Mano Brown estreia no Carnaval de Salvador amanhã (22) no trio AFROPUNK

Rapper paulista estará a bordo do Navio Pirata, ao lado de Afrocidade Neste sábado (22),…

Rapper paulista estará a bordo do Navio Pirata, ao lado de Afrocidade

Neste sábado (22), o Carnaval de Salvador será palco de um encontro inédito entre o rapper paulista Mano Brown e a banda Afrocidade. Dois estreantes em trio elétrico, os artistas estarão a bordo do Navio Pirata, em uma parceria do AFROPUNK e BaianaSystem. O trio marca, ainda, o aquecimento para a edição Brasil do maior festival de cultura negra do mundo, o AFROPUNK, que será realizado por aqui em novembro. Trata-se da primeira edição do festival em toda a América Latina – ele já acontece em Paris, Londres, Atlanta e Joanesburgo, além do Brooklyn, onde teve início, em 2005.

“Me sinto totalmente identificado com o Festival e os nomes envolvidos. Sendo na Bahia, então, é mais que especial”, afirmou Mano Brown, lembrando que Afrocidade abriu o show dos Racionais em Salvador, em outubro do ano passado. Para o sábado de Carnaval, o repertório traz canções bem conhecidas do público, como “Nego Drama”, “Diário de um Detento” e “Marighela”.

Além de Brown, o Navio Pirata do sábado, com saída às 22h45, ainda recebe as participações de Russo Passapusso e Roberto Barreto, do BaianaSystem, o cantor do Muzenza, Afro Jhow, e Cronista do Morro. No comando do trio, Afrocidade entoando a poesia de resistência do povo negro e mesclando ritmos populares baianos, como arrocha e pagode, ao dub, reggae e afrobeat. “Pela primeira vez, iremos puxar um trio no Carnaval de Salvador. Ter a oportunidade de dar continuidade a esse trabalho e evidenciar a música percussiva afro-baiana dentro carnaval, numa ação coletiva com o AFROPUNK, é muito potente e gratificante pra gente”, afirmou o vocalista do grupo, José Macedo.

No domingo (23), quem comanda o Navio Pirata é a própria BaianaSystem, em sua tradicional saída de Carnaval e contado com as participações especiais de BNegão, Vandal e Iracema Killiane, vocalista do “mais belo dos belos”, Ilê Aiyê.  Saída às 21h30.

A chegada do AFROPUNK ao Carnaval baiano tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Bahiatursa. “Ano passado, estive pela primeira vez no Carnaval de Salvador e senti uma conexão tão forte que não podíamos deixar de estar presentes nesta manifestação tão importante da cultura afro-brasileira. A Bahia me impactou à primeira vista e estamos muito ansiosos para a edição do Festival AFROPUNK lá. Será um momento marcante na nossa história”, destacou o co-fundador do AFROPUNK e CEO do Festival, Matthew Morgan.

Celebração de diversas expressões negras da diáspora africana imersas em atitude e ativismo de resistência, o AFROPUNK se apresenta como um ethos punk fundamental para a libertação negra. A missão é construir comunidade, diálogo e consciência.  O movimento acolhe e conecta a comunidade de jovens afro das gerações Y e Z com criatividade, inovação e colaboração, combatendo a marginalização e exclusão por sistemas, estruturas e ideologias sociais de supremacia branca, patriarcado heteronormativo e colonização. Atualmente, o AFROPUNK conta com uma audiência semanal, em suas redes, de 46 milhões de pessoas.

Serviço:

Circuito Barra – Ondina

  • Sábado (22), às 22h45
  • Domingo (23), às 21h30

Programação:

  • Sábado (22):Afrocidade convida: Mano Brown, Russo Passapusso e Roberto Barreto (BaianaSystem), Cronista do Morro e Afro Jhow (Muzenza)
  • Domingo (23):BaianaSystem convida: BNegão, Vandal e Iracema Killiane (Ilê Aiyê)