Composição de Gabriel e Duani é desabafo sobre angústias dos tempos atuais e alerta contra ódio, intolerância e insensibilidade

Chega às plataformas digitais nesta sexta-feira (13), o novo single do pioneiro do movimento hip-hop no Brasil, Gabriel O Pensador.

Intitulada “Sobrevivente”, a faixa traz fortes rimas em forma de protesto e conta com produção do cantor, compositor, produtor e multi instrumentista Duani. Acompanhada de vídeo filmado no Rio de Janeiro e em Brumadinho, a canção retrata os tempos atuais e a relação das pessoas com a tecnologia e a informação, numa reflexão sobre a falta de empatia e solidariedade em contraste com um desejo forte de retomada da esperança.

A composição tem no refrão os versos “Se a vida é um sopro eu abro as janelas/ Se o mar é de lama eu iço as minhas velas/ E busco a luz no fim da escuridão”; aborda tragédias recentes e relata uma cena de indiferença perante uma pessoa prestes a suicidar-se. Relembra o ataque à escola de Suzano e a lama de Brumadinho e é, segundo Gabriel, uma homenagem aos professores e aos bombeiros: “Eles mostram que todas as vidas são iguais, todos nós somos importantes e o respeito e o amor à vida deveriam ser superiores a todos os outros pensamentos e valores”.

Ouça “Sobrevivente”

Com mais de 110 milhões de visualizações em seu canal no Youtube, o cantor soma milhões de discos vendidos e completou 25 anos de carreira em turnê permanente, cantando por cidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, com destaque para Portugal, onde possui uma legião de fãs.

O vídeo, dirigido pelo ator, cantor e diretor, Rafael Almeida e pelo ator e diretor Cristiano Garcia, conta com cenas de Gabriel na cidade de São Paulo, em meio à desastres ambientais e o cotidiano nas periferias da capital. As imagens de Brumadino são do documentarista João Paulo Krajewiski.

ASSISTA “SOBREVIVENTE” (estreia 13/09, 20h30)