Foto Crédito: Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto

“A Natureza das coisas Invisíveis” Vence 3 Prêmios no Festival de Gramado

Filme é um dos títulos nacionais mais sensíveis e elogiados da temporada e foi confirmado…

Filme é um dos títulos nacionais mais sensíveis e elogiados da temporada e foi confirmado como longa de Encerramento do Festival de Brasília

O longa-metragem A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS, de Rafaela Camelo, conquistou 3 Prêmios no Festival de Cinema de Gramado. O evento chegou ao fim neste sábado, 23 de agosto, depois de movimentar a Serra Gaúcha por 11 dias, reunindo cineastas, artistas, jornalistas, estudantes e um público estimado em 40 mil pessoas.

A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (DF) garantiu os prêmios de Melhor Atriz Coadjuvante para Aline Marta Maria e Melhor Trilha Musical para Alekos Vuskovic, além do Prêmio Especial do Júri.

O longa do DF é um coming of age sobre amizade, despedidas e descobertas. Durante as férias de verão, Glória (Laura Brandão) e Sofia (Serena), duas meninas de dez anos, se encontram em um hospital e, unidas pelo desejo de sair dali, embarcam em uma jornada agridoce sobre vida e morte, enfrentando verdades que os adultos tentam suavizar.

Aline Marta Maia interpreta Francisca, a bisavó de Sofia. Além do Prêmio em Gramado, Marta Maia já foi agraciada com o Prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante nas edições 2022 e 2023 do Festival do Rio por suas atuações nos longas “Carvão” e “Pedágio”, de Carolina Markowicz.

O elenco também conta com a participação das atrizes brasilienses Larissa Mauro, uma das fundadoras da Andaime Cia de Teatro e que atuou no filme “New Life S.A”, e Camila Márdila, conhecida por sua atuação no longa “Que Horas Ela Volta?”.

Com estreia nacional marcada para 27 de novembro, o filme chega aos cinemas pelo projeto Sessão Vitrine Petrobras, iniciativa dedicada à distribuição de obras brasileiras independentes, conduzido pela Vitrine Filmes e patrocinado pela Petrobras. Antes disso, o longa irá fechar o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro no dia 20 de agosto.

Coprodução entre Brasil e Chile, A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS tem produção da Moveo Filmes, Pinda Producciones e Apoteótica Cinematográfica, com distribuição da Sessão Vitrine Petrobras no Brasil e The Open Reel no circuito internacional. O elenco conta com Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila e Aline Marta Maia.

Premiado e aclamado em circuitos internacionais, o filme foi selecionado para a Seção Generation Kplus do Festival de Berlim, em 2025 e já acumula importantes reconhecimentos: Prêmio de Melhor Filme do Júri Infantil no 43o Festival Internacional de Cinema do Uruguai; Menção Especial do Júri na Competição Ibero-Americana do 51º Festival Internacional de Cinema de Seattle (SIFF) e o “Outstanding First Feature”, Prêmio do Júri no Frameline49 – Festival Internacional de Cinema LGBTQ+ de São Francisco.

A NATUREZA DAS COISAS INVISÍVEIS (Brasil, 2025. 90’) – Drama

Sinopse: Glória tem 10 anos e passa as férias no hospital onde sua mãe trabalha como enfermeira. Lá ela conhece Sofia, uma menina que está convencida de que a piora na saúde da bisavó é causada pela internação no hospital. Unidas pelo desejo de sair dali, as crianças encontram conforto na companhia uma da outra. Quando a partida se torna inevitável, as meninas e suas mães seguem para um refúgio no interior do Goiás para passar os últimos dias de um verão inesquecível.

Elenco: Laura Brandão, Serena, Larissa Mauro, Camila Márdila, Aline Marta Maia.
Direção e Roteiro: Rafaela Camelo
Direção de Fotografia: Francisca Sáez Agurto
Montagem: Marina Kosa, Rafaela Camelo
Música: Alekos Vuskovic
Sound Design: Lucas Coelho
Direção de Arte: Sarah Noda
Produção: Daniela Marinho, Rebeca Gutiérrez Campos, Otavio Chamorro, Rafaela Camelo
Produção Executiva: Heloísa Schons, Juliana Melo, Isabella Jacob Pinto, Daniela Marinho, Fred Burle, Rebeca Gutiérrez Campos