Grupo Semblantes na ativa em julho e agosto

Levando poesias consagradas e próprias para salas de aulas, jovens do Grajaú se tornam únicos…

Levando poesias consagradas e próprias para salas de aulas, jovens do Grajaú se tornam únicos no Estado de São Paulo

O Grupo Semblantes vem divulgando suas canções e intervenções culturais fortemente em São Paulo, mesmo em época de férias. Neste mês de julho e começo de agosto, os projetos ligados à cultura do RAP e HIP-HOP de grande destaque terão a participação do grupo, e de maneira muito mais especial.

No dia 27/07, o Semblantes se apresenta na livraria Martins Fontes, que fica na Avenida Paulista em São Paulo, junto ao lançamento do livro de poesias “Felicidade Brasileira” do integrante do grupo, Márcio Ricardo. A mesma ação acontece no Slam do Largo 13, no bairro de Santo Amaro, no dia 29 de julho.

Para encerrar as ações em agosto, o Semblantes marca presença nos dias 10 e 24 de agosto no Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú – CAPS, que desenvolve suas ações no Centro Cultural Palhaço Carequinha, no Grajaú, São Paulo.

Agenda

27/07 – Apresentação do Semblantes e lançamento do livro “Felicidade Brasileira”, do Poeta Márcio Ricardo. Livraria Martins Fontes – Avenida Paulista, 509. Das 18 às 20.

29/07 – Apresentação do Semblantes e lançamento do livro “Felicidade Brasileira”, do Poeta Márcio Ricardo, no Slam do Lgo 13, Santo Amaro. Às 20h. Endereço a confirmar.

10 e 24/08 – Centro de Arte e Promoção Social do Grajaú – CAPS, no Centro Cultural do Grajaú. Rua Professor Oscar Barreto Filho nº 50 – Parque América – Grajaú.

Semblantes

Seguir pelas artes, em especial pelos muitos mundos encontrados na poesia. É com esse estigma que Luiz Paulo, Michel Nascimento, Lucas Vinicius, Douglas Arcelino e Márcio Ricardo desenvolvem a cerca de sete anos um trabalho inédito, diferenciado e totalmente independente no extremo sul da capital de São Paulo, mais especificamente na região do Grajaú: a poesia falada e cantada nas salas de aula.

De porta em porta, literalmente, os jovens – organizados no grupo de rap Semblantes –, percorrem escolas públicas, sejam elas estaduais e municipais, com a missão de incentivar os estudantes a terem maior participação em projetos e ações culturais. Tudo isso motivados por um novo modelo e expressão da arte onde ela mais precisa existir.

As letras do grupo Semblantes e as poesias declamadas se misturam com a realidade de mundo dos estudantes. São reivindicações, tudo aquilo que deveria ser o certo na sociedade e que por diversos motivos acabam não existindo. “Incentivamos os jovens a seguir nas diversas artes e não no mundo do crime ou das drogas. A nossa arte é a poesia, uma das mais antigas expressões humanas que ainda respira firme, viva na vida das pessoas”, afirma Márcio Ricardo, um dos integrantes do grupo.

Integrantes:
Poeta Márcio Ricardo, 22 anos.
Escritor, poeta e MC. Amante da poesia e da música, compositor de diversos ritmos.
Autor do livro de poesias: “Felicidade Brasileira”

Poeta Luiz Paulo, 20 anos.
Poeta e MC, amante da poesia e da literatura, compositor de diversos ritmos.
Com um projeto de livro em andamento, é uma das vozes fortes do Semblantes.

Michel Nascimento, 17 anos.
Poeta e amante dos instrumentos musicais. É MC e amante do Rap e da poesia.
Autor de poesias brilhantes e contundentes como: “Vivência nos versos”

Lucas Vinicius, 15 anos
Poeta e MC. Cultiva outra arte que é a dança. Admirador de vários ritmos e compositor de Rap. Autor de poesias e letras que, apesar da pouca idade, faz perceber que podemos ser grandes não importando a idade ou classe social.

DJ Douglas Arcelino, 19 anos
Maestro em festas e na arte de dar vida ao que nos sai do coração, criador das bases/beats. É o DJ do grupo.