Nova Era realiza 1º edição em São Paulo com a etapa competitiva de 8 canções finalistas

O festival é gratuito ao público e além das performances dos compositores e compositoras finalistas,…

O festival é gratuito ao público e além das performances dos compositores e compositoras finalistas, traz show de Rodrigo Campos com participação de Maria Beraldo

1ª edição do Nova Era – Festival da Canção Brasileira acontece nesta sexta-feira, dia 24 janeiro no Teatro Sérgio Cardoso, Sala Paschoal Carlos Magno. Na data, acontece a disputa dos três primeiros lugares, entre oito compositores e compositoras finalistas. O público tem entrada gratuita e o festival faz também transmissão ao vivo pela Internet. Uma noite de celebração da música brasileira que traz ainda show de Rodrigo Campos com participações de Maria Beraldo.

As canções finalistas serão apresentadas ao vivo e o júri desta última etapa determinará os três premiados ou premiadas. No júri desta 1ª edição do Nova Era está a cantora Tiê e os jornalistas musicais Claudia Assef e Julio Maria, que também assina a direção artística da noite de premiação.

Os/as finalistas são: Canoa de Dentro (Gustavo Infante, de Campinas/SP), China In Box (Carol Naine, São Paulo/SP), Das Oito as Oito (Thiago Ramil/Ricardo Borges, de Porto Alegre/RS), Dissolveu (Marina Afares, de São Paulo/SP), Peixe – boi (Maiara Moraes e Rogério Santos, de São Paulo/SP), Penitência (Gabriel Valentina, de São Paulo/SP), Realeza (Mel MC, de Santos/SP) e Rua da Glória (Aloysio Letra, de São Paulo/SP). As canções foram selecionados pela comissão da primeira etapa: Rodrigo Campos, Jairo Pereira e Maria Beraldo.

público também tem participação ativa e decide a premiação do voto popular, a melhor canção eleita pelo público, que poderá votar da plateia ou online, durante a transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O Nova Era busca revelar a atual e efervescente produção musical nacional, elegendo entre xs inscritxs a melhor canção inédita brasileira. O Festival é uma iniciativa das gestoras culturais Débora Ribeiro de Lima e Dani Godoy, realizadoras também do Festival Feminino. A inspiração vem da era dos festivais que aconteciam entre as décadas de 60 e 80, e que traziam à tona grandes nomes da música brasileira.

Assim como os festivais de canção que, cada um em sua época, foram tão relevantes para o mercado musical e o fortalecimento da identidade cultural brasileira, o Nova Era – Festival da Canção Brasileira almeja contribuir na mesma direção.

Projeto com apoio do PROAC ICMS – Programa de Ação Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

CONHEÇA O PROCESSO DE SELEÇÃO NOVA ERA
Após as inscrições feitas pelo site, o festival realiza duas etapas seletivas. A primeira faz a audição de todas as canções inscritas, de variadas regiões do Brasil, para selecionar as oito canções finalistas. Nesta fase, a comissão seletiva foi formada por Rodrigo Campos, Jairo Pereira e Maria Beraldo.

Na segunda e última etapa (dia 24/01), as músicas competem e são apresentadas ao vivo para premiação do 1º, 2º, 3º lugares e voto popular, premiados com o troféu Nova Era. A compositora ou compositor que conquistar o primeiro lugar ganhará a gravação de três singles em estúdio profissional com posterior distribuição nas plataformas digitais.