Universidade Por um Dia

Evento online gratuito inspira jovens da rede pública de todo país

Universidade Por Um Dia: evento online gratuito inspira jovens da rede pública de todo país a ingressarem no ensino superior

Além de feira de profissões, projeto realiza bate-papos ao vivo liderados por Fábio Porchat e com participações de personalidades como Djamila Ribeiro, Thelma Assis, Edu Lyra e Flávio Canto, trazendo temas relevantes para a preparação dos estudantes.

A importância de definir uma área de atuação para seu futuro profissional e pessoal faz com que os últimos anos escolares sejam mais intimidadores para os jovens. Para aqueles que vivem o Ensino Médio no contexto da rede pública, a escolha ganha mais obstáculos com a falta de acesso à informação e a dificuldade de ingresso no Ensino Superior. Buscando reverter essa realidade, a produtora Araucária Agência Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), realiza o Universidade Por Um Dia #EmCasa (UPUD).

Após três edições presenciais no Rio de Janeiro, este ano o evento acontecerá de forma online entre os dias 21 e 25 de setembro, permitindo a participação de estudantes de todo o país.  Com o apoio das universidades Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida – UVA e do Centro Universitário IBMR, o projeto é idealizado pela psicóloga Chloé d’Archemont e vai além de uma feira de profissões convencional, a começar pelas “Experiências” (14/09 a 18/08), um programa de lives nas redes sociais que preparará o participante para o UPUD #EmCasa por meio do incentivo ao autoconhecimento e abordará três temas principais: saúde mental, saúde física e saúde organizacional.

O projeto tradicionalmente conta com participações voluntárias de figuras ilustres, como a do ex-técnico e medalhista olímpico Bernardinho e a do jornalista Alex Escobar. A 4ª edição terá o comediante Fábio Porchat na mediação do Trocando Ideia, uma série de conversas ao vivo que aborda temas inerentes à realidade desses estudantes e que impactam a sua decisão de alguma forma. A abertura será uma conversa sobre “Racismo estrutural e acesso à universidade” entre a filósofa Djamila Ribeiro e a campeã do BBB 20 e médica, Thelma Assis.

Toda a programação poderá ser acessada através do site do projeto, por onde os jovens poderão completar também o Desafio Por Um Dia (25/09, 14h às 18h) e concorrer a prêmios como cursos, notebook, tablet e livros. Para isso, eles deverão percorrer diferentes ambientes virtuais para realizar o teste vocacional, participar da feira de carreiras, informar-se sobre os programas de acesso ao ensino superior e conhecer as universidades parceiras. Em cada uma das etapas, será desbloqueada uma palavra-chave e, ao fim do percurso, eles terão de escrever uma frase criativa de até 400 caracteres utilizando todas elas.

O Desafio é uma forma descontraída de apresentar a feira de profissões onde serão contemplados 29 cursos de nível superior em 24 stands virtuais. Em seguida, os participantes ainda poderão tirar dúvidas com representantes de entidades parceiras sobre o Enem, ProUni, SiSU, FiES, entre outros e acessar portais exclusivos das universidades Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida – UVA e do Centro Universitário IBMR.

Uma oportunidade de acesso à informação, troca de experiências e autoconhecimento

O UPUD tem como missão levar informação de forma democrática e diminuir os efeitos da desigualdade no acesso ao ensino superior, que continua restrito no Brasil. De acordo com os dados da última pesquisa Síntese de Indicadores Sociais (SIS) lançada pelo IBGE, no ensino superior, prevalecem os alunos e alunas dos dois quintos da população com os maiores rendimentos, enquanto na Educação Básica, a rede pública é composta majoritariamente por estudantes dos dois quintos da população com os menores rendimentos.

Em 2020, com as mudanças ocasionadas pelo isolamento social, esse índice deve se agravar. “Os estudantes continuam em casa tendo de decidir o que vão fazer da vida e sem uma perspectiva concreta de melhora no ensino não presencial público. Por isso, o UPUD se tornou ainda mais necessário”, afirma a psicóloga Chloé.

A organização do evento vem repensando seu formato desde abril para fornecer uma experiência online tão sólida quanto a presencial. “Antes nós poderíamos trazer até 3 mil participantes para a Cidade Das Artes, na Barra da Tijuca. Hoje, não temos mais esse limite. É uma grande oportunidade, mas também um desafio.”, ressalta o diretor da Araucária Agência Cultural, Miguel Colker.

Sua realização também conta com um programa de voluntariado, presente na história do evento desde a sua concepção. É uma forma de fomentar um movimento coletivo e social e proporcionar troca de experiências entre estudantes e colaboradores. São mais de 300 voluntários, contando com as participações especiais solidárias de Djamila Ribeiro, Fábio Porchat, Thelma Assis e outros.

Sobre o Universidade Por Um Dia (UPUD) – Realizado pela produtora Araucária Agência Cultural em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, o Universidade Por Um dia (UPUD) é um evento que inspira jovens da rede pública a ingressarem no ensino superior por meio de atividades lúdicas, debates e trocas de experiências. Voltado inicialmente para alunos e alunas do Rio de Janeiro, o projeto se expande em 2020 com uma edição inteiramente online que pode ser acessada em todo o país.

Serviço

Universidade Por Um Dia – www.universidadeporumdia.com.br
Experiências – 14/09 a 18/09
Trocando Ideia – 21/09 a 25/09
Desafio Por Um Dia – 25/09