Adiado! Exposição fotográfica conta a história do Hip Hop da Zona Leste de BH

Desde o seu surgimento na década de 1970, a cultura Hip Hop, tornou-se uma das…

Desde o seu surgimento na década de 1970, a cultura Hip Hop, tornou-se uma das principais manifestações culturais dos jovens em todo o mundo. Com a chegada da cultura ao Brasil em 1983, ela passa a definir códigos de comportamento entre os jovens, que vão das roupas e gírias às manifestações artísticas.   São mais de 30 anos de história do Hip Hop no país, e BH possui uma trajetória muito sólida na construção deste movimento. Com tantas memórias, o produtor cultural e rapper Daniel CF decidiu montar uma exposição a partir de antigas fotografias que contassem uma parte dessa história.

Nasceu assim a Rap Horizonte, nome de um programa de rádio que agora batiza a exposição que reúne 30 fotografias, registros de momentos dessa cultura com recortes que datam desde 1988, com foco específico na Zona Leste da cidade.

A exposição acontecerá em breve no Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo). Com vários shows de artistas locais.  Em maio a exposição segue para a Casa Hip Hop do Taquaril (R. Ludgéro Felipe Ferreira, 183 – Conj. Taquaril,) , no Centro Cultural Alto Vera Cruz (R. Padre Júlio Maria, 1577 – Vera Cruz). A entrada é gratuita.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Histórico:

O programa de rádio Rap Horizonte surgiu em 2010, e era produzido e apresentado pelo rapper e produtor cultural Daniel CF na rádio comunitária “Pé da Serra” no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.  “O programa foi criado por mim, pelo Joforte (Jorge Marnet) e o Divinim (Thiago Carvalho) e eu toquei o projeto e seus desdobramentos depois”, explica Daniel CF.

Após o fechamento da rádio o projeto se transformou num projeto itinerante com as primeiras edições realizadas no Aglomerado da Serra, na Vila Ponta Porã e no Centro Cultural São Geraldo.

Profundamente envolvido com as atividades do Hip Hop na Zona Leste, Daniel decidiu reunir, com a ajuda de outros artistas, o acervo que daria origem à exposição sobre os mais de 30 anos de trajetória.

“Para que conseguíssemos desenvolver este trabalho realizamos entrevistas com pessoas que ajudaram a nortear a organização cronológica, então escolhemos pessoas que considero centrais pra isso, como o Evandro (rapper), o Francis (DJ e produtor cultural), o Blitz (rapper) e a Castanha (rapper).  Os textos resultantes dessas entrevistas também fazem parte da exposição”, conclui o organizador, Daniel CF.

Embora a exposição vá ser inaugurada no dia 1º de abril, a celebração só acontecerá no dia 18, com uma festa na rua que contará com as participações de artistas locais como Breaking no Asfalto, Ohana, DJ Number One, DJ Pat Manoese, Setor R.A.P, Vozes da Periferia, o próprio Daniel CF e o grupo A286 (SP).

Serviço:

O que: Rap Horizonte – exposição fotográfica sobre a história do Hip Hop na Zona Leste de BH

Quando: EM BREVE!

Centro Cultural São Geraldo (R. Silva Alvarenga, 548 – São Geraldo). – abril

Casa Hip Hop do Taquaril (R. Ludgéro Felipe Ferreira, 183 – Conj. Taquaril,) – maio

Centro Cultural Alto Vera Cruz (R. Padre Júlio Maria, 1577 – Vera Cruz) – junho

Quanto: entrada franca