Foto Divulgação

A Ciência por trás dos hits de Natal: Por que algumas músicas nunca saem de moda?

Entenda como a sazonalidade e o marketing impulsionam sucessos como “All I Want for Christmas…

Entenda como a sazonalidade e o marketing impulsionam sucessos como “All I Want for Christmas Is You” ano após ano.

Quem nunca ouviu “All I Want for Christmas Is You” da Mariah Carey ecoando nos shoppings e rádios durante o mês de dezembro? Mas por que algumas músicas de Natal se tornam tão populares e conseguem manter seu sucesso ao longo dos anos, enquanto outras caem no esquecimento? A resposta pode estar em uma combinação de fatores, como a sazonalidade e o marketing estratégico.

O poder da sazonalidade

Segundo Jeff Nuno, CEO da LUJO NETWORK e especialista em distribuição digital, a sazonalidade é um dos principais fatores que impulsionam o sucesso das músicas de Natal. “Criar uma música relacionada a uma data específica, como o Natal, é uma estratégia inteligente, pois garante que a canção tenha uma janela de consumo anual”, explica o especialista.

O marketing por trás dos hits

Mas a sazonalidade por si só não garante o sucesso a longo prazo. Para que uma música se torne um clássico de Natal, é preciso investir em um bom marketing. “É preciso tornar a canção ‘top of mind’, ou seja, fazer com que ela seja lembrada pelos ouvintes na época certa”, afirma Jeff Nuno.

Hits brasileiros que dominam o fim de ano

No Brasil, além dos clássicos internacionais, diversas músicas nacionais também fazem sucesso durante o período natalino. “Então é Natal” de Simone, “25 é Natal, 31 é ano novo” de RQ no Beat e MC GW, e “Eu meia noite eu sumi” de WANTED no BEat e Mc Delux são alguns exemplos de canções que se tornaram hinos do fim de ano no país.

A combinação da sazonalidade com um marketing estratégico bem elaborado é a chave para o sucesso das músicas de Natal. Ao explorar temas e ritmos que ressoam com o público, os artistas conseguem criar canções atemporais que são relembradas e apreciadas por gerações.