Em Setembro de 1989 nascia o Funk Carioca com o “Funk Brasil”, do DJ Marlboro que também tem um ótima ligação com o Hip Hop Brasileiro.

A Origem do Funk e a sua evolução no Brasil

O ritmo além de contagiar o Brasil, é hoje o ritmo brasileiro mais ouvido em terras estrangeiras.

O Funk carioca é um gênero musical que nasceu nas comunidades do estado do Rio de Janeiro, nos anos 70, e consistiam em festas de jovens da periferia, que se reuniam nos fins-de semana para dançar funk e soul.

Apesar do nome, ele difere do funk Americano. O ritmo brasileiro teve uma longa caminhada para ganhar o Brasil e ser hoje o batidão preferido dos jovens brasileiros. Para a gente entender um pouco de onde originou o funk temos que voltar um pouco no tempo e entender que o Brasil sempre importou culturas de fora, por exemplo: Música, arte, palavras, danças e tantas outras coisas.

O time da Betway, plataforma de casino online, quis analisar a evolução desse ritmo musical. Como nasceu? Quais as referências, os grandes nomes e os marcos? É isso (e mais) que vamos descobrir!

Vamos entender um pouco do seu início, em 1970, época da ditadura militar, poucas eram as opções de lazer já para grande parte da classe média brasileira e imagine para as pessoas que residiam nas comunidades pobres do Rio de Janeiro. Os moradores das favelas não tinham tantas opções de lazer e não tinham quase nada ao seu favor. A opção deles foi se juntar e fazer bailes dançantes onde predominavam a Black Music, o Funk Soul (um ritmo completamente diferente do Funk Carioca) e o Freestyle.

Os bailes deram muito certo por conta dessa importação de cultura e por serem alegres, dançantes e por reunir várias pessoas da comunidade para se divertirem com aquelas músicas. Nesses bailes surgiu uma das equipes que até hoje faz sucesso nas festas, a Furacão 2000, que teve uma grande participação para elevar o funk carioca para nível nacional.

Em 1980, os bailes começaram a incorporar o Miami Bass, que surgiu nas comunidades pobres de Miami e que explorou ao máximo uma temática sexual explícita (músicas erotizadas) e com batidas graves e rápidas. E nessa época também tinha a presença forte de James Brown com o Funk Soul e a música eletrônica. Alguém teve a brilhante ideia de juntar James Brown e o ritmo eletrônico, e deram o nome dessa mistura de Funk, o sucesso foi tanto que algumas rádios começaram a introduzir algumas dessas músicas na programação diária. E tinha também o Freestyle Latino uma paródia dessas músicas americanas que viam para o Brasil, nas comunidades eram chamadas de rap ou de melô. Daí surgiram também nessa época os bailes charmes que eram feitos em clubes dos bairros dos subúrbios cariocas para facilitar o ponto de encontro das galeras das comunidades que eram em maioria. Eram festas muito animadas pois tinham batalhas de danças e passinhos, mas eram muito discriminadas por em sua maioria de visitantes eram pessoas que moravam nas favelas. Diante disso os Mcs começaram a fazer raps e melôs com letras mais melódicas e românticas.

A partir de 90, o movimento cresceu muito e o funk melody nasce e começa a sair das comunidades, nessa época surgiu O MC Marcinho uma das referências do funk com o seu sucesso “Glamurosa”. Esses raps/funks eram tão tocados que alcançaram as rádios AM, o funk começou a descer o morro e alcançar a classe média, chegando até mesmo na televisão.

O Funk não diferente de outros ritmos ele tem várias vertentes e foi abrindo alguns. Nessa época começaram a surgir os funks proibidões que tocavam nos bailes e nas rádios comunitárias locais das comunidades.

E aonde tá a parte da mulherada dançando e dos homens curtindo o Funk?
O Miami Bass estava bombando e sensualizando nos Estados Unidos, então as mulheres nos bailes começaram a incorporar algumas dancinhas trazidas de fora e essas danças muitas vezes eram sensuais e para chamar a atenção, então o pessoal dos bailes deixaram essas dancinhas mais sensuais e ao gosto do brasileiro. E os Mcs dos bailes vendo isso começaram a escrever também, pedindo para que elas fizessem mais isso: “Mexer mais”, “Descer mais”. E de 2000 pra cá o Funk vem só evoluindo: com batidas,, mistura dos ritmos, participações em relevantes programas, show super conhecidos, nascimento do Funk Paulista (Que é um funk mais ostentação) e até o momento de ganhar as telas de tv e ter um documentário que fala sobre o gênero.

Veja abaixo a cronologia do Funk Brasileiro , publicada no blog do site de roleta online Betway.

70 – Pré-Funk Carioca:

80 – Nascimento do Funk Carioca:

90 – A Explosão do Funk:

2000 – Consagração do funk:

2010 – O funk vai com tudo:

2020 – O Funk ganha as telas: