Artista de Ipatinga na mira do Hip-Hop internacional

Artista de Ipatinga na mira do Hip-Hop internacional

Não é de hoje que o artista mineiro “B-boy Luizin” vem se destacando no cenário…

Não é de hoje que o artista mineiro “B-boy Luizin” vem se destacando no cenário do Hip Hop brasileiro. Wesley Luiz Costa Ribeiro, conhecido como B-boy Luizin, foi convocado pela então famosa B-girl Nathana para fazer parte da equipe como responsável pela assessoria de imprensa do campeonato mundial de breaking “Battle Skill”. O evento acontecerá nos dias 09 e 10 de setembro, no Espaço Luz, localizado na Avenida Monsenhor Eduardo, nº 700, em Uberlândia, Minas Gerais. A B-girl Nathana é reconhecida em todo o mundo por representar a cultura e, principalmente, a dança breaking em eventos importantes e prestigiados, tornando-se uma das principais B-girls respeitadas globalmente.

O primeiro encontro dos artistas ocorreu no evento internacional de Hip Hop conhecido como Block Out Original Hip Hop, que aconteceu em Ribeirão Preto no ano de 2013. No entanto, os artistas já se conheciam há anos através do Orkut. Desde então, eles realizaram diversas parcerias e se encontraram em eventos importantes por todo o Brasil. Vale ressaltar que o B-boy Luizin já trouxe Nathana várias vezes à cidade através do Coletivo Cultura Urbana, para atuar como jurada, ministrar oficinas e muito mais. A parceria entre eles já tem dez anos de existência.

Quem é B-girl Nathana?

B-girl Nathana é uma dançarina, atleta da seleção brasileira de breaking, influenciadora, nascida em Uberlândia, Minas Gerais, e coordenadora e produtora do evento internacional Battle Skill. Ela trabalha com dança ministrando workshops e atuando como jurada em campeonatos renomados no Brasil e em outros países. Alguns desses eventos incluem: The Notorious IBE Brasil, El Paste Funk Paradise México, Face to Face El Salvador, Tribus Festival Bolívia, Knock Out Argentina, Zona Style Argentina, The King Flava Paraguai, Duelo de Estilos Uruguai, Queenz of Hip Hop USA, Campeã El Pastel México, Battle Break Bolívia, Eurobattle Portugal, Eurobattle Brasil, LetsBattle Portugal, Bgirl Confronto, Batom Battle, El Pastel Funk Paradise, Feminal Battle Colômbia, entre outros. Além disso, ela foi oficineira no projeto Cypher das Minas em Recife (PE), participou do “Concurso de Dança de Rua” comandado por Xuxa em 2013, do programa “Vai Dançar” no Multishow em 2013, participou do Outbreak Europa em 2015, 2016 e 2022 na Eslováquia, do IBE em 2015, 2016 e 2022 na Holanda, do Battle Of The Year em 2017 na Alemanha, participou do Encontro com Fátima Bernardes na Rede Globo em 2018. Ela foi premiada como melhor Bgirl no prêmio Breaking Latino Americano em 2016, melhor Bgirl no prêmio Destaque BreakSP em 2017, finalista da RedBull Bc One Cypher Brasil em 2018 e 2021, participou do Top16 RedBull EBattle Mundial em 2020 e fundou o grupo “We Can do It Bgirls” em 2011.

Quem é B-boy Luizin?

Wesley Luiz Costa Ribeiro é conhecido como B-boy Luizin. Ele nasceu em Governador Valadares no dia 30/11/1989, é solteiro e possui formação técnica em Administração, graduação em Gestão de Segurança Pública e Privada, e é estudante de jornalismo na Faculdade Católica Paulista. Ele é o fundador e membro do Coletivo Cultura Urbana, do Vila Velha Força Break Crew e do Revolution Break Crew. O B-boy foi criado em Ipatinga e deu os primeiros passos na dança por incentivo de sua mãe de criação, Gloria Maria, conhecida como Glorinha, no ano de 1995, quando tinha apenas cinco anos de idade. Inicialmente, ela incentivava as crianças a imitar o astro norte-americano Michael Jackson. As pessoas relatavam que Luizin era considerado o pior de todos os que estavam presentes, mas sua perseverança e determinação o ajudaram a superar diversos desafios. Em 2004, aos quatorze anos de idade, o artista, que frequentava o Parque Ipanema devido às partidas de vôlei (esporte que ele praticava bastante), conheceu o professor de breaking chamado Marcos Santos, conhecido como Markin. Além disso, o atleta também praticava capoeira e dividia seu tempo entre os três esportes. Com o tempo, Markin saiu de cena e o artista conheceu a turma do B-boy Waldeci, conhecido como Cidiboy, que na época liderava o Conexão Hip Hop, grupo anterior ao Revolution Break Crew.

O B-boy já participou de vários vídeos com artistas do Vale do Aço. Ele dançou em eventos regionais, nacionais e internacionais, e teve a oportunidade de conhecer importantes ícones da cultura hip hop, tanto no cenário nacional quanto internacional. Além disso, desde 2006, ele ministra aulas gratuitas para as comunidades de Ipatinga. Ele acredita que a dança urbana promove a inclusão social, democratiza o acesso à arte e é um meio de expressão poderoso.

Participações em competições

B-boy Luizin participou duas vezes da eliminatória do Red Bull Cyphers Brazil, em São Paulo, em 2021, e no Rio de Janeiro, em 2023. O Red Bull BC One é considerado o maior e mais prestigiado campeonato de breaking 1×1 do mundo. Ele também participou do Campeonato Internacional Break do Verão, no Rio de Janeiro, em 2023, do Duelo de MC’s Nacional em 2013, do Duelo Nacional de Breaking “Duelo de Titãs” em 2014 e 2017, entre outros importantes eventos renomados. Além disso, o B-boy Luizin já dividiu o palco com grandes artistas no Gangsta Paradise, que é considerado o maior evento de rap do Brasil. Devido à sua formação em jornalismo e seu envolvimento na área da comunicação desde cedo, ele já entrevistou o rapper MV Bill, Rodrigo Teaser, Dum Dum Facção Central (in memorian), Rapper Xamã, Nelson Triunfo e outros importantes nomes da cultura Hip-Hop nacional, que também são conhecidos internacionalmente.

Conquistas

Entre suas muitas conquistas, destacam-se o primeiro lugar nos seguintes campeonatos:

Batalha de Breaking no evento “Batalha do Boca”, em Peruíbe (SP), no ano de 2017.
Seven To Smoke promovido pelo coletivo Projeto de Rua, na Praça do Bom Jardim, em Ipatinga (MG), no ano de 2015.
Batalha de Breaking do evento Encontrão Hip Hop promovido pelo Sintonia Crew, em Ipatinga (MG), no ano de 2011.
Batalha de coreografia promovida pela Igreja Universal do bairro Canaã, em Ipatinga (MG), no ano de 2011.
Além disso, ele conquistou o terceiro lugar no evento Ipatinga Battle, no ano de 2016, e o segundo lugar no campeonato de breaking promovido pelo Fica Vivo.