Foto Créditos: Caroline Lima

ATTOOXXA continua a explorar a pluralidade da black music no novo projeto SUMMER GROOVE

O lançamento lista músicas inéditas com Baco Exu do Blues, Rico Dalasam, Vitão e O…

O lançamento lista músicas inéditas com Baco Exu do Blues, Rico Dalasam, Vitão e O Kannalha, além de remixes de Mu450, kLap, JnrBeats e Noizemen

Contemplar e reverenciar as raízes foram algumas das movimentações propostas por GROOVE, quarto trabalho de estúdio do ÀTTØØXXÁ, divulgado em maio de 2023. O fio condutor do disco foi a busca por explorar as particularidades da black music e expandir o alcance do pagodão baiano para além das fronteiras geográficas do Nordeste. Com as recentes indicações ao Grammy Latino e ao Prêmio Multishow, é possível assegurar que Oz, RDDRaoni e Chibatinha alcançaram o objetivo com êxito. Agora, o quarteto lança mais um desdobramento destes estudos com a chegada de um novo compilado de músicas inéditas em formato de álbum, intitulado SUMMER GROOVE. A novidade lista quatro remixes e seis novas composições do último trabalho. Disponível nas plataformas de áudio a partir do dia 25 de janeiro (ouça aqui), SUMMER GROOVE reúne entre as canções inéditas: “Do Nada”; “Tá Gostosin” com É o Tchan (single lançado como debute do álbum); “7 am” com VitãoMurilo Chester Zade; “Trenzin da Sacanagem” parceria com O Kannalha; “Qual É”, com Rico Dalasam; e “Tranca Rua”, com Baco Exu do Blues — esta última acompanhada por um videoclipe no canal de YouTube da banda (assista aqui).

O enérgico feat com Baco Exu do Blues, em “Tranca Rua”, é uma das novas faixas do projeto. Ela reflete sobre a ancestralidade e a cidade de Salvador. Tal interpretação é ilustrada pelo videoclipe dirigido por Aisha Mbikila. “Admiramos o trabalho dela e estamos ensaiando esse encontro há um tempo. Ninguém melhor do que a Aisha – mulher preta e de religião de matriz africana – para traduzir visualmente esse som que fala sobre Exu e abertura de caminhos”, explica Chibatinha. 

Na sequência das inéditas, Rico Dalasam versa na lovesong “Qual É” sobre as incertezas de um relacionamento. “Do Nada” trata de uma noite mais íntima que aconteceu de forma repentina. “7am”, colaboração de ÀTTØØXXÁ com Vitão, Murilo Chester e Zade, traz a trilha sonora de um dia de sol e prazer na Bahia. A canção tem início com um som “suavinho”, como canta Vitão, apenas no violão, mas termina em um batidão de funk enérgico. Já “Trenzin da Sacanagem” carrega uma combinação da intensidade de O Kannalha com a sensualidade do quarteto em um beat mais lento. “Tá Gostosin”, single que abriu os caminhos para o álbum, marca o encontro de duas gerações do mete dança: ÀTTØØXXÁ e É o Tchan (assista aqui).

Por meio dos remixes, o ÀTTØØXXÁ consegue uma forma de explorar novas perspectivas sobre as próprias canções. “A música tem o poder de ser infinita e ter muitas possibilidades”, comenta Chibatinha. Por isso, ao dar início à construção do SUMMER GROOVE, a banda entregou os arquivos para os produtores sem nenhuma ressalva. “A ideia era deixar eles livres para criar. Queríamos que dessem seu toque nos singles. Quem ouvir vai sentir isso, o clima de cada um desses artistas ficou impresso nos sons”, conta o guitarrista.

Dejavú”, que originalmente ficou marcada pela proximidade com o flamenco, ganhou com o remix de Noize Men traços de música eletrônica combinada com o samba e a regionalidade marcante do pagodão baiano. kLap, por sua vez, usou a bagagem de bass music em “A Noite do Golpe”. O desfecho é uma canção que combina funk com afrobeats. JnrBeats incorporou em “Melzin” batidas de arrocha e piseiro sem perder a sensualidade da versão original. Na sequência, a faixa “Suando e Gemendo” recebeu os beats nervosos de Mu540.

SUMMER GROOVE é mais um recorte da incursão do ÀTTØØXXÁ pela black music. Como resultado, Oz, RDD, Raoni e Chibatinha evidenciam os inúmeros desdobramentos e vertentes dentro do ritmo, manifestando a pluralidade musical e as referências que carregam.

 Ouça SUMMER GROOVE aqui

Assista “Tranca Rua” aqui