Vera Verônika lança DVD comemorativo de 25 anos de carreira com sessão gratuita

Primeira mulher rapper do DF, artista revisita sua carreira politizada com inúmeros convidados Comemorando 25…

Primeira mulher rapper do DF, artista revisita sua carreira politizada com inúmeros convidados

Comemorando 25 anos de arte e poesia, a rapper brasiliense Vera Veronika lança DVD comemorativo que repassa esse um quarto de século.

O projeto “Vera Veronika 25 anos” conta com com um show com 14 faixas e 11 clipes, que reúnem um total de 215 artistas envolvidos. A direção musical é assinada por Higo Melo e Nego Dé, responsáveis por “Mojubá”, último álbum de Vera.

O lançamento será realizado com uma sessão gratuita do DVD no Cine Liberty Cultural Brasília no dia 22/05, às 20h.

Foto: Tatiana Reis

“Era um sonho antigo ter esse produto audiovisual. Temos um total de 25 músicas, uma para cada ano, incluindo sete inéditas. Todas essas pessoas que participam, em algum momento, fizeram parte da minha carreira. Estou muito feliz com o resultado”, comenta Vera.

Mantenedora de abrigo infantil, pedagoga, empreendedora e consultora nas causas de Direitos Humanos, Vera Veronika sempre encontrou no rap a força necessária para lutar contra tudo o que parecia injusto. Desde o começo dos anos 90, a cantora é tida como voz ativa na história do rap nacional e inspira gerações de mulheres que se dedicam ao estilo musical. Ela foi testemunha das mudanças da cena.

“Eu vi muitas mulheres desistirem do seu sonho por causa de marido, de condição financeira. Hoje o machismo ainda existe, claro, mas a gente consegue ir melhor pro embate. Hoje somos muitas mulheres em toda a cultura hip hop, sejam rappers, DJs, grafiteiras, as b-girls que dançam e as ativistas que propagam a cultura. Eu acredito que a mulher é muito mais ouvida pois a mensagem fala direto com o que as mulheres querem ouvir. O rap significa revolução através da palavra e nossa voz ecoa em busca de mudanças”, conta Vera.

A preocupação de Vera para a inclusão social vai até os detalhes de seu trabalho. Todos os vídeos do DVD têm tradução simultânea em libras, visando à universalidade da música e das suas mensagens.

“Temos que priorizar essa acessibilidade. Minhas músicas têm um cunho social e educativo e assim podemos chegar a mais pessoas, respeitando as mulheres surdas que vão poder entender e se identificar com a letra”, explica Vera.

Lançamento do DVD “Vera Veronika 25 anos”

Data: 22/05/2018 (terça-feira)

Horário: 20h

Local: Cine Liberty Cultural Brasília

Endereço: Setor Comercial Norte Q 2 Bl D – Asa Norte – Brasília/DF

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre