Ainda dá tempo de se inscrever nas ações de formação do Comunidade UX

Ainda dá tempo de se inscrever nas ações de formação do Comunidade UX

OS WORKSHOPS E AS PALESTRAS VIRTUAIS E PRESENCIAIS DESTINADAS A ARTISTAS PERIFÉRICOS NATOS DIGITAIS OU…

OS WORKSHOPS E AS PALESTRAS VIRTUAIS E PRESENCIAIS DESTINADAS A ARTISTAS PERIFÉRICOS NATOS DIGITAIS OU NÃO

Metaverso, NFT, Web 3.0, Blockchain, CryptoArt, Cidadania e Direitos Digitais, Segurança Digital e Redes Sociais são alguns dos assuntos abordados nos workshops e nas palestras do Comunidade UX, projeto da Bienal de Arte Digital, que segue até abril na Galeria 3 do Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, no Rio de Janeiro. Gratuito e com aulas virtuais e presenciais, os encontros convidam os participantes a conhecerem ou se aprimorarem nos temas. E ainda dá tempo de se inscrever, basta acessar o site www.comunidadeux.com

O Comunidade UX é uma plataforma de cooperação, informação e, principalmente, de formação sobre arte digital. Suas ações culminam na exposição de trabalhos criados por seus participantes, jovens artistas natos digitais ou não. As inscrições são pelo link (https://bit.ly/comunidadeux). Os curadores/formadores, responsáveis pelas aulas, de maioria pretes e periféricos, são Diego Cerqueira, Fausto Vanim, Felipe Nunes, Kerolayne Kemblim, Lauro Gripa, Lorran Dias, Lucas Lima, Nicole Pessoa, Pitter Rocha, Podeserdesligado, Thais Alvarenga, Vitor Del Rey, Vitor Milagres, Zadô, Zaika dos Santos; artistas reconhecidos em suas áreas de atuação.

Para o workshop, o interessado pode escolher até dois temas. Já para as palestras, não há limite. Ao todos são 400 vagas para todas as atividades. Os encontros presenciais serão no Rio de Janeiro, na LabSonica, no Oi Futuro, no Flamengo, e no INFNET, no Centro. As atividades virtuais serão através de plataforma do zoom. Os participantes, acima de 18 anos, não precisam ser artistas “natos digitais”, mas devem ter conhecimentos prévios sobre técnicas digitais. Os inscritos receberão email confirmando a participação.

O Comunidade UX é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Oi e SEREDE, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

WORKSHOPS:

Estúdios Coragem: Acompanhamentos curatoriais de práticas e processos audiovisuais – Formador: Lorran Dias

Datas: 11, 28, 30 de março, 14h às 18h – Local: INFNET

Ementa: O Trajeto das Telas é um ciclo de convivências focado no desenvolvimento de projetos, processos e demais aventuras audiovisuais com acompanhamento curatorial semanal da TV Coragem. Em sua segunda edição, toma forma de um espaço experimental e ensaístico para o exercício fílmico inquieto, desejante e inconformado. Nos Estúdios Coragem existe um interesse nas formas expandidas de se relacionar com as imagens e nos seus usos para o enfrentamento do impossível, seja na elaboração de filmes, vídeos, performances, objetos e/ou instalações.

Imersão em Web 3.0, criptoativos e NFTs – Formador: Lorrn Del Rey e Lauro Gripa

Datas: 21, 23 e 25 de março, 14h às 18h – Local: INFNET

Ementa: A Web 3.0 tem um enorme potencial transformador, eliminando a necessidade de intermediários como bancos e galerias de arte, e permitindo que pessoas sejam donas de seus próprios dados e de sua identidade digital. Porém, essa ainda é uma realidade para poucos. Esse workshop busca diminuir essa distância, mostrando de forma prática como acessar essa nova realidade, utilizando as tecnologias de Polkadot & Kusama. Ao final, os participantes terão conhecimento sobre como utilizar protocolos de finanças descentralizadas (DeFi) e como emitir seus próprios NFTs.

Desenvolvendo Espaços Virtuais no Mozilla Hubs: diversificando narrativas e co-criando o Metaverso – Formador: Vitor Milagres

Datas: 28, 29, 30, 31 de março / 19h30 às 21h30 / Local: INFNET

Ementa: Vamos exercitar pensamentos sobre espacialidades virtuais, a reestruturação do corpo em ambientes digitais e as diferentes formas de afetividade que podem ser gerenciadas numa arquitetura livre de barreiras físicas. Enquanto desenvolvemos o nosso próprio Universo Interativo – na plataforma Mozilla Hubs -, vamos discutir os conceitos de metaverso e levantar formas práticas de sermos co-criadores deste novo estágio da tecnologia. Parte do workshop consistirá em pensar estratégias que tornem esses processos mais acessíveis.

PALESTRAS:

Bots e Desinformação em Redes Sociais (Online) – Formador: Diego Cerqueira

Data: 23 de março, 18h às 21h – Plataforma Zoom

Ementa: Nessa aula, vamos mergulhar no universo da desinformação, entender o que são robôs e por que eles são criados, compreender os papéis dos atores da desinformação, buscando responder perguntas como: qual a diferença entre os trolls, ciborgues e bots? O que são botnet? Vamos entender o papel da automação, como funcionam os algoritmos das redes sociais, e seus processos de detecção de robôs, e as ferramentas que analisam ataques na prática.

Consciência de Dados: o impacto dos vieses inconscientes para uma justiça algorítmica – (Online)- Formador: Fausto Vanim

Data: 24 de março, 9h às 12h – Plataforma Zoom

Ementa: Em tempos nos quais os hábitos de consumo e a tomada de decisão são pautadas por dados e algoritmos, entender o tamanho da responsabilidade de quem modela esses dados e constrói esses algoritmos. Inspirado pelo trabalho e ativismo de nomes como Joy Buolamwini, Tarcízio Silva e Ana Carolina da Hora, iremos analisar tecnicamente os elementos que fazem com que algoritmos de Machine Learning e suporte à tomada de decisão sejam tão limitados pela visão de quem os modela.

Decolonialismo Digital – Uma narrativa TRANSvestigênere (Online) – Formador: Zadô

Data: 25 de março, 13h30 às 16h30 – Plataforma Zoom

Ementa: Dos jornais às redes sociais. Nesse encontro, veremos como os corpos transvestigênere ocupam um espaço de subversão no universo digital por meio de gesticulações políticas sociais de resistência e sobrevivência. Com recortes geracionais, sociais e raciais, faremos uma reflexão sobre quais ferramentas de colonização digital são utilizadas contra esses corpos e quais estratégias de enfrentamento vêm sendo adotadas pelos movimentos independentes do transativismo no Brasil.

Ilustração Digital na América Latina (Online) – Formador: Zadô

Data: 30 de março, 9h às 12h – Plataforma Zoom

Ementa: Com foco na ilustração digital, vamos pensar em toda a transdisciplinaridade que essa área permite e conhecer suas ramificações no mercado de trabalho. Em nosso encontro, será apresentada uma breve atividade de criação de personagem que poderá ser realizada posteriormente, além da apresentação de alguns ilustradores latino-americanos.

Segurança Digital e Redes Sociais (Online) – Formador: Diego Cerqueira

Data: 30 de março, 18h às 21h – Plataforma Zoom

Ementa: Nesta aula, vamos navegar nos conceitos de Segurança Digital, explorando um conjunto de boas práticas e ferramentas para garantir a sua segurança online e nas redes sociais. Você compreenderá a importância da criptografia, como verificar vazamento de senhas e a importância de protocolos de segurança. Ao final deste encontro, você estará equipado com ferramentas para evitar invasões às suas contas e terá dicas do que fazer em caso de suspeita de ataques.

Presencial

Como desenvolver habilidades como criatividade e aprendizagem em equipe nas escolas em períodos pandêmicos? (Presencial) –Formador: Lucas Lima

Data: 22 de março, 14h às 16h – Local: LabSonica

Ementa: A Covid-19 nos mostrou não só o despreparo do governo em relação à educação no país, mas também o tamanho do abismo social no acesso a ela, que nos últimos dois anos foi acompanhada da palavra “conectividade”. Conseguimos avançar em tempo recorde na implementação do sistema de ensino EAD, mesmo que ainda haja diversas variáveis que devem ser revistas na grade curricular, e mostrar que é possível ensinar de forma 100% online ou híbrida.

Implementação da impressão 3D na indústria Brasil (Presencial) – Formador: Lucas Lima

Data: 23 de março, 14h às 16h30 – Local: LabSonica

Ementa: O conceito da impressão 3D nas grandes indústrias já é uma realidade na indústria brasileira. Também conhecida como manufatura aditiva, a prática tem melhorado o processo de criação de novos produtos como a fabricação de protótipos, acelerando o tempo de produção e diminuindo sensivelmente os custos e o desperdício.

Introdução à Ficção Sônica – uma lente afrofuturista para o som (Presencial) – Formador: Pitter Rocha

Data: 24 de março, 13h30 às 16h30 – Local: LabSonica

Ementa: A palestra aborda o conceito de ficção sônica de Kowdo Eshun para tratar as relações entre som, tecnologia e ficção especulativa na produção sonora afro-diaspórica nos campos da música experimental e da arte sonora. Partindo dos pontos chaves e da discografia proposta pelo autor, a apresentação traz uma escuta afrofuturista para a música do século XX e para as práticas sonoras contemporâneas, discutindo suas dimensões políticas, conceituais e técnicas inovadoras.

Ficção sônica – especulações sobre o experimentalismo sonoro negro no Brasil (Presencial) – Formador: Pitter Rocha

Data: 25 de março, 13h30 às 16h30 – Local: LabSonica

Ementa: Essa palestra é uma continuidade da apresentação anterior. Aqui, exploraremos o conceito da ficção sônica de forma especulativa para abordar produções brasileiras que tem como características processos exploratórios, experimentais e de novos usos tecnológicos em sua criação sonora, assim como suas dimensões conceituais e especulativas e suas articulações políticas no contexto nacional.

BIENAL DE ARTE DIGITAL:

Realizada em 2018 no Rio e em Belo Horizonte, a Bienal de Arte Digital foi promovida pelo Festival de Arte Digital (FAD), com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. A programação contou com artistas do Brasil, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, México e Reino Unido, apresentando exposições, performances e simpósios com o tema “linguagens híbridas”. A proposta da Bienal é se tornar uma agenda nacional de arte digital e mostrar a cada dois anos obras e exposições que reflitam temas sociais importantes, evidenciando que a arte possibilita à tecnologia exibir suas experiências sociais.

O FAD é um projeto sobre a exploração inventiva de novas tecnologias no campo da arte, ciência e tecnologia. Um dos eixos do projeto é a exibição de instalações de performances e apresentações diversas privilegiando a arte digital (produzida por máquinas, softwares e programação). A formação de jovens criadores é outro objetivo do FAD, com o trabalho de mediação, oficinas do programa educativo nas exposições, além de palestras ministradas por artistas, profissionais de mercado acadêmicos e demais envolvidos nos campos de ciência e tecnologia, com nomes regionais, nacionais e internacionais.

Desde 2007, o FAD espalhou os temas da Arte através de Novas Tecnologias em quatro pilares de ação em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro em oficinas, palestras, apresentações, exposições de arte e intercâmbio com muitos profissionais pelo mundo, publicações, pesquisas e prêmios nacionais.

CENTRO CULTURAL Oi FUTURO:

O Centro Cultural Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, atua como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação e Cultura. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade. Há 15 anos, o Oi Futuro mantém um centro cultural no Rio de Janeiro, com uma programação que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia. O espaço também abriga o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, com acervo de mais 130 mil peças. Há 18 anos o Oi Futuro gerencia o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, que seleciona projetos em todas as regiões do país por meio de edital público. Desde 2003, foram mais de 2.500 projetos culturais apoiados pelo Oi Futuro, que beneficiaram milhões de espectadores.

SERVIÇO:

Comunidade UX

Exposição: Até 3 de abril

Quarta a domingo das 11h às 18h

Galeria 3 – Oi Futuro

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Não é necessário agendamento

Site: Comunidadeux.com

Instagram: @comunidade.ux