeat, disco e rap, com influências da música eletrônica, psicodélica, rock e novo jazz, sempre em diálogo com a música brasileira contemporânea e com uma linguagem global. Participam do disco os artistas Boogarins (Goiânia), VANDAL, Fiteck, Liz Kaweria, o produtor Jorge Dubman (Ifá Afrobeat) e Paulo DK (Deekapz/SP). Entre as referências do grupo estão nomes como Azymuth, BADBADNOTGOOD e Khruangbin.

“Coração; Batalha; Celebração” representa o sentimento dos integrantes com o projeto: um espaço de entrega, desafios, afetos e bons momentos durante os 9 anos vividos. É um reflexo da criatividade e potência da Bagum em sua jornada coletiva.

As baterias foram gravadas no Estúdio Rockambole (SP), enquanto os demais instrumentos, synths e vozes foram registrados em Salvador, nos estúdios Carmo 44 (de Luca Bori e Davide Bori, Vivendo do Ócio), Cremenow Studio (Tiago Simões) e em gravações caseiras. A mixagem e masterização ficaram a cargo de Pedro Leonelli, também guitarrista da banda. Os visuais e capas foram desenvolvidos por Alice Paste, baiana que reside em São Paulo atualmente. O lançamento foi feito pelo Selo Portal, de Luca Bori (Vivendo do Ócio, Jardim Soma) e Davide Bori (Vivendo do Ócio).

O show de lançamento acontece no dia 04 de outubro, no Sesc Pelourinho, e contará com participações de VANDAL, Livia Nery e Fiteck. Também será oferecida uma oficina de produção musical por Gabriel e Pedro Leonelli como parte da campanha, nos dias 08 e 09 de outubro, com inscrições gratuitas.

Sobre a Bagum: Formada por Pedro Leonelli, Gabriel Burgos, Pedro Tourinho e Pedro Oliveira, a Bagum é uma banda instrumental alternativa de Salvador, fundada em 2016. Com cinco EPs lançados, já participou de festivais como No Ar Coquetel Molotov, Radioca, Sonido (Se Rasgum) e Zona Mundi, além de colaborações com Letieres Leite, Curumin, VANDAL e Livia Nery. Seus shows vêm sendo reconhecidos e destacados pela imprensa especializada, como nas apresentações em conjunto com Livia Nery e VANDAL, e no Afropunk Bahia 2023, onde se apresentaram ao lado de VANDAL, sendo apontados como um dos destaques do festival.